A maioria de nós já foi um pouco além do que devia numa saída à noite. Voltamos para casa com uma sensação de invencibilidade, mas na manhã seguinte chega a ressaca, e sem delicadeza! Infelizmente, não há uma fórmula mágica para a ressaca, mas muitos ainda procuram essa cura milagrosa.
No entanto, temos algumas dicas que te podem ajudar, nem que seja a reduzir um pouco os sintomas.
1. A prevenção é melhor que a cura
Este é provavelmente o melhor conselho que pode ser dado acerca de ressacas. A prevenção é bem melhor que a cura, especialmente em casos, como este, em que a ciência ainda não descobriu uma. Parece simples, mas se conheceres os teus limites e não os ultrapassares, podes evitar ter de lidar com uma má manhã seguinte.
2. Tem alguma moderação
Não bebas álcool como se fosse água. Muita gente gosta de ter um copo na mão durante toda a noite, o que não é um problema por si mesmo, mas se bebes mais do que socializas, e estás sempre a encher o copo a cada 10 minutos, vais ter sérios problemas na manhã seguinte.
Porque não consideras alternar bebidas alcoólicas com bebidas sem álcool? Isto vai-te permitir estar hidratado, sem ficares com a mão vazia.
3. Considera opções não alcoólicas
Há tantas opções sem álcool hoje em dia, à parte da clássica cerveja sem álcool. Se tens de trabalhar no dia seguinte, e queres estar a 100%, experimenta uns mocktails que estão cada vez mais disponíveis em todos os lugares. São como cocktails "normais", mas sem o álcool.
4. Mantém-te hidratado
A hidratação pode fazer uma grande diferença no grau da ressaca. O álcool é diurético, o que faz com que o teu corpo perca água, o que contribui para a desidratação. Isto pode causar sintomas desagradáveis. Claro que a desidratação não é a única culpada pelos sintomas chatos que temos na manhã seguinte, no entanto, faz-nos sentir mais cansados, com sede e com ainda mais dores de cabeça.
Beber bebidas não alcoólicas entre bebidas alcoólicas pode ser uma boa solução para evitar isto.
5. Come antes de beberes
Fazer uma boa refeição antes de beber é uma boa ideia. Isto vai reduzir a velocidade de absorção do álcool, fazendo que a sensação de embriaguez demore mais, e assim reduzir a ressaca. Não previne ressacas se beberes demais, mas ajuda bastante se fores moderado.
6. Dorme
A última coisa que queres fazer numa saída é ir para casa dormir mais cedo. Mas um descanso extra pode de facto ajudar a curar a ressaca, por isso procura dormir umas boas horas.
7. Toma o pequeno-almoço
Se conseguires tomá-lo, um bom pequeno-almoço vai ajudar a reduzir a ressaca durante o dia. Vai acalmar o teu estômago e também recuperar o equilíbrio sanguíneo do teu corpo. A comida pode igualmente ajudar a reduzir a sensação de fraqueza.
Todas estas dicas são úteis para reduzir a ressaca no dia seguinte a uma saída. Não existe uma cura até hoje que tenha sido descoberta pela ciência, mas há passos que podes e deves dar para minimizar os efeitos secundários.
NOVIDADE
Agora também estamos no Whatsapp. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra ? Subscreve já, clicando aqui!