Não precisas de perder refeições fora de casa por medo de arruinares o teu trabalho no ginásio.
Vamos te dar algumas dicas simples que te irão permitir manter a foco na tua dieta, e ao mesmo tempo aproveitares as refeições fora de casa.
#1 Os restaurantes não são todos iguais
Claro que irás encontrar alimentos muito calóricos e com um baixo valor nutricional nos restaurantes. Um restaurante com comida típica portuguesa tem escolhas perfeitamente saudáveis, tal como um restaurante japonês por exemplo.
✓ Se decides ir a um italiano, modera o queijo, e pede também para colocarem os molhos de lado, pois assim terás uma maior controlo das calorias que vais ingerir.
✓ Não te sintas na obrigação de comer tudo. Há restaurantes que oferecem porções enormes de comida. Em casos assim, não tenhas vergonha e pede para te colocarem numa caixa e leva para casa para uma outra refeição.
#2 Como é preparada a comida?
Está atento à forma como a comida é preparada antes de fazeres o pedido. Um frango frito vai ter sempre mais calorias que um frango grelhado, claro, uma boa quantidade de gorduras más para o nosso organismo. Cuidado com os gratinados. Por norma escondem gordura saturada e imenso sódio.
✓ Leva o teu tempo para ler o menu com atenção, em vez de escolheres um prato porque viste lá escrito frango.
✓ Palavras como cozido, grelhado, cozido a vapor por norma são as melhores opções a seguir.
#3 Cuidado a escolher as entradas
As entradas ao contrário do que se pensa podem ser uma boa ideia numa refeição, mas claro, é preciso saber fazer a melhor escolha. São uma forma de reduzir o apetite, e fugir de uma sobremesa altamente calórica.
✓ Considera encomendar uma sopa de legumes.
✓ No caso de teres vegetais como possíveis entradas, tem apenas atenção aos molhos que poderão vir a acompanhar, e pede sempre para virem de lado, de forma a controlares o que vais ingerir.
#4 Opta por carnes magras e peixe
Todos sabemos como o peito de frango é uma opção isenta de gordura, mas há outras escolhas que podemos fazer, e ainda mantermos as calorias baixas.
✓ Considera também o peixe e cortes magros de carne de vaca, como a alcatra, o acém, vazia ou o pojadouro.
#5 Não tenhas receio de colocar questões
Não tenhas receio de colocar questões sobre como a comida é preparada, pois por vezes é uma informação que não está clara nos menus.
✓ Se optaste por um prato de massa, e queres moderar as calorias, opta por um molho de tomate em vez de um molho branco.
#6 Tem atenção aos acompanhamentos
Uma má escolha nos acompanhamentos pode ser mais calórica que uma sobremesa.
Vê com atenção aquilo que te é oferecido, e como é confeccionado.
✓ Considera escolheres arroz cozido, em vez de arroz frito, ou batata assada em vez de batata frita. Estas pequenas mudanças, podem mudar imensa coisa no resultado final da tua refeição.
Conclusão
Muitas pessoas preocupadas com a dieta que seguem, têm um enorme receio em comer num restaurante. Mas não é necessário. Basta estarmos atentos, e podemos fazer uma boa refeição fora de casa.