Praticamente todos já ouvimos falar sobre os malefícios e desvantagens da carne vermelha, por exemplo, o seu alto conteúdo de gordura saturada, além do sódio e químicos prejudiciais.
No entanto, é também importante não sermos alarmistas. É sobretudo relevante notar que nem toda a carne é criada da mesma forma, e diferenciar carne vermelha processada da carne vermelha não processada, para percebermos os verdadeiros benefícios nutricionais que vêm de comermos carne vermelha 100% natural.
Benefícios da carne vermelha
1) Proteína
A carne vermelha é uma excelente fonte de proteína, contendo cerca de 20g a 24g de proteína por cada 100g cruas. É uma fonte proteica completa, ou seja, contém todos os aminoácidos essenciais para as estruturas do nosso corpo, como músculos, cabelo, pele, etc.
2) FerroÉ uma das maiores fontes de ferro na sua forma com maior biodisponibilidade. Tem uma eficiência de absorção que pode ir até aos 30%, ao contrário do ferro das lentilhas ou dos feijões que ronda os 3%. O ferro é necessário para o transporte de oxigénio dos nossos pulmões para o resto do corpo. A deficiência em ferro é um problema sério que afeta principalmente as mulheres e pode ser evitado com uma dieta equilibrada, que contenha carne vermelha.
3) Outras vitaminas e mineraisCom uma grande lista de vitaminas e minerais, a carne vermelha é uma fonte de vitamina B12, B6, ferro e zinco, em quantidades que não se encontram noutras fontes. Carne de vaca, porco ou de ovinos são reconhecidas fontes de vitamina B12, niacina, fósforo e zinco, que contribuem para um bom funcionamento digestivo, reforço das defesas, o crescimento ósseo, a recuperação e a produção energética. A vitamina B12 é particularmente importante pois não pode ser sintetizada pelo corpo, e é crucial no funcionamento de todas as células do corpo humano. É apenas encontrada na carne vermelha, no peixe e nos ovos, e o seu défice está associado a problemas do foro neurológico e cognitivo.
4) Radicais livresO ácido alfa lipóico é um dos mais poderosos compostos que eliminam os radicais livres, reciclando vitaminas, protegendo o nosso código genético e ajudando a regular a glicose no sangue. A carne vermelha é a maior fonte de ácido alfa lipóico, contradizendo vários mitos e provando ser mesmo uma grande candidata a superalimento, com poder de combater os radicais livres.
5) GorduraCom um rácio próximo de 1:1 em termos e gordura saturada e monoinsaturada, a carne vermelha é uma valiosa fonte de ómega 3. A gordura monoinsaturada na carne vermelha é a mesma que podemos encontrar no azeite (o azeite é um dos elementos chave da dieta mediterrânea, permanentemente recomendado por médicos por reduzir o risco de condições do foro cardíaco). Procura optar por carne vermelha biológica, pois é a que contém níveis mais altos de ómega 3.
Conclusão
Em forma de concluir este artigo, por cada argumento contra a carne vermelha, há bastantes argumentos convincentes a seu favor. Muitos dos estudos acerca de carne vermelha são criticados pela comparação de carnes processadas com carnes não processadas.
O segredo, em qualquer escolha, é a moderação. Escolher carne vermelha magra e não processada, como parte de uma dieta equilibrada, é uma escolha saudável e rica em nutrientes.