Uma alimentação vegana pode parecer demasiado restritiva para algumas pessoas, mas, quando é levada da forma certa, envolve na realidade alimentos extremamente ricos em nutrientes. Embora uma alimentação vegana não contenha quaisquer produtos de origem animal (laticínios, carnes, peixes, etc.), pode ainda assim cumprir todos os nossos requerimentos nutricionais diários, quando contém uma variedade suficiente de frutos, vegetais, legumes e grãos integrais.
Continua a ler para descobrir mais sobre alguns benefícios de uma alimentação vegana que poderás não ter ainda considerado.
Benefícios de uma alimentação vegana
Reduz o risco de síndrome metabólica1
'Síndrome metabólica' é um termo usado para um conjunto de sintomas muitas vezes associado ao desenvolvimento de problemas do coração, tipicamente relacionado também com a obesidade. Um estudo realizado mostra que evitar alimentos ricos em gordura e altamente processados, optando em vez disso por uma alimentação vegana baseada em produtos vegetais, integrais, pode ajudar a controlar estes riscos.1
É mais sustentável para o ambiente1
O mesmo estudo que demonstrou a redução do risco de síndrome metabólica também suporta o facto de que o veganismo é mais sustentável para o ambiente. Criar animais para consumo humano requer uma quantidade significativamente maior de recursos (água, energia e alimento para animais) que cultivar alimentos de base vegetal.
Pode reduzir as inflamações
Foi demonstrado que os altos níveis de antioxidantes e fitonutrientes presentes numa alimentação vegana têm o potencial para combater processos inflamatórios no corpo.2 Estando tantos problemas associados à inflamação, usar a alimentação como um fator preventivo é mais uma razão para considerar o veganismo.
Pode ajudar na perda de peso
Os estudos mostram que uma alimentação vegana pode ajudar na perda de peso.3 Isto pode dever-se ao alto conteúdo de fibra, alto volume, ou efeitos saciantes de comer uma abundância de alimentos vegetais, combinado com o facto de que muitos alimentos veganos são naturalmente baixos em calorias. Sendo necessário estar em défice calórico para perder peso, uma alimentação baseada em plantas pode tornar isso mais fácil.
Podemos comer quantidades maiores de alguns alimentos
Uma das razões para a perda de peso é que mesmo grandes quantidades de alguns alimentos veganos (como vegetais de folhas verdes ou frutos de alto conteúdo de água) podem representar ainda assim baixos números de calorias. Escolher estes alimentos de alto volume e poucas calorias ajuda a encher a barriga e não nos faz sentir que estamos a comer pouco ou a abdicar de uma refeição satisfatória.
Pode aumentar a produtividade
Um estudo foi realizado num local de trabalho para descobrir o impacto de seguir uma alimentação vegana e mostrou que os funcionários se tornavam mais produtivos.4 Este benefício é não somente atrativo para quem quer superar-se no trabalho, mas também para empregadores que querem contribuir para manter os seus funcionários saudáveis e ao seu melhor nível. Isto pode dever-se a menos stress ou a um melhor estado mental. É necessária mais investigação nesta área.
Pode reduzir os riscos de problemas crónicos
Talvez o mais importante benefício de uma alimentação vegana seja a sua influência demonstrada na prevenção de problemas crónicos.5 Muitos problemas comuns podem ser combatidos através de uma alimentação mais verde e um estilo de vida mais ativo. Se a longevidade é um objetivo teu, certifica-te que incluis mais alimentos de base vegetal na tua alimentação, para manter o teu corpo saudável e preparado para o que lhe pedes.
Mensagem final
Embora uma alimentação vegana possa parecer restritiva, pode na realidade ser muito saciante para o apetite e rica em proteínas, para além de ter imensos benefícios. Ainda que não te sintas a postos para dar o salto completo para o veganismo, experimenta fazer algumas refeições à base de plantas todas as semanas e vê por ti se notas alguns destes benefícios.
Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!
Os nossos artigos têm propósitos unicamente informativos e educativos e não devem ser usados como conselho médico. Se tem alguma preocupação, consulte um profissional de saúde antes de tomar suplementos nutricionais ou introduzir quaisquer alterações significativas na sua dieta.
1. Marrone, G., Guerriero, C., Palazzetti, D., Lido, P., Marolla, A., Daniele, F. D., & Noce, A. (2021). Vegan Diet Health Benefits in Metabolic Syndrome. Nutrients, 13(3), 817.
2. Shah, B., Newman, J. D., Woolf, K., Ganguzza, L., Guo, Y., Allen, N., … & Slater, J. (2018). Anti‐inflammatory effects of a vegan diet versus the American Heart Association–recommended diet in coronary artery disease trial. Journal of the American Heart Association, 7(23), e011367.
3. Turner‐McGrievy, G. M., Barnard, N. D., & Scialli, A. R. (2007). A two‐year randomized weight loss trial comparing a vegan diet to a more moderate low‐fat diet. Obesity, 15(9), 2276-2281.
4. Katcher, H. I., Ferdowsian, H. R., Hoover, V. J., Cohen, J. L., & Barnard, N. D. (2010). A worksite vegan nutrition program is well-accepted and improves health-related quality of life and work productivity. Annals of Nutrition and Metabolism, 56(4), 245-252.
5. Hever, J., & Cronise, R. J. (2017). Plant-based nutrition for healthcare professionals: implementing diet as a primary modality in the prevention and treatment of chronic disease. Journal of geriatric cardiology: JGC, 14(5), 355.
Claire é uma Nutricionista membro da Academy of Nutrition and Dietetics para além de possuir a certificação em coaching de saúde e bem-estar atribuído pela International Consortium for Health and Wellness Coaching. No seu curriculum conta também com uma licenciatura em Biologia e um Mestrado em Dietética e Nutrição Clínica da University of Pittsburgh.
Falar e escrever acerca de comida e fitness são paixões que qualquer um notará na Claire, para além da sua disponibilidade de partilhar este conhecimento para melhorar outras vidas.
A Claire também possui uma certificação em treino de ciclismo indoor e tem uma paixão muito particular por corrida e aulas de yoga. O impacto mental e físico que lhe dão são únicos. Quando não está a fazer exercício, é normal vê-la a apoiar a equipa local de desporto ou a cozinhar para a família na cozinha.
Para saberes mais da Claire, clica aqui.