Mesmo que não estejas preocupado com desportos ou fitness, podes manter-te saudável simplesmente com algumas simples regras de dieta. Não, isso não significa que estejas a "fazer dieta", mas sim que manténs refeições regulares que assegurem que consomes as doses diárias recomendadas de proteína, hidratos de carbono, vitaminas e água.
Caso pretendas perder peso, relembra-te que jejuar não é a melhor maneira de o fazeres. Se ficares sem comer não irás ter energia, podes desidratar, ter dores de cabeça, sentires náuseas e fraqueza.
Isto também vai desacelerar o teu metabolismo, por isso podes ganhar peso mais rapidamente depois de teres estado a jejuar.
Por exemplo, se estiveres a tentar reduzir a alimentação durante a semana mas comeres à grande no fim de semana, isto irá fazer com que estejas a digerir comida mais lentamente do que consegues, e vais inchar mais facilmente.
Alguns dos piores alimentos que podes consumir são hidratos de carbono refinados. Estes também são conhecidos por hidratos de carbono vazios, já que têm pouco valor nutricional e não te vão encher, o que vai fazer com que fiques rapidamente com fome e acabes por comer mais do que irias com uma opção mais saudável.
A vantagem de uma alimentação saudável, mesmo que não estejas viciado no ginásio ou em ser um atleta, significa que vais estar mais forte no que diz respeito aos stresses da tua vida de estudante.
Primeiro, as noitadas de estudo. Depois, as bebidas e as saídas, combinadas com locais menos higiénicos, vão-te deixar mais suscetível a apanhares gripes.
Com uma alimentação saudável, no entanto, o teu sistema imunitário vai estar mais fortalecido, ajudando-te a aguentar os exames, as noitadas, e as manhãs seguintes também.
Prepara Várias Refeições ao Mesmo Tempo
Sendo um estudante, vais estar frequentemente apertado tanto em termos de tempo como de orçamento. Entre palestras, seminários, clubes extra-curriculares, revisões, dissertações e ainda a tua vida social, não existe aqui muito espaço para cozinhares.
A primeira dica é aprenderes alguns truques de como fazeres boas refeições que possas facilmente cozinhar num curto espaço de tempo e sem grande pormenor. Mantém as coisas simples e lembra-te que vais estar a consumir o que precisas ao aplicares um rácio de 2:1 de proteínas para hidratos de carbono.
Isto significa comprares boas quantidades de carne ou de produtos com proteína que possas congelar, de modo a não teres de estar sempre a ir às compras.
Ao arranjares tempo para uma ou duas vezes por semana preparares comida, as tuas refeições podem não ser muito mais variadas que aqueles à tua volta que vivem de tostas de queijo todos os dias, mas vais poupar muito tempo e dinheiro (e sabes que estás a ingerir alimentos saudáveis) ao preparares em grande quantidade e investires em bons tupperwares para armazenamento.
Fome da Meia-Noite
Algo que acontece com frequência, especialmente se não tens comido propriamente bem, é aquela necessidade de um snack noturno.
Felizmente para ti e para o teu orçamento limitado, o melhor serão os snacks saudáveis que têm todos excelentes preços. E a beleza dos cereais integrais e dos hidratos de absorção mais lenta é que eles deverão encher-te de modo a que não precises de voltar a ir à loja para ir comprar mais snacks.
Alimentos de ingestão fácil são a tua prioridade número um para que não fiques acordado até tarde. Evita gorduras trans e hidratos refinados – por outras palavras, mantém na tua despensa uma boa quantidade de alimentos naturais, sem serem processados, e, se possível, cereais integrais.
E porquê? Porque estes cereais demoram imenso a serem digeridos, logo irão manter-te sem fome durante mais tempo. Obviamente, será melhor comeres também durante a tarde para que não acordes a meio da noite com fome. Aqui tens algumas ideias:
- Cereais e leite
- Abacate
- Alcachofra
- Banana
- Manteiga de Amendoim
- Frutas e Nozes
- Crackers Integrais
- Batido de caseína ou de whey
Encontra Alternativas para o Takeaway
A vida de estudante não é propriamente conhecida pelo seu grau de abstinência, e sabes que podes acabar por perder muita coisa se andares por aí só a pensar no que deves ou não fazer.
No que diz respeito à alimentação, encomendar comida de um takeaway é muito fácil, e este tipo de restaurantes estão sempre localizados estrategicamente perto das casas dos estudantes.
Depois de uma saída à noite podes nem estar muito consciente dos efeitos a longo-prazo do takeaway, mas parares um pouco para pensar, poderás eventualmente considerar uma opção mais saudável.
Quando é tarde, tens pouca energia e provavelmente estás com os níveis de açúcar no sangue baixos depois de teres bebido uns copos, o teu corpo vai dizer-te que quer uma valente dose de açúcares e hidratos de carbono, e nesse momento aquele cheirinho a kebab vai parecer a resposta certa.
A comida de roulotte e a junk food em geral são geralmente muito processadas, contêm hidratos de carbono refinados com pouco valor nutricional, e essencialmente custam o mesmo que uma alternativa saudável.
Esta será uma boa altura para consultares aquela lista de snacks da meia-noite ou uma das ideias previamente mencionadas, para que possas comer quando chegares a casa em vez de gastares dinheiro em hidratos de má qualidade.