Ir para o conteúdo principal
Nutrição

Abacates Podem Alterar a Distribuição de Gordura em Mulheres | Estudo

Abacates Podem Alterar a Distribuição de Gordura em Mulheres | Estudo
Emily Wilcock
Escritor3 anos Atrás
Ver o perfil de Emily Wilcock

Um estudo recente por uma equipa de investigadores da Universidade do Illinois revelou uma redução num tipo específico de gordura abdominal em mulheres que comeram um abacate por dia.

O estudo

Foram observados 105 adultos com excesso de peso e obesidade. Participaram num ensaio clínico controlado e aleatorizado que envolveu uma refeição por dia durante 12 semanas.

De acordo com o estudo, há dois tipos de gordura no abdómen.1 Um deles é o que se situa imediatamente abaixo da pele, a chamada gordura subcutânea, e o outro situa-se mais fundo no abdómen e circunda os órgãos internos, sendo conhecido como gordura visceral. A investigação nesta área sugere que níveis aumentados de gordura visceral elevam o risco de diabetes.

Os participantes foram divididos em dois grupos. A um dos grupos foi dada uma refeição por dia que continha abacate fresco. Ao outro foi dada a mesma refeição, mas sem o abacate.

Antes e depois deste procedimento, a equipa de investigadores mediu o nível de gordura abdominal dos participantes, e também o da sua tolerância à glicose, um indicador de diabetes, para tentar entender como o abacate influencia estes fatores.

Resultados

Segundo o estudo, foi registada nas participantes do sexo feminino uma redução da gordura abdominal visceral, assim como uma redução na proporção entre gordura visceral e subcutânea, enquanto não foi observada qualquer alteração nesse sentido nos participantes do sexo masculino. Contudo, em nenhum participante, independentemente do sexo, foram observadas melhorias na tolerância à glicose.

O estudo foi útil a nível de proporcionar uma maior compreensão de como o sexo desempenha um papel nas respostas do organismo a intervenções alimentares, mas mais investigação é necessária para entender na totalidade o impacto do abacate na nossa gordura corporal e saúde em geral.

 

Mensagem final 

Temos boas notícias: uma desculpa para comer torradas com abacate todo o dia, todos os dias!

Mas falando muito seriamente: pode valer a pena incluir mais abacate na tua alimentação. Embora este estudo em particular tenha dado ênfase ao benefícios para as mulheres, isso não significa que o tema seja irrelevante para homens. Os abacates são ricos em nutrientes e podem mesmo contribuir para o bem-estar do coração e do colesterol.2 Por isso, ninguém se deve fazer rogado, dentro dos limites do razoável…

 

 

Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!

Os nossos artigos têm propósitos unicamente informativos e educativos e não devem ser usados como conselho médico. Se tem alguma preocupação, consulte um profissional de saúde antes de tomar suplementos nutricionais ou introduzir quaisquer alterações significativas na sua dieta.

1. https://www.roehampton.ac.uk/life-and-health-sciences/news/avocados-change-belly-fat-distribution-in-women-controlled-study-finds/
2. https://www.bbcgoodfood.com/howto/guide/health-benefits-avocado

After completing an internship with Myprotein, Emily returned to university to finish her Bachelor of Science degree in Business Management and Marketing. With experience in lifestyle writing, Emily aims to entertain and educate through her work. Her focuses include recipes, real and inspiring stories, and working with writers to help provide easy-to-digest evidence-based research. Her work on recipes has been previously featured in The Supplement magazine, with a particular focus on high-protein, nutritious meals, plus advice on how to properly fuel your body. Outside of work, Emily’s top priority is food. She’s a self-professed star baker and a connoisseur of all things baked. In her spare time, she’s either cooking up a storm, our looking out for the opportunity to try out Manchester’s newest restaurants. But as a huge fan of carbs, if it’s not pasta or pasta-adjacent, she’s not interested. If she’s not in the kitchen, she’s tucked up with a book for an early night, or you’ll find her in the gym working up a sweat. Afterall, all those carbs require quite the appetite.
myprotein