Ir para o conteúdo principal
Nutrição

A Dieta 5:2 de Michael Mosley

Frederico Costa
Escritor8 anos Atrás
Ver o perfil de Frederico Costa

A dieta 5:2 é um regime alimentar popular que tem como base o jejum intermitente. É um método em que te alimentas normalmente em determinadas alturas do dia, e ficas em jejum no resto do tempo.

É bastante simples e descomplicada.

Vais ter alimentar de forma normal durante 5 dias da semana, e fazer jejum em dois deles. Os dias em jejum não precisam ser seguidos, podes espaçá-los se for uma opção mais fácil para ti. O jejum nesta dieta não significa estar sem nos alimentarmos por completo. A dieta 5:2 recomenda que se reduza de forma significativa as calorias ingeridas nesses dias, especificamente 500 calorias para as mulheres e 600 para os homens.

As vantagens da dieta 5:2

Os seguidores desta dieta defendem que esta permite a perda de peso e que pode trazer outros benefícios para a saúde.

dieta 5:2

No entanto, há falta de estudos sobre essas possíveis vantagens e efeitos. Não quer dizer que não existem benefícios, simplesmente que a ciência ainda não tem uma base suficientemente sólida para dar credibilidade a quaisquer promessas.

Dito isto, o jejum intermitente é no geral uma boa alternativa a dietas tradicionais de restrição calórica, quando o objectivo é a perda de peso.

Desvantagens

Tal como não existe um grande suporte em termos de estudos sobre a efectividade desta dieta, também não existem estudos a demonstrar o oposto. No entanto o que é relatado pelos que seguem esta dieta como negativo tem sido o seguinte:

dificuldade em dormir

mau hálito

irritabilidade

sono durante o dia, em particular nos dias em jejum

dieta 5:2

Se trabalhas no teu dia em jejum, pode ser melhor ideia reconsiderar, e trocar esse dia para um de descanso, pois o estar em jejum pode ter um efeito negativo na tua prestação no trabalho, em particular se fores um principiante nestas andanças.

Estudos com mulheres com excesso de peso mostraram que, com dias alternados de jejum, as participantes sentiram fome durante a primeira semana, mas essa sensação de fome reduziu-se drasticamente na segunda semana, na qual sentiram um conforto bem maior.

Ideias de refeições seguindo a dieta de Michael Mosley

Ao limitares as tuas calorias não significa que as escolhas alimentares têm de ser pouco saborosas e repetitivas.

dieta 5:2

Carnes magras como peito de frango e peru marinadas para terem um sabor extra.

Utiliza iogurte magro, especiarias e sumo de limão.

O peixe é sempre um óptima opção a ter, além de combinar com muito bem com vegetais.

As omeletes são excelentes, inclusivamente nos teus dias em jejum. Consegues reduzir bastante as calorias das mesmas, usando mais claras que gemas.

As saladas são sempre excelentes acompanhamentos, em particular nos meses de verão. Podes também criar os teus próprios molhos.

Com as escolhas certas podes fazer uma refeição cheia de sabor, que te vai saciar, mas baixa calorias.

Conclusão

A dieta 5:2 apesar de não ter um suporte científico forte, tem vários relatos de sucesso por praticantes da mesma.

Nada como experimentares, e perceberes se funciona ou não contigo. Todos somos diferentes, por isso vale sempre a pena tentar.

myprotein