Um estudo nos EUA com 24408 adultos, concluiu que 89% dos americanos são consumidores regulares de cafeína, e 98% deles ingerem cafeína na forma de bebida. Em média os homens consomem 240mg de cafeína diariamente, e as mulheres ficam-se pelos 183mg.
Esse mesmo estudo não categorizou os utilizadores de cafeína, mas houve um grupo considerado como altos consumidores de cafeína, que ingeria uma média de 436 a 1066mg por dia. Esse grupo representa cerca de 10%. É bem provável que sejam os praticantes de desporto, pois são os que melhor conhecem as vantagens que a cafeína lhes oferece.
A maioria de nós gosta de cafeína, ou pelo menos precisa dela. E onde a vais buscar? Qual é a melhor fonte que temos? Ou cafeína é sempre cafeína?
Neste artigo vamos conhecer várias fontes de cafeína, e que quantidade obtens de cada produto.
Fontes de cafeína
Abaixo seguem as fontes vegetais mais comuns de cafeína, e a concentração em cada planta.
#1 Extracto de chá
Concentração de cafeína: 4.8 a 9.3%
O chá com maior concentração é o preto, sendo o verde o com a menor. No entanto o chá verde tem um extra, que é a maior concentração de EGCG.
#2 Guaraná
Concentração de cafeína: 7.6%
O guaraná parece ter efeitos positivos na energia e é também é benéfico para o humor. E estes efeitos não parecem estar dependentes da quantidade de cafeína.
Tal como já foi observado quer com cafeína pura, quer com plantas com cafeína, o efeito do guaraná é mais eficaz quando não consumimos hidratos de carbono e estamos com níveis glicémicos mais baixos.
#3 Extracto de café
Concentração de cafeína: 3.2%
O extracto de café tem capacidades muito interessantes, tais como ser estimulante e ajudar a metabolizar a gordura.
#4 Noz de cola
Concentração de cafeína: 2.5%
O extrato da noz de cola tem um aroma e odor que lembra nozes e frutos secos. O nome cola em vários refrigerantes é devido a esta noz ser um ingrediente dessas bebidas.
A noz de cola provou ser tão eficaz como a cafeína pura na redução de massa gorda.
#5 Erva mate
Concentração de cafeína: 2%
A erva mate é por norma consumida como chá.
#6 Cacau
Concentração de cafeína: 0.1 a 0.7%
O chocolate (graças ao cacau) tem excelentes propriedades, e quanto maior a concentração de cacau, melhor. O cacau aumenta os níveis de serotonina, e isso promove uma sensação de bem estar.
Aqueles que adoram comer chocolate, se calhar não o deveriam fazer antes de dormir devido à cafeína.