Infelizmente, o ginásio pode por vezes ser um lugar assustador para uma mulher. Especialmente se te limitaste durante muito tempo ao tapete rolante, a olhar de longe para a secção de pesos dominada por homens, demasiado intimidada para experimentar. É fácil dizer “basta perder a timidez e não ter medo”, mas é sempre útil ter algumas dicas em mente.
Esta semana é a Power Week na Myprotein, uma semana dedicada a incentivar a auto-confiança feminina e a celebrar mulheres fortes. Para dar início à Power Week, pedimos a algumas das nossas representantes que partilhassem o que as faz sentirem-se confiantes, o que lhes dá inspiração, e que conselhos dariam a si próprias quando mais novas. Aqui está o que Elle Edwards, Hanh Dinh e Lesley Fernandez tiveram a dizer sobre o tema.
Usa o raio dos calções
O que usamos pode ter um impacto fenomenal na forma como nos sentimos. E para muitas mulheres, o ginásio não é exceção. Aqui vai o tipo de roupa que faz as nossas representantes sentirem-se confortáveis durante o treino...
Elle
“Quando o tempo quente começa e é finalmente altura de tirar os calções da gaveta, hesito sempre um pouco ao início, mas, honestamente, a vida é demasiado curta para isso. Usa o raio dos calções. E se alguém te fizer sentir desconfortável, o problema está neles.”
Hanh
“No ginásio, uso tudo o que me permite ter um bom treino, pelo que passo a maior parte do tempo num soutien desportivo e calções. O meu foco quando estou no ginásio é fazer exercício, quer esteja a treinar com pesos, a fazer cross training, ou a correr na passadeira, e tento manter essa perspetiva em vez de deixar que quaisquer inseguranças ou pensamentos negativos limitem o meu conforto.”
Lesley
“Leggings e um soutien desportivo são a minha preferência. Adoro usar calções, mas por vezes sinto que outras pessoas me podem fazer sentir desconfortável quando os uso.”
Se não estás com vontade de seguir a sugestão de Elle no que toca aos calções hoje, não é caso para te contrariares. Como diz Lesley, por vezes a única coisa que é preciso é um bom par de leggings e um soutien desportivo à altura para nos sentirmos capazes de enfrentar o treino.
Fui buscar força ao grupo de mulheres fortes que me criou
A verdadeira confiança vem de dentro, mas olhar para o exemplo de outras mulheres é essencial para desenvolver a nossa própria confiança quando estamos a crescer. Então, quem foram as inspirações das nossas representantes? Aqui vão as mulheres que elas têm como modelos a seguir.
Elle
“A minha mãe! Ensinou-me a ser sempre, e assumidamente, eu própria. A lutar pelas coisas que quero e nunca olhar para trás. Sem a minha mãe, não consigo imaginar onde estaria e sinto-me tão grata por ela. Também tiro todos os dias grande motivação de mulheres de negócios e atletas femininas.”
Hanh
“Estou em contacto com muitas corredoras do sexo feminino através das redes sociais, mas duas mulheres que me vêm à mente que admiro muito usam a sua plataforma para promover vozes de minorias étnicas dentro da comunidade de corredoras e usam a corrida como uma forma de promover a mudança social.”
Lesley
“A minha irmã e a minha mãe. Fui buscar muita força ao grupo de mulheres fortes que me criou.”
Foca-te em ti
Com os anos de experiência que as nossas representantes têm no ginásio, estávamos com curiosidade em saber qual seria o seu conselho para uma versão mais nova de si próprias. Assim, perguntámos justamente isso, e aqui está o que elas tinham para nos dizer…
Elle
“Para de te preocupares com o que as outras pessoas pensam e vai em frente. Eu costumava evitar a secção de pesos por completo, porque tinha sempre muita gente e eu não tinha a confiança para entrar lá e procurar um rack de agachamentos livre, etc. Imaginem tudo o que que poderia ter feito se tivesse simplesmente ido em frente com aquilo. Lembra-te de que toda a gente está lá para melhorar e todos devem estar focados em si próprios – por isso, foca-te em ti!”
Hanh
“O treino de força vai tornar-te uma corredora melhor e mais eficiente! Como uma corredora com tendência a contrair lesões, tive de aprender da maneira mais difícil que as lesões são o modo do nosso corpo nos dizer que há algo que não está bem, e nós temos de lhe dar ouvidos. Trabalhar diferentes grupos musculares tem-me ajudado a reduzir as lesões e, em última análise, a ser uma corredora mais forte, mais rápida e mais resistente!”
Lesley
“Faz a tua própria pesquisa! Há muita gente a fazer conteúdo que não é fiável. Faz boas escolhas para o teu tipo corporal e estilos de fitness que tornam o fitness divertido para ti!”
Ser uma mulher num ambiente que é frequentemente dominado por homens pode inegavelmente ser intimidante. Usar as mulheres à tua volta como fontes de inspiração e força, usar a roupa e fazer os desportos que te fazem sentir confiante, e focares-te em ti e não nas outras pessoas vai ajudar-te a desenvolver a tua confiança.
Esperamos que as nossas representantes tenham também sido uma fonte de inspiração para ires à procura do que gostas e movimentares o teu corpo das maneiras que te fazem sentir bem.
Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!
Claire é uma Nutricionista membro da Academy of Nutrition and Dietetics para além de possuir a certificação em coaching de saúde e bem-estar atribuído pela International Consortium for Health and Wellness Coaching. No seu curriculum conta também com uma licenciatura em Biologia e um Mestrado em Dietética e Nutrição Clínica da University of Pittsburgh.
Falar e escrever acerca de comida e fitness são paixões que qualquer um notará na Claire, para além da sua disponibilidade de partilhar este conhecimento para melhorar outras vidas.
A Claire também possui uma certificação em treino de ciclismo indoor e tem uma paixão muito particular por corrida e aulas de yoga. O impacto mental e físico que lhe dão são únicos. Quando não está a fazer exercício, é normal vê-la a apoiar a equipa local de desporto ou a cozinhar para a família na cozinha.
Para saberes mais da Claire, clica aqui.