Para muitas pessoas, o stress tornou-se já uma parte quase familiar do quotidiano. Tanto que um estudo realizado online em 2018 pela Mental Health Foundation constatou que, no ano prévio, uma proporção impressionante de 74% dos participantes tinha estado sob tanto stress que se haviam sentido sobrecarregados ou insuficientemente preparados para lidar com o desafio.
Outro estudo de 2018 do Health and Safety Executive do Reino Unido revelou que:
“O stress e ansiedade relacionados com o trabalho são a principal causa de doença e de baixas médicas na Grã-Bretanha”.1
Portanto, não restam dúvidas de que não és um caso único, se há dias em que sentes que é impossível aguentar – mas há imensos passos simples que podes tentar usar para aliviar a carga.
1. Mantém-te em atividade
É um facto bem conhecido que o exercício pode ser um excelente remédio para a má disposição, uma vez que nos ajuda a libertar a tensão e proporciona uma bem-vinda dose de endorfinas. Muitos estudos constataram que o exercício aeróbico de alta intensidade, em particular, tem efeitos positivos na saúde mental e bem-estar.2
Portanto, por muito tentadora que possa ser a ideia de te isolares em casa e te enrolares na cama depois de um dia especialmente difícil no trabalho, vais provavelmente sentir-te muito melhor se fores até ao ginásio para uma sessão de HIIT.
2. Uma desintoxicação da tecnologia
Quantas vezes dás por ti a verificar se recebeste emails de trabalho fora do horário de trabalho? Ou, pior ainda, quantas vezes refrescas obsessivamente a página do Instagram para que os teus olhos sejam inundados por uma série de imagens de destinos de férias onde preferias estar, juntamente com inatingíveis “corpos de praia” a condizer?
Quando te sentes em baixo, os social media podem ser uma péssima ideia. Embora já tenhas com certeza a noção de que não são uma representação fidedigna da vida real, é difícil não comparar a nossa situação presente às caras sorridentes e imagens fortemente filtradas que encontramos em todos os feeds e canais. Concede-te uma pausa e desliga o monitor.
3. Um passeio ao ar livre
Este ponto é basicamente uma combinação dos dois anteriores, mas pode ser uma técnica especialmente útil para lidar com emoções no trabalho. Se sentes que podes estar a chegar ao ponto de rutura, depois de receberes um email passivo-agressivo (mas mais notoriamente agressivo), ou de teres tido que comparecer a mais uma reunião completamente inútil, mudar completamente de ambiente pode fazer maravilhas à nossa cabeça.
Concede-te o tempo e espaço para relaxar um pouco, concentra-te na tua respiração, e vais provavelmente voltar à mesa de trabalho com uma consciência renovada de que há coisas mais importantes neste mundo. Não há necessidade de atacar à dentada a senhora do departamento financeiro… pelo menos, não hoje, em todo o caso.
4. Falar com os amigos e família
Não te transformes numa panela de pressão humana, mantendo tudo selado no teu interior. Queres com certeza que os amigos e família se sintam à vontade para desabafar contigo quando algo os preocupa, por isso, devolve o favor e conversa com eles. As pessoas que te são mais chegadas querem a tua companhia e querem apoiar-te nos bons e nos maus momentos – mas tens de te abrir para que isso seja possível.
Se sentes que os teus amigos e família são demasiado chegados ou estão demasiado envolvidos no problema – ou talvez que sejam o problema – não há nada de errado com procurar a ajuda de alguém um pouco mais imparcial. Poderá haver alguém no departamento de Recursos Humanos da tua empresa com formação específica para ouvir os teus problemas, independentemente do quão triviais estes te possam parecer, ou podes procurar um terapeuta na tua área.
Lembra-te que partilhar um fardo é aliviá-lo. Não tens de passar pelas coisas sem ajuda.
5. Fazer uma lista de tarefas diária
Já te aconteceu ter tanta coisa para fazer que nem sabes por onde começar?.. E o resultado é ficares imóvel em vez de começar a fazer algo produtivo? Esta é possivelmente uma das maneiras menos eficazes de lidar com os problemas, mas é também algo que muito provavelmente já nos aconteceu a todos.
Em vez de te deixares assoberbar e obcecar por haver tanta coisa que precisas de fazer, para por um momento, para fazer uma lista. Subitamente, a quantidade de tarefas parece um pouco menos impossível, agora que está tudo esquematizado, certo?
Uma ferramenta útil para nos certificarmos que não nos esquecemos das coisas importantes é estabelecer prioridades. Algumas pessoas preferem estabelecê-las seguindo os prazos, isto é, começar com a que é preciso terminar primeiro. Outras pessoas preferem agrupar tarefas por ordem de importância, ou seja, coisas que têm que ser feitas hoje, coisas que devem ser feitas hoje e coisas que gostaríamos de fazer hoje.
Descobre o que funciona melhor para ti e mãos ao trabalho. Desfruta da satisfação inegável de marcar com um "visto" mais uma das tarefas.
Ainda tens problemas relacionados com o stress depois de teres experimentado estas dicas? Pode ser uma boa ideia falar com um profissional de saúde.
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Traduzido por Hermano Moura
1. Health and Safety Executive. (2017). Work-related stress, depression or anxiety statistics in Great Britain 2017.
2. Norris, R., Carroll, D., & Cochrane, R. (1992). The effects of physical activity and exercise training on psychological stress and well-being in an adolescent population. Journal of psychosomatic research, 36(1), 55-65.
A Lauren é licenciada em Literatura Inglesa. No mundo do desporto e lifestyle é apaixonada por natação e recentemente descobriu a paixão por levantar pesos e Hot Yoga.
Normalmente aos fins de semana adora um bom almoço, experimentar receitas novas com os seus colegas de casa e tudo o que a ajude a quebrar a monotonia. Para si, o mais importante é manter um equilíbrio entre exercício físico e festas.
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