Mãe de duas crianças, Naomi Houldsworth-Gregson nunca havia tido dificuldades em manter-se em forma antes de ter filhos. Após a gravidez, porém, mal se reconhecia a si própria e decidiu que o único caminho a seguir era uma dieta perigosamente pobre em calorias. Solitária, exausta e ainda insatisfeita com o seu corpo, percebeu que precisava de uma abordagem diferente. Esta é a sua história.
"Tive a sorte de ter sempre sido elegante - não precisava de pensar nisso ou de ter atenção ao que comia. Depois de ter os bébés, todos pensaram que eu sairia do hospital com os meus jeans tamanho 8, e não foi assim. Eu, quando muito, talvez parecesse ainda mais grávida depois do bebê do que antes. Acho que havia essa suposição de que tudo "ia ao sítio" - nem sei o que isso significa, mas não aconteceu.
Chegou ao ponto em que eu já não me reconhecia a mim mesma. Era difícil já não saber quem eu realmente era, e foi então que percebi que tinha que fazer algo a esse respeito. Não apenas fisicamente - mas para o meu próprio bem-estar.Na altura, eu não sabia qual era a melhor maneira de abordar as coisas, então acabei por optar por essa 'solução rápida' e reduzir as minhas calorias até um nível muito, muito baixo - comia apenas cerca de 500 calorias por dia. Tudo o que isso fez foi deixar-me muito magrinha em todos os sítios exceto na parte inferior da barriga, que era a área que eu mais queria tonificar. Quando muito, fez com que se destacasse ainda mais, porque eu estava tão magra em todos os outros sítios.
Foi um tempo muito solitário. Não tinha energia para fazer exercício, ou para socializar, ou para fazer realmente fosse o que fosse, por estar a comer tão poucas calorias.Atingi um ponto tão baixo que decidi analisar as coisas adequadamente e fazer mais um pouco de pesquisa, e descobri que podia aumentar as calorias mas seguir uma dieta rica em proteína. Isso foi fundamental para mim. Voltei a ter montes de energia e podia manter-me ativa e saudável. Isso ajudou-me muito a voltar aos eixos.
Descobrir o netbol foi o que me deu um novo sopro de vida. Vi um anúncio para netbol que dava as boas-vindas a qualquer idade, qualquer nível, por isso pensei em matar 2 coelhos com uma cajadada - conhecer novas pessoas, fazer novos amigos e, ao mesmo tempo, estar novamente ativa.
Sem dúvida que o recomendaria a outras mães - a maioria da nossa equipa são mães e elas adoram. Eu acho ótimo porque algumas pessoas não gostam necessariamente de ir ao ginásio, especialmente se já não se sentem muito confiantes em relação ao seu corpo, e devido a ter que tomar conta das crianças também, nem sempre é fácil ir ao ginásio.
Mas o netbol dá-nos a oportunidade de sairmos e sermos ativas, e muitas das mães até trazem os filhos aos jogos, por isso é uma coisa muito boa que as pessoas podem fazer para voltarem ao ativo.
Além disso, tento fazer os meus próprios treinos em casa sempre que tenho 20 ou 30 minutos de sobra! Isso pode ser a primeira coisa de manhã ou à noite, quando as crianças estão na cama. Muitas das vezes, isso significa que estou a fazer exercício no meu pijama da Sininho... muito glamorosa.
Aprendi a não me preocupar tanto, principalmente com o meu corpo ou com o que os outros pensam. E que devia ter feito pesquisa sobre as coisas antes de as experimentar, especialmente antes de fazer uma dieta tão radical. Procura sempre educar-te primeiro.
Helena é a nossa especialista em SEO e criadora de conteúdos. Ela promove as páginas do website Myprotein nos motores de busca e está envolvida na otimização interna e externa do site. Também coordena o trabalho dos blogs em russo e português.
Ela leva um estilo de vida saudável, está ativamente envolvida em desporto, adora aprender línguas estrangeiras e gosta muito de viajar.
Mais informações sobre Helena Kostina no LinkedIn.