Somos agora 8 milhões – por isso estamos a celebrar todas as pessoas graças às quais chegámos aonde estamos agora.
Como parte dessa iniciativa, conversámos com algumas das pessoas mais dedicadas da nossa comunidade para ouvir as suas histórias de progresso pessoal e para descobrir o que o fitness significa para elas.
Panicos Yusuf“Toda a preparação para uma luta e luta é em si um desafio. Não apenas a luta em si, mas todo o processo de 6 semanas. Durante esse período, sacrifico tempo que podia passar com a minha família, perco peso, e portanto ando permanentemente esfomeado, e sofro lesões ao longo do caminho.Depois da luta, tenho que lidar com todas as lesões enquanto continuo a ensinar e a treinar no ginásio - tive uma mão fraturada, uma fratura na órbita ocular, canelas pisadas, vários cortes e hematomas.”Panicos é um dos maiores nomes do Muay Thai britânico, com impressionantes destaques na sua carreira, incluindo ser bicampeão mundial de Muay Thai. Fora sempre um miúdo atlético e tentou tudo o que havia disponível, até encontrar o Muay Thai, que se tornou a sua paixão.
Agora, passa metade do tempo a lutar em competições e a outra metade como treinador-chefe no seu ginásio de artes marciais, o All Powers Gym.
“Quero continuar a lutar no One Championship, alcançar mais vitórias e lutar contra adversários de topo e continuar a trabalhar no meu crescimento pessoal e condição física. Também quero expandir o meu ginásio e ajudar mais crianças e adultos a fazerem exercício e a aprenderem a fazer um esforço extra.”Mark Ross“Eu sempre abordei o fitness como um estilo de vida e acredito que todos deviam fazer o mesmo. Não deve ser visto como algo que se faz apenas para mudar a aparência; deve estar envolvido no nosso plano semanal para melhorar a saúde em geral, mobilidade, força e mentalidade - os aspetos positivos que acompanham a prática consistente de exercício são infinitos.”Desde muito novo, Mark sempre praticou desportos, especialmente futebol, a um nível alto. Isso levou-o a ser escolhido para ir para a universidade nos Estados Unidos, onde aprendeu rapidamente que tinha de ser super-dedicado ao desempenho atlético. Era esperado que ele treinasse duas, às vezes três, vezes por dia com a equipa de futebol e foi a partir daí que ele 'apanhou o bichinho'.
Assim que regressou ao Reino Unido, procurou logo qualificar-se como personal trainer. Um dos seus maiores sucessos foi aparecer em algumas das publicações de fitness e estilo mais respeitadas do Reino Unido, incluindo a Men´s Health e a Mr Porter.
"Pessoalmente, a coisa de que tenho mais orgulho é de poder ajudar os meus clientes fantásticos em todo o mundo a alcançar os seus corpos de sonho, mas a fazê-lo de uma forma a longo prazo, que envolve todo o estilo de vida. Isso significa apreciar as coisas importantes da vida, além de obter um corpo forte, elegante e saudável, cujo desempenho seja tão bom quanto o aspeto.”Laura Todd“Quando comecei o meu percurso no mundo do fitness, sentia-me fraca - física e mentalmente. Embora externamente me apresentasse como uma pessoa segura e positiva, no fundo eu não tinha autoconfiança. Uma grande razão para isso era a minha incapacidade de ganhar peso; sentia-me constrangida pela minha aparência magra e fraca.”Enquanto crescia, Laura foi sempre atlética - jogava netbol na escola e cavalgava aos fins de semana. No entanto, um metabolismo rápido combinado com a falta de conhecimento sobre os conceitos básicos de nutrição e treino traduziam-se em dificuldades para ganhar peso e em preocupações com ser demasiado magra.
Quando se mudou por causa da universidade, conheceu o seu companheiro, que a apresentou ao levantamento de pesos e a ajudou a ganhar confiança nesse novo ambiente. Ela encontrou uma comunidade de pessoas com que se identificou, o que a motivou a educar-se sobre uma nutrição adequada, e pôde investir em si mesma e fazer as transformações que sempre havia querido fazer.
Um momento decisivo do seu percurso no fitness, depois de se sentir fraca durante anos, foi ficar em terceiro lugar na sua primeira competição de levantamento de pesos, na qual levantou em deadlift quase o triplo do seu peso corporal na altura.
"Agora, a minha qualificação como personal trainer e a minha experiência pessoal permitem-me ajudar outras mulheres com os mesmos problemas com os quais me debati. O facto de ter feito crescer a minha conta e o meu negócio de maneira orgânica deixa-me muito orgulhosa. A minha filosofia de fitness é ‘forte, não magra’ - não apenas ganhar força física, mas também mental."Aran Billen"A minha filosofia é ter uma mente saudável e um corpo saudável através do trabalho duro - e desfrutar do percurso."Quando adolescente, Aran estava abaixo do peso, sentia-se pouco motivado e duvidava muito de si próprio. Começou a treinar aos 15 anos, quando decidiu ingressar numa academia de kickboxe local e adorou. Foi a partir daí que a sua mentalidade mudou completamente.
Queria progredir mais e, para isso, decidiu que precisava de começar a desenvolver músculos e força. Encontrou um ginásio, foi à sua primeira sessão de treino - e nunca mais olhou para trás.
Para Aran, a parte mais significativa do seu percurso foi ganhar confiança e superar a negatividade.
"Nunca me senti mais saudável, física e mentalmente. Tenho orgulho de quão longe cheguei em relação ao meu físico - de não saber nada sobre treino ou nutrição, até adquirir tanto conhecimento sobre como o fitness funciona para mim."Helena é a nossa especialista em SEO e criadora de conteúdos. Ela promove as páginas do website Myprotein nos motores de busca e está envolvida na otimização interna e externa do site. Também coordena o trabalho dos blogs em russo e português.
Ela leva um estilo de vida saudável, está ativamente envolvida em desporto, adora aprender línguas estrangeiras e gosta muito de viajar.
Mais informações sobre Helena Kostina no LinkedIn.