Ir para o conteúdo principal
Treino

Treinos de 4 Segundos & Maior Queima de Gorduras | Estudos de Fitness

Treinos de 4 Segundos & Maior Queima de Gorduras | Estudos de Fitness
Evangeline Howarth
Escritor4 anos Atrás
Ver o perfil de Evangeline Howarth

Fazes questão de estar ao corrente das últimas novidades em nutrição desportiva e fitness? Nós também. No início desta semana, temos mais um resumo de estudos recentes sobre temas fascinantes, que te poderão ajudar a maximizar os resultados nos treinos e a aperfeiçoar a tua alimentação.

Neste artigo, vamos considerar os méritos de um treino de 4 segundos e a forma como o exercício beneficia o metabolismo de gorduras.

Mergulhemos nos detalhes.

É possível ficar em forma em 4 segundos?

Trabalhar a partir de casa tornou muitas pessoas mais sedentárias que nunca. Sentamo-nos horas seguidas numa cadeira, em detrimento da nossa saúde e bem-estar físico. Contudo, de acordo com um novo estudo, o remédio está à mão.1

Foram investigadas as diferenças fisiológicas entre passar o dia numa cadeira e quebrar a inatividade com acessos muito curtos de exercício de alta intensidade. Os exercícios consistiram em 4 segundos de exercício de alta intensidade seguidos de 45 segundos de repouso, repetidos 5 vezes por hora durante 8 horas do dia.

Na manhã seguinte a cada dia de teste, os participantes comeram um pequeno-almoço rico em lípidos, na forma de gelado, e depois foram realizados testes aos seus níveis de triglicerídeos (gordura), glicose e insulina. Houve um aumento de 31% nos níveis de triglicerídeos quando os participantes tinham passado o dia unicamente sentados, em comparação com os dias em que foram realizadas as rondas de exercício.

Também se verificou um aumento de 43% na oxidação de gorduras por todo o corpo com o grupo do exercício. Não foram detetadas quaisquer diferenças nos níveis de glicose ou insulina.

Embora o número de participantes tenha sido pequeno, e os acessos de exercício curtos, esta diferença marcada nos níveis de gordura e de oxidação é certamente digna de nota. Infelizmente, isto não significa que um treino de 4 segundos seja suficiente para ficar em forma. Mas porque não experimentar e ver se notas alguma diferença em ti?

melhores_suplementos_massa_muscular

Mais exercício = Melhor metabolismo de gorduras?

Quanto ao exercício ser benéfico ao nosso metabolismo, não é novidade; mas será que também ajuda a converter os alimentos em energia e a acelerar a queima de gordura? De acordo com um estudo recente, é justamente isso que acontece.2

Analisando um grupo de 52 soldados do sexo masculino antes e depois de um programa de treino de 80 dias, um grupo de investigadores descobriu alterações bastante significantes nos 200 metabólitos (substâncias produzidas no decorrer de processos metabólicos) que foram medidos.

As mudanças observadas sugerem que a prática consistente de exercício físico não só encoraja os músculos a usar mais combustível, como especificamente a usar mais gordura. Esta mudança é muito maior que a que fora anteriormente detetada, provavelmente porque o grupo de soldados estudado é muito homogéneo em termos do seu estilo de vida, dieta, padrões de sono e índices de massa corporal.

Ainda que este estudo tenha tido um âmbito limitado, envolvendo apenas 52 participantes, todos os quais jovens e em boa forma física, é interessante considerar a hipótese que o exercício pode afetar mais que a nossa disposição e músculos.

 

Mensagem Final

Se estavas a precisar de uma desculpa para te mexeres mais, o par de estudos que apresentamos esta semana não podia vir mais a calhar. Ainda que toda a gente esteja limitada em algum grau, neste momento, quanto ao que pode fazer em matéria de exercício, é encorajador descobrir que interromper o dia de trabalho para uma corrida rápida é um esforço que vale a pena fazer.

E, se estavas à procura de uma boa razão para manter a tua rotina de exercícios isométricos, os efeitos no teu metabolismo parecem ser só por si uma justificação à altura.

 

 

Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!

Traduzido por Hermano Moura

1. Wolfe, A. S., Burton, H. M., Vardarli, E., & Coyle, E. F. (2020). Hourly 4-s Sprints Prevent Impairment of Postprandial Fat Metabolism from Inactivity. Medicine & Science in Sports & Exercise.
2. Koay, Y. C., Stanton, K., Kienzle, V., Li, M., Yang, J., Celermajer, D. S., & O’Sullivan, J. F. (2020). Effect of chronic exercise in healthy young male adults: a metabolomic analysis. Cardiovascular Research.

Evangeline tem uma larga experiência em desportos de competição desde tenra idade. Por exemplo, a sua experiência como instrutora de vela RYA ensinou-lhe o quão importante é cuidar da sua alimentação para um rendimento de topo em desportos extremos e de endurance. Este foco na alimentação permitiu-lhe atingir o estatuto de capitã da equipa olímpica do Reino Unido e treinar a equipa da sua universidade.

Nos seus tempos livres, a Evangeline adora correr maratonas. Ao fim de semana irás encontrá-la a fazer desportos aquáticos ou escalada. Ao anoitecer opta por sessões de treino de alta intensidade ou um treino de squats antes de comer uma bela refeição picante com muitas verduras - yum!

Descobre mais da experiência da Evangeline aqui.

myprotein