O treino HIIT está na moda. Muitas vezes associamos o estar na moda a algo mau, mas neste caso não há nada de errado com isto, antes pelo contrário. Vamos então falar um pouco mais sobre esta "novidade" do fitness, e perceber que benefícios nos traz.
O que é?
O treino HIIT, ou treino intervalado de alta intensidade é uma técnica de treino em que treinas a 100% da tua capacidade através de curtos e rápidos momentos de explosão, seguidos de uma fase, também curta, de recuperação.
Este tipo de treino eleva o teu batimento cardíaco a níveis muito altos, e por consequência sobe-te o metabolismo, o que vai permitir queimar mais gordura que um cardio de baixa intensidade comum. Um treino de alta intensidade aumenta a necessidade de oxigénio do corpo durante o esforço, e vai também obrigar o corpo a "pedir" mais oxigénio durante a sua recuperação.
Este queima de gordura pós treino é devido ao estado de EPOC (excess post exercise oxygen consuption, ou traduzido, excesso de consumo de oxigénio pós treino) que vai forçar o teu corpo a manter o metabolismo mais alto, queimando assim mais calorias e gordura que qualquer outro tipo de treino de baixa intensidade.
E que benefícios nos traz?
Já falámos anteriormente do grande benefício que este treino nos oferece, e prende-se com a grande eficácia na queima de gordura.
#1 Aumento do metabolismo
A combinação de um treino de alta intensidade, com intervalos, e repetindo a alta intensidade resulta num estado de EPOC, o que acelera a velocidade do nosso metabolismo em até cerca de 48 horas quando completas uma rotina inteira deste treino. Ou seja, vai existir queima de gordura mesmo muitas horas depois do treino ter terminado.
#2 Rápido e conveniente
Longe vão os dias que reclamavas, ou por vezes apenas te desculpavas que não tinhas tempo para treinar. Os treinos HIIT podem ser realizados em qualquer lado: em casa, num quarto de hotel, num parque, no ginásio e em muitos outros locais. Dificilmente duram 30 minutos, sendo que ficam por norma bem baixo desse número. Há mesmo alguém que não tenha tempo para isso?
#3 Não é necessário equipamento
Não tens barras nem halteres? Não há problema. Por norma no treino HIIT utilizas apenas o teu peso corporal, pois o foco do treino é acelerares o teu batimento cardíaco com a intensidade do treino. Por isso não há desculpas, um par de sapatilhas é suficiente para o teu treino.
Conclusão
Estás preparado para começar?
Experimenta começar com um treino simples de sprints. Realiza um sprint de cerca de 30 segundos, seguido de 60 segundos de caminhada para recuperares. Faz isto 10 vezes seguidas e tens o teu primeiro treino HIIT feito. À medida que vai evoluindo reduz o tempo de descanso e aumenta também as séries do exercício.
Ou então tenta um circuito de exercícios, como este por exemplo:
✓ 50 abdominais
✓ 40 saltos
✓ 20 flexões
✓ 10 fundos para tríceps
✓ burpees durante 30 segundos
Realiza estes 5 exercícios seguido sem qualquer tipo de descanso, e repete quatro vezes.
Dá largas à tua imaginação, e monta tu os teus próprios circuitos de treino de alta intensidade