Toda a gente deixou a sua forma física um pouco esquecida durante o confinamento. A única questão que se coloca é: quão esquecida?
Só há uma maneira de descobrir, e essa maneira é experimentando alguns desafios (divertidos, claro!) de fitness. Para testar a tua resistência, força e cardio, escolhemos exercícios que são ao mesmo tempo simples de fazer, difíceis e mensuráveis.
Supino com o teu Peso Corporal
O supino é um teste tradicional de força e, por não ser uma das coisas mais fáceis de substituir fora do ginásio, pode ser um dos primeiros exercícios que fazemos quando regressamos.
De acordo com parâmetros gerais de força, fazer supino com o teu peso corporal colocar-te-ia a um nível iniciado a intermédio de força, dependendo do teu peso.
Experimenta e testa a tua força depois dos meses de paragem. Mas lembra-te de ter os cuidados devidos, de usar a forma correta e de aquecer aumentando gradualmente o peso.
Depois de teres experimentado o supino, anota os resultados e estabelece metas realistas a alcançar no futuro.
O Teste de Cooper
Quão depressa consegues correr durante 12 minutos? Está na altura de descobrires.
Concebido por Kenneth H. Cooper, o teste Cooper de corrida por 12 minutos foi criado em 1968. Mede a saúde cardiovascular da pessoa, assim como o seu VO2 máximo (máximo consumo de oxigénio).
O VO2 máximo é o volume máximo de oxigénio que alguém consegue usar quando faz exercício intenso, e o teste de Cooper mede este fator com base na distância que consegues percorrer em 12 minutos.
Os resultados dependem, em média, do género e da idade, mas, em geral, 2,2 km é considerado bom para mulheres dos 20 aos 30 anos, e 2,4km é considerado bom para homens. Portanto, corre por 12 minutos sem parar e depois vê a distância.
Depois de uma corrida de 12 minutos, podes calcular o teu VO2 com uma calculadora do teste de Cooper online. É um teste sólido à tua forma física, com décadas de uso, e foi até usado em alguns testes militares, portanto, é indubitavelmente um desafio de fitness fiável.
Teste de Fitness da Força Aérea Americana
O teste de fitness da força aérea americana é uma maneira simples e fiável de comparar a tua forma física com o nível militar. Como parte do teste, tens que fazer 1 minuto de flexões, 1 minuto de abdominais e uma corrida de 1,5 milhas (2,41km).
Estes são os requisitos mínimos para passar no teste para homens:
- 45 flexões em 1 minuto
- 50 abdominais em 1 minuto
- Terminar uma corrida de 1,5 milhas (2,41km) em 11:57 minutos.
Para mulheres, os requisitos mínimos para passar são:
- 27 flexões em 1 minuto
- 50 abdominais em 1 minuto
- Terminar uma corrida de 1,5 milhas (2,41km) em 13:56 minutos.
Parece-te que conseguirias juntar-te à Força Aérea dos Estados Unidos? Vê que tal te sais!
Desafio de Flexões
Muitos de nós desafiávamos amigos para concursos de flexões, quando eramos miúdos. E está na altura de voltarmos a fazê-lo.
Podemos ter ganhado o hábito de fazer flexões em casa, mas continuarão sempre a ser um teste clássico de fitness, que nos permite testar a nossa força. Para um homem dos 20 aos 30 anos, 30 ou mais flexões de uma só vez é uma boa meta. Para uma mulher com a mesma idade, 23 flexões ou mais. Se quiseres algo diferente, experimenta esta variação de flexão para um desafio ainda maior:
https://www.instagram.com/p/CBQdGwtIIFx/
Teste de Salto Vertical
A ideia deste desafio é testar o poder das tuas pernas – especificamente dos glúteos, isquiotibiais e quadricípites. É também fácil de preparar: só precisas de uma parede, uma fita métrica e talvez de um pedaço de giz ou de outra pessoa para te ajudar a medir a distância.
Coloca-te de pé junto a uma parede e toca com a mão na parede, no ponto mais alto possível. Marca ou fixa na memória a altura da parede que alcanças.
De seguida, salta tão alto quanto possível, levantando a mão, e marca o ponto mais alto em que consegues tocar. Medindo a distância entre os dois pontos, ficas a saber quão alto consegues saltar.
Um resultado excelente para homens rondaria os 71cm, e, para as raparigas, andaria à volta dos 61cm.
Portanto, força nessas pernas!
Esta Posição de Ioga
https://www.instagram.com/p/CCOMucoINvi/
A Myprotein lança um desafio a todos os peritos em ioga que nos leem: esta posição. Pode ser uma boa maneira de ver se ainda tens a mesma flexibilidade. Experimenta as velhas posições, que talvez já não faças há algum tempo, e coloca-te de novo no caminho do zen.
Mensagem Final
Testa o teu nível de fitness e experimenta alguns desafios, para ver se a tua forma sofreu nestes últimos meses. Com alguma sorte, não notarás muita diferença. E não te preocupes se tiveres perdido alguma força, resistência ou capacidade cardiovascular durante o confinamento – depois de te dares conta disso, será uma questão de tempo até conseguires recuperar.
Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!
Traduzido por Hermano Moura
Evangeline tem uma larga experiência em desportos de competição desde tenra idade. Por exemplo, a sua experiência como instrutora de vela RYA ensinou-lhe o quão importante é cuidar da sua alimentação para um rendimento de topo em desportos extremos e de endurance. Este foco na alimentação permitiu-lhe atingir o estatuto de capitã da equipa olímpica do Reino Unido e treinar a equipa da sua universidade.
Nos seus tempos livres, a Evangeline adora correr maratonas. Ao fim de semana irás encontrá-la a fazer desportos aquáticos ou escalada. Ao anoitecer opta por sessões de treino de alta intensidade ou um treino de squats antes de comer uma bela refeição picante com muitas verduras - yum!
Descobre mais da experiência da Evangeline aqui.