Um glúteo bem desenvolvido e desenhado é essencial para um físico completo. Não basta perder o pneu, ou ter uma barriga lisa. É preciso ter glúteo. Basta irmos à redes sociais, revistas ou blogs que rapidamente confirmamos esta "tendência".
"Como vou conseguir um glúteo assim?" É um das perguntas mais comuns que se ouve ou coloca no mundo do fitness. Sim, é óbvio que a genética conta, e isso é logo uma vantagem que muitos têm. Mas isso não vai impedir ninguém de ter um excelente glúteo, apenas pode ser mais fácil para uns do que para outros.
O primeiro erro cometido quando se pensa "quero melhorar o meu glúteo" é ir para um elíptica ou uma passadeira em vez de ir para a sala de musculação.
Quando se fala de treino, devemo-nos manter nos exercícios mais básicos com a verdadeira base do treino. Muitos acham que são precisos exercícios altamente criativos e em quantidade, mas na verdade não. O que realmente é preciso é muita vontade e dedicação. Tens de treinar os teus glúteos de forma intensa e inteligente. Se sempre que está difícil tu páras, jamais vais atingir os teus objectivos.
Vais ter de deixar os pesos leves e fáceis para construíres os teus glúteos. O teu glúteo cresce se ficar mais forte, por isso usa pesos pesados e não faças séries com repetições infinitas devido ao peso inexistente que foi colocado na barra/máquina.
Tenta sempre puxar um pouco mais. Seja uma repetição a mais, uma série extra ou mais peso. Este esforço permanente é aquilo que te vai fazer crescer e evoluir.
O teu super treino de glúteos
Recomendamos que sigas este treino que te apresentamos abaixo duas vezes por semana. Não vale a pena pensares que mais é melhor, porque não é verdade. Precisas de descansar e recuperar os teus músculos, caso contrário não há evolução.
Em casa exercício procura sempre manter algo entre 5 a 12 repetições, e 4 a 6 séries. Sempre que sentires que seja necessário, aumenta a carga do exercício, mas sempre mantendo uma boa execução.
Exercício #1 - agachamentoOs achamentos são um dos exercícios reis do ginásio. Resumidamente, treinas todos os músculos das pernas e core.
Exercício #2 - lunges em movimentoEste exercício vai puxar pela tua capacidade cardiorrespiratória, e "derreter" as pernas.
Exercício # 3 - elevações pélvicasÉ um dos poucos exercícios que consegue isolar, e ao mesmo tempo permite a utilização de grandes cargas.
Exercício # 4 - peso morto romenoUm exercício que te vai recrutar imenso a ligação do glúteo com o femoral.
Exercício # 5 - agachamento búlgaroE por último, mas não menos importante, o agachamento búlgaro.