O que são?
As super séries, ou em inglês super sets, são uma técnica muito utilizada em treinos de hipertrofia. Dão um estímulo extra ao treino, permitem-te aumentar o metabolismo devido à intensidade que proporcionam, além de claro, serem extremamente poderosas para activar as fibras musculares, e hipertrofiá-las.
Na sua forma mais básica, as super séries são a combinação de dois (por vezes mais) exercícios por norma com alguma relação entre eles para maximizar o trabalho de determinados músculos. O princípio é passar de um exercício para o outro sem qualquer tipo de pausa ou descanso.
Um exemplo bem conhecido seria o supino horizontal em conjunto com voos com halteres.
Tipos de super séries
Antagonistas
Este tipo de super série consiste na execução de dois exercícios que trabalhem músculos musculares opostos. Um exemplo seria, trabalhar os bíceps e de imediato passar para um exercício de tríceps. Desta forma não vais perder força na execução do segundo exercício, e vais conseguir colocar uma grande intensidade no treino.
Agonistas
Este tipo de super série é utilizado quando realizas dois exercícios que trabalham o mesmo grupo muscular. Neste tipo de super série o ideal é começar com um exercício composto, seguido de um exercício isolado. Um exemplo seria, realizares agachamento seguido de extensão de pernas.
De seguida iremos apresentar algumas variações menos comuns nos ginásios.
Super séries compostas
Tal como o nome diz, esta super série é a combinação de dois exercícios que sejam compostos, e com uma variação ligeira entre eles. Um bom exemplo seria agachamento convencional em conjuntos com agachamento à frente.
Super séries isoladas
É em tudo semelhante à anterior, mas desta vez realizada com dois exercícios isolados. Um exemplo seria extensão de tríceps com tríceps à testa.
Super séries com pré exaustão
Estas são do tipo agonista, mas começas com um exercício isolado primeiro, seguido de um composto. Desta forma consegues desgastar o músculo com o exercício isolado, tornando o exercício composto bem mais complicado de executar.
Super séries com pós exaustão
Continuam a ser agonistas, mas ao contrário das anteriores começas com um exercício composto terminado com um isolado.
Vamos dar então alguns exemplos de super séries que podes realizar nos teus treinos.
#1 Supino horizontal & crossover
#2 Elevações & remada com barra
#3 Press de ombros com halter & elevações laterais
#4 Elevações laterais & elevações frontais
#5 Bíceps com barra & tríceps à testa
Conclusão
As super séries são excelentes para estimular os teus músculos, mas também para tornar uma sessão de treino ainda mais intensa, e podem te encurtar o tempo de treino naqueles dias com mais pressa.