Ir para o conteúdo principal
Treino

Sobre Fazer Sauna, Esquecer o #Fitspo e Treinar À Noite | Estudos de Fitness

Sobre Fazer Sauna, Esquecer o #Fitspo e Treinar À Noite | Estudos de Fitness
Evangeline Howarth
Escritor5 anos Atrás
Ver o perfil de Evangeline Howarth

Interessas-te pelas últimas novidades do mundo do fitness? Descobre aqui os estudos mais recentes sobre desporto e saúde. Esta semana, veremos o que uma sessão de sauna pode fazer por ti, se vale a pena deixarmo-nos entusiasmar pelo #fitspo e o impacto do treino a horas tardias na qualidade do sono.

Continua a ler…

 

Sabia bem agora uma suadela na sauna?

Muitas pessoas gostam de se deixar amolecer na sauna depois de uma sessão intensa de exercício, mas, até ao momento, os benefícios estudados limitavam-se à perda de peso a curto prazo, devida à transpiração. Contudo, um novo estudo pode alterar essa noção.

Uma investigação recente observou um aumento tanto na pressão sanguínea como na frequência cardíaca durante uma sessão de 25 minutos de sauna. Tratou-se de um incremento comparável ao observado ao fim de exercício físico moderado. Os resultados também mostraram uma queda na pressão sanguínea depois da sessão terminada, o que sugere que a sauna pode ser, na verdade, bastante benéfica para o sistema cardiovascular.

Antes de anteveres intermináveis horas de vapores e suores, contudo, é importante notar este estudo foi realizado num grupo que consistia apenas em 19 adultos saudáveis e durante um período de 25 minutos, para além de que não substitui os efeitos no resto do corpo que o exercício tem (como o condicionamento muscular).

Aguardemos para ver o que a investigação futura revelará sobre este assunto, mas, por agora, é inegavelmente um ponto a favor da sauna pós-treino.

 

Esquece a #Fitspo

Andaste a "passear" pelo Instagram hoje? Um estudo recente vai dar-te vontade de eliminar a aplicação e deitar fora o telefone. Foi analisada a forma como 108 mulheres com idades entre os 17 e os 25 anos respondiam a imagens “fitspiration” antes e depois de fazerem exercício.

A um grupo, foram mostradas fotografias provenientes da “fitspiration”, e a outro, fotografias de viagens. Depois, os grupos realizaram ou uma caminhada de 10 minutos ou um pequeno repouso.

Observou-se que as mulheres às quais foram mostradas as fotos fitspo apresentavam uma disposição significativamente mais negativa e maior insatisfação com o próprio corpo, e que as participantes que fizeram a caminhada relataram um nível maior de esforço percebido depois de verem as imagens fitspo. A boa notícia é que tanto o grupo que descansou como o que caminhou tinham uma disposição mais positiva depois das respetivas sessões.

O nosso veredito? Está na altura de parar de nos compararmos a outras pessoas e de nos concentrarmos na nossa própria viagem.

 

O exercício noturno pode afetar o sono?

Para muitas pessoas, a noite é a única altura do dia disponível para o treino, mas poderá o exercício físico tardio prejudicar o sono? Se tens o estômago a abarrotar com bebidas pré-treino cheias de cafeína, é bem possível que sim. No entanto, um novo estudo traz boas notícias para quem treina antes de ir para a cama.

Doze homens participaram num estudo no decorrer do qual realizavam ou uma sessão de treino cardiovascular, ou com pesos, ou de repouso, 90 minutos antes de se deitarem, registando-se depois quanto tempo demoravam a adormecer, assim como a duração do sono como um todo, do sono de ondas lentas e do sono REM.

Os resultados mostraram que o exercício moderado não tinha qualquer impacto na qualidade do sono. Portanto, podes treinar tão tarde quanto queiras – assim há menos distrações, em qualquer caso.

 

Mensagem Final

Quer decidas experimentar por ti as conclusões da investigação científica mais recente ou não, é importante não encarar nenhum estudo como uma verdade absoluta ou final. Desfruta da tua sauna, mas sem esperar, é claro, milagres; e, se o #fitspo de facto te inspira, força nessas incursões ao Insta!

 

 

Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra Subscreve já, clicando aqui!Traduzido por Hermano Moura

Evangeline tem uma larga experiência em desportos de competição desde tenra idade. Por exemplo, a sua experiência como instrutora de vela RYA ensinou-lhe o quão importante é cuidar da sua alimentação para um rendimento de topo em desportos extremos e de endurance. Este foco na alimentação permitiu-lhe atingir o estatuto de capitã da equipa olímpica do Reino Unido e treinar a equipa da sua universidade.

Nos seus tempos livres, a Evangeline adora correr maratonas. Ao fim de semana irás encontrá-la a fazer desportos aquáticos ou escalada. Ao anoitecer opta por sessões de treino de alta intensidade ou um treino de squats antes de comer uma bela refeição picante com muitas verduras - yum!

Descobre mais da experiência da Evangeline aqui.

myprotein