Ir para o conteúdo principal
Treino

Sem Paciência Para Treinar? | Como Recuperar A Motivação

Sem Paciência Para Treinar? | Como Recuperar A Motivação
Evangeline Howarth
Escritor4 anos Atrás
Ver o perfil de Evangeline Howarth

Se paraste de treinar durante este período, não és um caso único. A televisão, a rotina alterada, o stress… há demasiadas coisas que nos desviam do rumo. Mas queremos que uma injeção de adrenalina dê um novo arranque à tua motivação e te ponha ao teu melhor nível – quer dentro, quer fora do ginásio.

Não se trata de determinação ou de simplesmente querer; e a razão por que não estás a treinar não é preguiça, ou fraqueza.

Há coisas que influenciam o nosso comportamento sem que disso tenhamos, muitas vezes, consciência, mas isso não significa que estejam fora do nosso controlo. Na verdade, felizmente, fazem com toda a probabilidade parte das coisas que é possível, através da consciencialização e ação, transformar. E isto não é válido apenas para o exercício – são aplicáveis a qualquer área da nossa vida.

Portanto, vamos ver como reacender a motivação para voltar ao regime de treino e a praticar exercício.

 

Identificar momentos cruciais

Todos conhecemos esses momentos – o segundo em que optamos pela televisão em vez de ir treinar.

Reconhecer estes momentos é o primeiro passo para dar o arranque à rotina de treino, porque, quando consegues identificá-los, podes tentar compreender a razão por que tomas essas decisões.

Descobre os momentos-chave em que decides não ir treinar e toma consciência deles. Nessas ocasiões, pensa nos teus objetivos. Pensar em termos do sucesso e satisfação a longo prazo em vez dos pequenos prazeres fugazes vai ajudar-te a tomar decisões melhores. Recorda o teu objetivo, situa-o no momento e deixa-o orientar-te para o rumo certo.

É muito mais provável que tomemos a decisão acertada quando a conseguimos relacionar com uma meta futura, portanto, esta prática é importante. E, por muito que não venha qualquer mal ao mundo se nos esquivarmos a um treino de vez em quando, lembra-te sempre que a consistência é a chave para o sucesso.

 

Muda o teu diálogo interior

Quando queremos mudar um hábito, a primeira coisa para que devemos olhar é para a nossa própria mente. Um fator determinante é o diálogo interior – o que nos dizemos na privacidade dos nossos pensamentos no dia a dia – porque a forma como pensamos muda a forma como nos comportamos e vemos a realidade.

Isto pode relacionar-se com o motivo por que não consegues sair do sofá para ir fazer agachamentos. Dizermo-nos que não nos apetece, que não vale a pena porque não temos o equipamento ideal, ou que não queremos – são exemplos de como nos focamos em desculpas para não o fazer.

Em vez disso, tenta cultivar pensamentos positivos na tua mente. Pensamentos que te encorajem a sair do sofá para fazer exercício. No que toca a encontrar motivação, as coisas que fazem parte dos nossos monólogos privados são um dos fatores essenciais, mas não podem ser-nos dadas do exterior – só podem partir de ti.

 

As nossas influências fazem parte de nós

As pessoas que nos rodeiam influenciam-nos, ainda que isso nos possa passar despercebido: quando estás prestes a ir fazer abdominais, a tua cara-metade quer ver televisão contigo; e como podes dizer "não"?

Bem, não precisas de dizer "não", mas podes identificar as formas como as pessoas te afastam dos teus objetivos e reorientá-las de modo a ajudarem-te.

Pergunta-lhes se não querem acompanhar-te num treino, ou usa de completa sinceridade: diz-lhes que, em vez de ver televisão, preferirias ir fazer exercício. Explica que é algo que gostarias de fazer e que a sua companhia seria bem-vinda.

Se não for possível, não é grave, mas tenta fazer com que as outras pessoas sejam um fator positivo para as tuas metas. Tenta convencê-las, por exemplo, a acompanharem-te numa dieta saudável. Ter pessoas no teu círculo imediato que contribuam para os teus propósitos, e não contra eles, é uma ajuda para o sucesso.

Dizem que somos a soma das cinco pessoas com quem passamos mais tempo, e isso é ainda mais verdade se passamos o dia inteiro com essas pessoas, por isso, trabalha em equipa com elas em aspetos de que todos possam beneficiar.

 

Presta atenção ao teu ambiente

A terceira coisa que nos influencia é o ambiente. Talvez a tua situação laboral ou em casa te esteja a impedir de treinar. Talvez não tenhas um lugar adequado para fazer exercício. Talvez tenhas sempre pacotes de bolachas no armário e não consigas parar de os comer.

Por isso, analisa as tuas proximidades. Tens o telefone por perto para quando o tédio ataca? A televisão distrai-te dos treinos?

Estas são pequenas coisas que têm um efeito poderoso, e podem estar a contribuir para que não consigas melhorar os teus hábitos.

Uma lista é uma forma poderosa de reorganizar a rotina. Escreve uma lista de exercícios que queres fazer todos os dias e marca-a conforme os vais fazendo. Se olhares para a lista e vires o que ainda te falta fazer, vais ter mais vontade de a completar. Escrever em papel é mais eficaz que no telefone, porque o papel passa a fazer parte do teu ambiente físico.

Mudar o nosso ambiente de maneiras subtis como esta pode afetar-nos mais do que pensamos, por isso não deixes de experimentar.

 

Encontra a melhor solução para ti

De um modo geral, experimenta para descobrir o que funciona melhor para ti. Identifica momentos cruciais e tenta alterar diversos fatores para ver o que funciona, e vai continuando a experimentar ao longo do percurso. Não há nada que vá funcionar para 100% das pessoas, mas, se encontrares a fórmula certa para ti, os teus sucessos vão multiplicar-se.

O que é mais importante, lembra-te de teres expectativas razoáveis e não seres exageradamente exigente contigo. Estes últimos meses foram duros com toda a gente, por isso, o mais importante é manteres uma disposição positiva.

   Mensagem Final

Há diversas coisas que podem estar a exercer uma influência negativa em ti e a fazer com que não tenhas vontade de treinar, o que é normal. Não se trata de preguiça – estás simplesmente a deixar-te cair no tipo de desculpas em que todos nós caímos por vezes.

Lembra-te apenas que, se mudares o teu diálogo interior, a forma como os teus amigos e família te influenciam e o teu ambiente, podes reacender a tua motivação, voltar a treinar com empenho, melhorar o teu bem-estar mental e atingir as tuas metas de fitness.

 

 

Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!

Traduzido por Hermano Moura

 

Evangeline tem uma larga experiência em desportos de competição desde tenra idade. Por exemplo, a sua experiência como instrutora de vela RYA ensinou-lhe o quão importante é cuidar da sua alimentação para um rendimento de topo em desportos extremos e de endurance. Este foco na alimentação permitiu-lhe atingir o estatuto de capitã da equipa olímpica do Reino Unido e treinar a equipa da sua universidade.

Nos seus tempos livres, a Evangeline adora correr maratonas. Ao fim de semana irás encontrá-la a fazer desportos aquáticos ou escalada. Ao anoitecer opta por sessões de treino de alta intensidade ou um treino de squats antes de comer uma bela refeição picante com muitas verduras - yum!

Descobre mais da experiência da Evangeline aqui.

myprotein