O nosso corpo é um organismo altamente desenvolvido com uma enorme capacidade de adaptação, e isso pode ser mau quando falamos em treino. Isto significa que um treino muito pesado pode vir a tornar-se algo a que o nosso corpo se adapta rapidamente, cessando assim a continuação de bons resultados.
Isto é o que chamamos de atingir um plateau. É uma barreira que estagna o nosso progresso. No entanto existem forma de quebrar este problema, e mesmo evitá-los por completo.
Atingir uma barreira significa que tiraste todo o partido do que tem estado a fazer, mas já não há muito mais por onde beneficiar. Por norma, se mantens um treino/regime, o teu plateau surge perto das 6 a 12 semanas de repetição. Ou seja, deves estar 100% focado naquilo que estás a fazer durante esse período, e após isso passar para outro objectivo. É importante ter em mente que quanto mais evoluis, mais lento começará a ser o teu progresso. Quer estejas a ganhar massa muscular, perder peso ou busques um bem estar geral, a tua capacidade de evoluir irá reduzir ao longo do tempo.
Se estás 10kg acima do peso, é muito mais fácil perderes os primeiros quilos, que os últimos 2kg. Da mesma forma, subires de 70kg para 100kg no supino, é muito mais fácil que subires dos 100kg para os 130kg. O teu plano deve-se adaptar a isto, deves ser bem realista.
O primeiro truque é para aqueles que trabalham apenas a estética. Se estiveste em bulk, faz uma fase de seca, e o contrário também se aplica. A mudança nos estímulos no corpo vai trazer bons resultados. Procura não perder muita força e resistência numa fase de seca, pois tu queres voltar à tua fase de bulk o mais forte possível. Não te sintas na obrigação de o fazer, mas procura ficar o mais próximo possível.
Muda a tua forma de treinar. Isto funciona com todos, não interessa o teu objectivo. Queres estejas a treinar para um corta mato, para sprints ou puramente hipertrofia. Muda a forma de levantar o peso, a forma de correr, e isso vai aumentar a tua progressão.
A partir do momento que sentes uma estagnação, que os teus progressos pararam, muda. Seja ao fim de 4, 8 ou 12 semanas. Alterna entre treinares pesado, repetições mais altas, treinos mais intensos, etc.
Um outro truque simples é olhares para factores como a tua dieta, suplementação e descanso. Tens também a motivação, o stress e o foco. A dieta e a suplementação são fáceis de contornar. Procura ajuda de nutricionistas e treinadores experientes.
Quando o problema está relacionado com o sono e o descanso, as coisas podem-se tornar mais complicadas. Procura organizar a tua rotina de forma a teres mais tempo de descanso. Foge de estimulantes e de exercício físico intenso próximo à hora de sono.