É frequente ouvirmos alguém afirmar que está a tentar perder gordura numa área específica do corpo com algum tipo de exercício ou suplemento. Vamos desde já catalogar estes projetos, embora compreensíveis, como equivocados: muito simplesmente, não é possível reduzir a gordura numa dada área, especialmente os abdominais. Não é biologicamente viável.
O PT da Myprotein Chris Broomhead está connosco para nos guiar no tema da gordura corporal, desfazer todos os mitos e dar-nos a informação necessária para o sucesso na perda de peso. Não há motivo para desperdiçarmos o nosso tempo com ideias que não resultam quando podemos usar as nossas energias de uma forma eficaz. Por isso, Chris vai abordar os pontos principais que indicam o rumo certo a seguir.
4 mitos da perda de gordura
Mito 1: os exercícios de abdominais ajudam a queimar gordura
Embora os abdominais nos ajudem a desenvolver um “six-pack” e a fortalecer o core, não vão necessariamente ajudar a queimar gordura na barriga. Tristemente.
É verdade que fazer exercício de qualquer tipo ajuda a queimar gordura, mas estamos aqui a falar de perder especificamente gordura abdominal. Fazer milhares de abdominais não vai queimar gordura desproporcionalmente na área abdominal.
Os abdominais vão tornar-se mais desenvolvidos e fortes se os trabalharmos. Mas para se notarem, a percentagem de gordura corporal deve ser muito baixa, pelo que é necessário perder gordura em todo o corpo. Devemos focar-nos em treinar o corpo no geral de um modo equilibrado, gastando energia, para os abdominais ficarem mais definidos.
Mito 2: os hidratos de carbono são o alvo a abater
Temos repetido frequentemente uma ideia central nos nossos artigos: perder gordura e perder peso resume-se a um défice calórico. Dentro dessa lógica, reduzir o consumo de hidratos de carbono pode resultar num défice calórico e, em consequência, ajudar-nos a perder gordura. Mas a questão não são os hidratos de carbono em si. Os hidratos de carbono não são nossos inimigos.
De facto, este macronutriente pode até ajudar-nos a perder gordura… embora isto possa parecer contraintuitivo. Os hidratos de carbono proporcionam-nos a energia necessária para alimentar os músculos durante os treinos. E quando treinamos, estamos a perder gordura e a desenvolver massa muscular, pelo que, sem hidratos de carbono, não estaríamos ao nosso melhor nível.
Devemos ter sobretudo atenção ao tipo de hidrato de carbono. Devemos reduzir a quantidade de hidratos refinados na nossa alimentação e optar antes pelo arroz e pelas batatas. Não há razão para queixas aqui. Este tipo de hidratos de carbono enche-nos mais, pelo que poderemos reduzir nos snacks ou nos tamanhos das porções, tornando mais fácil atingir um défice calórico e emagrecer.
Mito 3: precisamos de cortar as gorduras da alimentação para emagrecer
Ganhamos gordura devido a um excesso de energia não utilizada. Para a perder, precisamos de um défice de energia, isto é, de menos calorias. Para isso, precisamos de reduzir a quantidade que ingerimos, mas isto não implica cortar as gorduras. Algumas gorduras são essenciais e são precisas para uma alimentação saudável, por exemplo:
- Azeite
- Manteigas de nozes
- Abacates
- Peixes oleosos
Mito 4: devemos focar-nos apenas no cardio para perder gordura
O treino cardiovascular tem a sua utilidade, mas não tem de ser o recurso por excelência. Há um número limitado de calorias que conseguimos queimar antes de ficarmos sem energia, pelo que o objetivo deveria ser movermo-nos o mais possível durante o dia. Aulas no ginásio, treino com pesos e passos em caminhada queimam calorias. A questão é mexer o corpo o mais possível, ir pelas escadas em vez de usar o elevador, estacionar mais longe quando vamos a algum lugar – não precisamos de nos fixar exclusivamente no cardio.
Mensagem final
Quando não souberes porque não estás a perder peso depois de teres reduzido nos hidratos de carbono, revisita este artigo e relembra-te de que os hidratos e a gordura não são os inimigos, tal como o cardio não é o nosso único amigo.
E não é de todo possível treinar especificamente para perder gordura na barriga. A verdade é frustrante, mas é preferível conhecê-la a ter expectativas que não se poderão concretizar.
Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!