Problemas pós treino
Por vezes quando tiras uma pausa grande da tua rotina de treino é normal que após regressares percas peso, mas ao mesmo tempo te sintas um pouco flácido. Mas porque é que isto acontece?
Não é uma questão de genética ou sorte, mas sim o resultados da falta de treino cardiovascular, falta de treino do core e da musculatura em si, e claro, a um balanço calórico errado.
Se entraste numa vida muito sedentária, e perdeste a tua rotina activa, então é bem provável que a tua definição e massa muscular tenham mudado, depende de quanto tempo estiveste longe da tua vida activa. Inchar os músculos é como encher um balão. Quando fazes algumas séries, os músculos atingidos vão endurecer e inchar nos culturistas, pois o sangue vai fluir para lá tornando-os maiores.
Se estavas a habituado a um treino de tonificação e de repente perdeste essa rotina, os teus músculos não serão tão recrutados como antes, e vão perder volume. O azar é que a massa que perdeste não é a pretendida, e se fizeste cardio também não queimaste as calorias que deverias. Isto significa que ganhaste gordura.
O problema
O que acontece é que quando voltas ao ginásio os teus músculos voltam a ser treinados e estimulados. Enquanto estás a treinar, os teus músculos estão a ser trabalhados e a serem desidratados, e esta combinação pode fazer-te parecer tonificado rapidamente, mas em poucas horas vais parecer mais flácido.
Os teus músculos incharam, mas o excesso de gordura manteve-se. É preciso paciência. Um físico bem trabalhado não acontece da noite para o dia.
Dieta
Vamos começar pela dieta porque é um erro comum muitos de vocês entrarem numa dieta muito baixa em calorias e nutrientes. Os teus músculos precisam de proteína para recuperar, e o teu corpo precisa de todos os outros nutrientes para funcionar. Caso contrário é como quereres andar num carro sem combustível. E claro, ainda vais parecer mais flácido.
Cardio
Modera o cardio inicialmente. Excesso de cardio vai-te fazer parecer flácido e com um ar debilitado. Começa com 15 minutos após o treino, e vai aumentando gradualmente.
Treino
Se estás a começar faz treinos em que trabalhes o teu corpo por inteiro. Não procures isolar músculos se és iniciado. Aposta em movimentos compostos, que recrutem vários músculos ao mesmo tempo e progride nesses exercícios, pois eles serão a tua base daqui para a frente.