O Sono, a atividade dormir, constitui uma necessidade básica diária, um estado natural cíclico e reversível, essencial ao bem-estar e diretamente relacionada e influenciadora do bom humor, motivação e boa saúde.
Hoje em dia, são vários os estudos feitos e desenvolvidos no âmbito da qualidade do sono.
A própria Organização Mundial de Saúde (OMS) tem desenvolvido dezenas de estudos, que comprovam a importância do sono, como parte fundamental do estado de saúde individual.
A grande maioria dos estudos feitos pela OMS aponta para uma percentagem de cerca de 40% da população mundial com problemas no padrão do sono, sem número de horas definido como ideal, já que o recomendado é completamente individual.
Alguns precisam de apenas umas 5 ou 6 horas enquanto outros irão precisar de 8 ou 9 horas.
A qualidade do sono não está diretamente relacionada com o número de horas de sono, ou seja, podes dormir até 9 horas mas ficares com a sensação que estás ainda mais cansado.
E porque é que isto acontece? Basicamente porque dessas 9 horas, poucas foram aquelas em que atingiste o sono profundo, onde existe uma libertação hormonal e recuperação física.
A qualidade do sono é tão ou mais importante que a quantidade, já que um sono de qualidade vai-te permitir uma melhoria na concentração, disposição, concentração e cada vez mais encontramos correlação direta com a perda de peso.
Noites com pouco descanso originam dias de muita fome emocional.
E como podes melhorar a qualidade do sono?
Se a maioria das vezes, é difícil melhorar o número de horas disponíveis para dormir, quer pelo trabalho, casa, filhos, etc. A qualidade do sono pode ser melhorada através da prática de exercício físico, pela indução do relaxamento e necessidade de reposição de energia.
A prática de exercício físico diário, de pelo menos 30 minutos foi considerada pelo American Sleep Disorders Association, como uma das intervenções não farmacológicas mais eficientes para a melhoria da qualidade do sono.
Para além disso, torna-se num ciclo, em que quem treina, dorme melhor e por dormir melhor, treina ainda mais e melhor, com consequente obtenção de resultados positivos e satisfatórios. Daqui advém a tríade alimentação, treino e descanso.
São vários os estudos publicados na Mental Health and Physical Activity sobre a prática de exercício físico. Segundo a OMS, a quantidade de exercício físico recomendado são 150 minutos semanais, o que correlacionado com estudos publicados, leva a uma melhoria de 65% na qualidade do sono.
Mas os resultados não ficam por aqui! Se praticares 150 minutos de exercício físico por semana, cerca de 30 minutos por dia, o teu sono vai melhorar em mais de 50%. Entende aqui exercício físico, como qualquer atividade que te aumente a frequência cardíaca e consequentemente o metabolismo.
Os principais motivos da dificuldade em iniciar e de manter o sono são os elevados níveis de agitação antes de dormir. Atualmente os estudos mostram que realizar uma atividade durante cerca de 50 minutos, como uma caminhada, pode ajudar.
Segundo um estudo publicado em 2017, foram observadas reduções no tempo para o início do sono em 54% e no aumento do sono profundo para 64%.
A investigação relativamente aos benefícios da prática de exercício físico na melhoria da qualidade do sono tem sido bastante e continua a ser.
Ofertas e promoções exclusivas
https://www.researchgate.net/profile/Renato_Bigliazzi2/publication/322777572_Efeito_da_atividade_fisica_na_qualidade_do_sono_e_qualidade_de_vida_revisao_sistematizada/links/5a7463beaca2720bc0dcf9b0/Efeito-da-atividade-fisica-na-qualidade-do-sono-e-qualidad