Quando falamos ou pensamos em praticar exercício físico, a primeira visão que te ocorre é movimentar músculos, exercitar o corpo.
É verdade, é isso que acontece, regra geral. Mas a prática de exercício físico vai muito mais além.
O exercício físico estimula o teu sistema músculo-esquelético, mas também fortalece a tua capacidade ventilatória e outros aspetos do teu organismo.
Todos os tipos de exercícios cardiovasculares, vão melhorar a tua capacidade de ventilação, ou seja, os teus pulmões vão conseguir expandir muito mais facilmente, quer pela adaptação respiratória quer pelo fortalecimento dos músculos respiratórios.
E, não te preocupes se ao início sentires que ficas muito cansado, porque isso é perfeitamente normal e ao fim de alguns treinos, tens uma melhora significativa.
Como o nosso organismo é uma máquina perfeita, ao melhorar esta capacidade respiratória, o teu coração vai conseguir bombear o sangue mais facilmente, com menor esforço e consequentemente o oxigénio para todo o corpo, o que por sua vez ainda vai melhorar mais a capacidade pulmonar. E sempre assim, em ciclo e cada vez mais saudável.
Assim, consegues sempre dar mais um pouco a cada dia e consegues queimar ainda mais calorias, diminuindo o excesso de peso sempre que este existir.
O exercício físico cardiovascular para além de aumentar a tua capacidade muscular, permite que percas gordura durante e depois da atividade, porque mesmo depois de teres terminado, o corpo continua a queimar calorias, fortalecendo o coração e os pulmões para conseguirem dar resposta às necessidades musculares ativas.
Para combater essas necessidades musculares, os músculos precisam de mais oxigénio, proporcionado pela melhoria da capacidade do teu coração e pulmões, para ajudar na eliminação do calor e dos produtos resultantes do metabolismo, como o dióxido de carbono e o ácido láctico.
O exercício cardiovascular melhora o funcionamento do corpo como um todo, com benefícios diretos no aumento da resistência física.
Repara que para obteres estes benefícios não precisas de passar horas a fazer exercício físico.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda a prática de 150 minutos de exercício por semana, cerca de 30 minutos por dia, de atividades que favorecem o sistema cardiovascular, como caminhada, bicicleta, natação, corrida, musculação ou aulas de grupo.
Mas os benefícios vão muito mais além... De acordo com um estudo publicado no Jornal of Sexual Medicine, a prática de exercícios melhora o estado físico e psíquico, e melhora a atividade sexual.
Em termos fisiológicos, a atividade física proporciona um aumento na produção de endorfina pelo organismo. A endorfina é uma hormona responsável pela sensação de bem-estar, cujo crescimento implica um aumento do fluxo sanguíneo. Ao aumentar o fluxo sanguíneo do organismo, a prática de exercício físico melhora a circulação sanguínea nos órgãos sexuais e contribuiu para melhorar a atividade sexual tanto em homens como em mulheres.
O próprio desempenho sexual é influenciado em termos físicos pela prática de atividades físicas, como a musculação ou outras porque para além de contribuir para a obtenção de um corpo esteticamente bonito, vai permitir a tonificação da área perineal e melhorar o desempenho sexual.
Na mesma linha o próprio ato sexual é um exercício, exige energia, diretamente proporcional a uma boa circulação e fortalecimento muscular.
Existem alguns estudos e cada vez temos mais fundamentação científica neste âmbito, que comprovam que fazer exercício físico, cardiovascular ou não, três vezes ou mais por semana, permite uma melhoria significativa na qualidade das tuas relações, tanto ao nível da vontade como do prazer.