Todos sabemos dos enormes benefícios que o exercício físico traz para a nossa saúde, sendo recomendado por especialistas de diversas áreas médicas, incluindo as que se aplicam à mente.
Movimentar o corpo também aumenta a autoestima, sendo as atividades físicas um recurso importante para manter o equilíbrio emocional.
A prática de exercício físico melhora a memória, diminui a insegurança e a agitação.
Praticar exercício, por si só, é excelente para a saúde do organismo, mas os ganhos de quem deixa o sedentarismo são maiores ainda e geram impactos não só na estética mas no bem-estar geral.
A saúde melhora e os benefícios expandem-se ao resto do corpo. Ao praticar exercício físico o afluxo de sangue no cérebro aumenta, melhorando os níveis de substâncias responsáveis pelas sensações de bem-estar, e a capacidade de lidar com os problemas fica melhor.
A relação entre atividade física e a autoestima
Além dos fatores químicos do cérebro, como o aumento dos níveis de serotonina (neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e outras) e o aumento do aporte de sangue, praticar exercício físico com regularidade pode ajudar, e até mesmo eliminar, alguns problemas que podem diminuir a tua autoestima, como a falta de segurança, a dificuldade de lidar com as relações pessoais, etc...
A prática de exercício pode resolver problemas emocionais distintos.
Fica com dicas e ofertas exclusivas
A dificuldade em se relacionar com outras pessoas, pode ser “combatida” com atividades que envolvam uma equipa/um grupo... A falta de confiança em si mesmo diminui com a prática de desportos que exijam/envolvam desafios.
Os problemas de imagem, como sentir-se com peso a mais, podem ser ultrapassados com exercícios que queimem mais calorias.
Os idosos que começam a perder a coordenação motora e a dar sinais de patologias do foro mental, estando dependentes de químicos para retardar o processo de perda de autonomia, também beneficiam e muito da prática de exercício físico, sendo recomendado que o façam desde muito cedo por forma a retardar a doença e a dependência de terceiros.
Para manter o corpo em forma, a mente mais saudável e “esperta”, esta faixa etária deve realizar exercícios aeróbicos (bicicleta, correr, nadar, caminhar ou dançar) e assim aumentar a sua esperança média de vida com mais qualidade.
Está à espera de quê? O exercício físico só trás vantagens para a tua vida.