A maioria de nós está preocupada em conseguir um corpo com menos gordura, mais definido. Um aspecto físico que combine alguma massa muscular, e uma baixa percentagem de gordura corporal. Um homem que tenha cerca de 12% de bf (body fat = gordura corporal), já terá alguma definição na área abdominal.
Com 10% de gordura o "six pack" já começa a ser visível, e com menos de 8% de gordura estamos a falar de pessoas com alta definição, por norma ligados ao culturismo. No caso das mulheres uma percentagem de gordura na ordem dos 20/22 já é considerado um corpo em boa forma, enquanto 15/17% é um corpo já definido. Uma bf de cerca de 10/12% já falamos de um aspecto muito definido e atlético.
Sejam quais forem os teus objectivos físicos, conheceres a tua percentagem de gordura corporal é uma excelente forma de saberes se estás no caminho certo para o teu resultado final.
A melhor forma de medir a gordura
Existem vários métodos científicos, feitos em laboratório para conseguirmos alta precisão na medidas, como o DEXA, o peso hidrostático e Bod Pod. No entanto estão longe de serem práticos e acessíveis a qualquer pessoa.
Vamos de seguida apresentar-vos os métodos mais comuns para medir a gordura, e que por norma estão presentes em qualquer ginásio.
#1 Balanças/Bioimpedância
A maioria de nós já viu ou pelo menos já ouviu falar destas balanças, e certamente se perguntou se estes aparelhos são mesmo precisos.
Esta é uma das formas mais simples de analisar a composição corporal, e funciona através do envio de um sinal eléctrico muito baixo pelo corpo.
Os tipos de aparelhos de bioimpedância são constituídos por simples balanças, aparelhos para as mãos, e outros que são uma mistura dos dois.
Ao medirmos a velocidade com que o sinal eléctrico atravessa as diferentes partes do corpo (gordura e músculo), o aparelho consegue estimar a percentagem de gordura. O problema é que o aparelho pode falhar a medição com facilidade dependendo do nível de hidratação da pessoa, quantidade alimentos ingeridos ou até a temperatura da pele.
A leitura que estes aparelhos nos dão pode ser útil para controlar a composição corporal, mas idealmente devemos procurar fazer várias medidas ao longo do dia para tentar minimizar o erro.
#2 Adipómetros
Este é o método que melhores resultados nos vai oferecer. Basta a ajuda de um amigo, e teremos uma
boa noção da nossa quantidade de gordura corporal.De uma forma simples, o adipómetro vai medir a espessura da nossa gordura subcutânea, ao ser colocado de forma precisa em vários pontos do nosso corpo.
Os locais para medida variam com o método utilizado, mas por norma são tiradas 3 a 7 pregas de pelo. Os resultados são colocados numa equação e desta forma teremos a quantidade gordura calculada.
#3 Através de fotos e medições
Uma forma muito prática e acessível de "medir" a composição corporal é através de medições (de pontos que queiramos ver mudados), e com fotos de antes e depois.
Não as melhores formas para estimar a percentagem de gordura, mas são excelentes para medir o nosso progresso.
Tira uma foto de frente, e outra de lado e guarda-a. 6 a 10 semanas depois volta a tirar as mesmas fotos, no mesmo local e com a mesma luz. Avalia se vês diferenças, e se tens áreas que evoluíram, e outras que precisem de mais trabalho.
Também podes optar por medir um ponto específico do teu corpo, como a cintura ou os braços. E a partir daí vais monitorizando o teu progresso.
Conclusão
O método mais simples e prático de medir a tua evolução passa por fotos e a fita métrica. Com estes dois pontos vais ter tudo sob controlo. No caso de quereres ter um valor concreto, opta pelo adipómetro. É uma forma eficaz de conheceres a tua percentagem de gordura.