O que é a ginástica laboral?
Aos poucos está a surgir uma nova forma de praticar desporto, a ginástica laboral. E em que consiste isto? De uma forma simples não é nada mais do que realizar exercícios simples no espaço onde trabalhamos, por norma mais em escritórios, onde o trabalho é por norma bastante sedentário, sem grandes movimentos e quase sempre sentado.
A ginástica laboral aproveita o espaço e acessórios que encontramos num ginásio para trabalhar os diferentes músculos do nosso corpo, e assim ganhamos tempo no nosso dia para podermos fazer outras coisas após o trabalho que não sejam treinar.
Exercícios
#1 Fundos
Coloca-te na frente de uma cadeira (sem rodas), com os braços apoiados como na primeira imagem. Dobra os cotovelos e baixa-te até fazeres um ângulos aproximado de 90º. De seguida sobe volta à posição inicial. Faz 20 repetições.
#2 Elevação das pernas
Senta-te um pouco à frente numa cadeira (sem rodas). Levanta e mantém uma perna esticada. Essa perna vai fazer pequenos movimentos para cima e para baixo, sempre esticada. Completa 15 a 20 repetições. Troca de lado.
#3 Agachamentos na ponta dos pés
Forma um V com os teus pés juntando os calcanhares. Apoia-te numa mesa como vês na foto abaixo. Baixa o teu corpo o máximo possível enquanto conseguires manter as costas rectas. Depois sobe o teu corpo, mas apenas até as tuas ancas atingirem a altura dos joelhos. Repete 15 a 20 vezes.
#4 Agachamento de pernas afastadas
Apoia uma mão numa extremidade de uma mesa, e afasta os teus pés até ficares numa posição de bailarina. Baixa o teu corpo até ao nível dos joelhos, e partir daí faz o movimento. Desde 3-4cm, e sobe os mesmo 3-4cm. Repete 30 a 60 vezes.
Exercício #5: parede invisível
Encosta-te a uma parede até teres as tuas ancas ao mesmo nível dos teus joelhos e a fazerem um ângulo de 90º. Mantém essa posição entre 30 a 60 segundos.
Exercício #6: flexões contra a parede
Coloca-te de frente para uma parede com algum afastamento. Inclina-te e encosta-te à parede, apoiando-te com as mãos um pouco mais afastadas que a largura dos ombros. Dobra os cotovelos, e faz o movimento de uma flexão de braços convencional, mas agora contra a parede. Faz 20 repetições.
Conclusão
Mesmo um escritório é um espaço onde é possível te mexeres, e praticares alguma ginástica como podes ver aqui. Reserva alguns minutos para realizares estes exercícios durante o teu dia de trabalho. Não os precisas de fazer de uma única vez, podes ir fazendo durante o dia sempre que tiveres oportunidade.