A fita kinésio é uma técnica que utiliza uma tape elástica, bidirecional e adesiva sobre a pele, gerando um mecanismo de tensão muscular vs. comprimento sobre a mesma.
Estas características irão facilitar e acelerar o processo de regeneração tecidular do organismo, dando suporte e apoio aos músculos, tendões, ligamentos e articulações, sem restringir o seu movimento, promovendo um funcionamento normal e natural das estruturas a regenerar.
Esta técnica, por si só, não é 100% curativa, mas é uma excelente ferramenta ao tratamento convencional, pois os seus efeitos prolongam os resultados do tratamento.
Tal permite que os benefícios terapêuticos ganhos se mantenham ao longo dos dias, ou até ao próximo tratamento.
Para que serve a fita kinésio?
A sua versatilidade tornou a fita kinésio num método bastante em voga, pois a mesma permite tratar uma diversidade de problemas corporais, desde disfunções músculoesqueléticas, neuromusculares, neurológicas, ou até mesmo linfáticas, etc.
A atuação da fita assenta sobre cinco sistemas fisiológicos corporais e respetivos recetores.
Em primeiro pelo sistema tegumentar, pois é sempre sobre ele que vai ser colocada, mas também sobre os sistemas fascial, muscular, articular e circulatório/linfático, tendo efeitos diferentes em cada um destes sistemas.
A aplicação correta da fita kinésio, numa situação traumática muscular ou músculo-esquelética aguda, permitirá obter um grande resultado na redução dos sinais e sintomas inerentes à situação.
Por exemplo, na redução do edema, do hematoma e diminuição da dor nos segmentos afetados.
Muito sucintamente, isto deve-se ao facto do processo de cicatrização e dor causada, gerarem uma pressão adicional nos recetores sensoriais e neurológicos.
Aqui, as características da fita, através do seu método de aplicação e das suas “estrias”, irão gerar um alívio sobre o tecido cutâneo e subcutâneo, elevando a pele, descomprimindo a região.
Esta ação mecânica tecidular cria um aumento do afluxo de sangue ao local, permitindo que o sistema linfático flua mais facilmente e de uma forma regular.
Como atua?
Este tipo de fita alivia a tensão e a dor e pode ser utilizada até cinco dias, uma vez que é resistente e à prova de água, garantindo um efeito terapêutico contínuo e até ao seguinte tratamento, tornando-se económica, versátil e com excelentes resultados.
Em todo o caso de sentir sintomatologia adversa, tais como comichão, ardor, vermelhidão local, deve consultar imediatamente o profissional que lhe aplicou a fita.
Benefícios da fita kinésio
√ Correção da função muscular e sua normal função; √ Permite diminuir a tensão muscular ou potenciar a sua ação; √ Ativa e melhora o afluxo de sangue e linfa ao local; √ Reduz e absorve mais rapidamente edemas ou hematomas; √ Acelera processos cicatriciais e regenerativos tecidulares; √ Alivia a dor; √ Mantém o normal funcionamento das estruturas músculo-esqueléticas, sem afetar ou restringir o seu movimento; √ Diminui a tensão sobre as articulações afetadas; √ Tem efeitos psicológicos, na pós-recuperação, dando segurança, estabilidade e conforto ao movimento; √ Aumenta a propriocetividade através da ativação dos mecanorrecetores.
Efeitos no teu bem-estar
Muitos estudos sobre esta técnica e sua metodologia têm sido desenvolvidos ao longo dos anos, na reabilitação de lesões e sintomatologia álgica.
Neste ponto, o denominador comum é a demonstração da sua eficácia, quer em utilização isolada ou associada a restantes tratamentos, embora com melhores resultados, mais rápidos e eficazes quando usado como método coadjuvante ao tratamento.
A fita kinésio é um excelente método e apoio à reabilitação e regeneração de alguns processos fisiológicos, acelerando o processo cicatrizante.
Interessante também é comprovar os efeitos positivos, após algum tempo de aplicação, na promoção do alívio da dor devido à constante informação da correção e proprioceção articular, melhorando a sua biomecânica e fisiologia de movimento durante as atividades.
Além dos efeitos anteriormente descritos, a fita, pode também ter efeitos psicológicos, pois a sensação de conforto, segurança, estabilidade e facilidade no gesto mecânico do movimento permitem a um atleta ter uma maior estabilidade e equilíbrio emocional ao reiniciar atividade física pós lesão ou disfunção.
Conclusões
A fita kinésio é uma técnica de reabilitação projetada com a finalidade de facilitar o processo de cura e autoregeneração natural do corpo, dando apoio e estabilidade aos músculos, tendões e articulações, sem restringir por completo a sua amplitude de movimento.
Outras características interessantes da fita kinésio:- Capacidade, isolada ou em conjunto com outros tratamentos, de facilitar ou inibir a função muscular
- Manter o correto posicionamento articular
- Reduzir a dor e fornecer biofeedback propriocetivo, com vista à obtenção e manutenção de um correto alinhamento corporal, devido ao input propriocetivo provocado pela estimulação sensorial.
Esta técnica pode ser também amplamente explorada em diversas populações, que vão desde a pediatria à geriatria, passando pela gestação, tudo isto devido à sua segurança.
É aconselhado que as mesmas sejam aplicadas por profissionais credenciados e com formação complementar sobre esta técnica.
Porquê?
- Colocar fitas adesivas sem perceber o mecanismo da lesão, sem conhecer a anatomia e fisiologia envolvidas, sem um processo de raciocínio clínico sobre o que se está a aplicar, pode levar a resultados insatisfatórios.