A resposta é NÃO! Mas claro, para conseguires perder peso sem qualquer exercício físico regular precisas manipular muito bem a tua dieta, e assegurares um défice calórico.
Devido ao facto que vais precisar baixar as calorias, vais ter que saber o que fazer à proteína, aos hidratos de carbono e à gordura. Um bom começo será ter a proteína alta, pelo menos 2 gramas por quilo de peso corporal. Assim vais prevenir a quebra muscular ao máximo enquanto estás em défice calórico.
Quanto a hidratos de carbono e gordura, é algo mais pessoal, relacionado com o nosso estilo de vida, e claro, tentativa e erro.
Consumir os hidratos quando o nosso corpo precisa mais deles. Por exemplo, num dia sem actividade física, ingere hidratos de carbono complexos ao pequeno almoço, e assim estás a dar ao teu corpo um hidrato de absorção lenta para o dia todo. Depois mantém os hidratos no mínimo possível, e coloca gorduras saudáveis quando quiseres. Os frutos secos são sempre uma boa opção, e podem ser um excelente snack quando precisas de energia de libertação gradual.
Guarda parte das tuas calorias para mais tarde no dia. Um grande benefício de não quebrares o jejum logo cedo pela manhã, é que podes juntar mais as refeições, e isso mentalmente dá-te outra satisfação, mantendo sempre o défice calórico.
Quando praticas exercício físico, certifica-te que estás a abastecer correctamente o teu corpo com boas calorias. Por exemplo, ingeres uma boa parte das calorias perto da hora de treino. Como estás num défice calórico, se falhas na ingestão calórica próxima ao treino corres o risco de ter um treino muito pouco produtivo.
Com isto não quer dizer que tenhas e calcular todas as tuas calorias e macronutrientes. Mas claro que isso ajuda na perda de peso. Se não queres calcular as calorias não há problema, mas não te esqueças dos bons alimentos, e claro, observar muito bem a tua evolução no espelho. Se não estás a perder peso, come um pouco menos. Simples.
Vai a pé para o trabalho sempre que possível, ou na tua hora de almoço vai dar um volta pela rua. No fim do dia toda esta actividade é melhor do que estares sempre sentado. E claro, o bem estar que as caminhadas te vão proporcionar não têm preço. Vais-te sentir melhor mentalmente.
Opta pelas escadas em vez do elevador ou as escadas rolantes. Novamente deves procurar estar o mais activo fisicamente possível, mesmo sem fazeres exercício físico.
E sim, podes perfeitamente perder peso e gordura sem exercício físico regular, mas como sempre a dieta tem um papel fundamental nesse processo.
Queres mais motivação?
Subscreve aqui o nosso serviço de Whatsapp e alimenta ainda mais a tua ambição! ?