Ir para o conteúdo principal
Treino

Estudo: Exercício Para Compensar Horas À Secretária

Estudo: Exercício Para Compensar Horas À Secretária
Evangeline Howarth
Escritor3 anos Atrás
Ver o perfil de Evangeline Howarth

Trinta minutos de exercício todos os dias afastam-nos do médico, certo? Mas de acordo com uma nova investigação realizada pela Glasgow Caledonian University, esta recomendação de 30 minutos não se aplica a toda a gente. Na verdade, quem passa uma enorme quantidade de tempo na cadeira pode estar a privar-se por inteiro dos benefícios desses 30 minutos de exercício.

Mas, se estiveres a ler isto numa cadeira de escritório neste preciso momento, não é caso para entrar em pânico. Os investigadores também indicam o “remédio” para uma vida mais saudável e mais longa.

O Estudo

Este estudo, o maior sobre o tema, realizou-se ao longo de 4 anos. A equipa de investigadores usou a monitorização de atividade e uma técnica chamada “análise composicional” para determinar os efeitos de diferentes combinações de tipos de atividade (de leves, a vigorosas, ao sedentarismo) na mortalidade.1

Embora o estudo tenha determinado que a presente recomendação de 30 minutos diários de exercício reduz a mortalidade de algumas pessoas por até 80%, isto só se torna relevante para quem está em posição sentada menos de 7 horas por dia.

A mortalidade não é reduzida para quem está numa cadeira 11 a 12 horas por dia. Mesmo que se consiga fazer esses 30 minutos de exercício 5 dias por semana, sentar por esta quantidade de tempo pode estar a desfazer todo o trabalho árduo.

Então, o que funciona para quem se senta durante muito tempo todos os dias?

Que tipo de exercício devíamos estar a fazer?

O investigador principal, Sebastian Chastin, concluiu que “3 minutos de exercício moderado a vigoroso por hora sentada constituem o equilíbrio certo para nos ajudar a viver uma vida mais longa e mais saudável.”1

Adicionalmente, os investigadores enfatizam a importância de atividade física leve ao longo do dia. Aconselham a que nos movamos tanto quanto possível no tempo livre e a obter repouso de qualidade.

Os investigadores descobriram também algumas combinações específicas de atividade que associaram a uma redução de 30% nas taxas de mortalidade. Cada uma constitui um guia geral ao nível de exercício que devíamos estar a fazer em função do número de horas que passamos usualmente na cadeira.

Atividade leve refere-se, por exemplo, a caminhadas ou a trabalhos domésticos. Exercício indica atividade de moderada a vigorosa, como a corrida ou o levantamento de pesos.

1 - 

9,7 horas sentadas

3 minutos de exercício

6 horas de atividade leve

2 - 

10,3 horas sentadas

13 minutos de exercício

5,5 horas de atividade leve

3 -

11 horas sentadas

55 minutos de exercício

4 horas de atividade leve

 

Mensagem Final

As sugestões que concluem este estudo de larga escala indicam que a quantidade de atividade física leve é tão importante como o treino diário. A chave parece ser minimizar ao máximo os comportamentos sedentários. Portanto, dá um passeio na hora de almoço, faz alguns alongamentos antes do trabalho, ou mesmo alguns agachamentos enquanto a cafeteira está ao lume.

Também se conclui que não há uma abordagem universal ao fitness, e que deves descobrir o que funciona melhor para ti.

1. “Scientists discover world-first cocktail for a longer life”, 21st May, 2021, Glasgow Caledonian University, https://www.gcu.ac.uk/theuniversity/universitynews/2021-perfectcocktailforlongerlife/
2. “Physical activity recommendations for adults and older adults”, Gov.UK, https://assets.publishing.service.gov.uk/government/uploads/system/uploads/attachment_data/file/829884/3-physical-activity-for-adults-and-older-adults.pdf

Evangeline tem uma larga experiência em desportos de competição desde tenra idade. Por exemplo, a sua experiência como instrutora de vela RYA ensinou-lhe o quão importante é cuidar da sua alimentação para um rendimento de topo em desportos extremos e de endurance. Este foco na alimentação permitiu-lhe atingir o estatuto de capitã da equipa olímpica do Reino Unido e treinar a equipa da sua universidade.

Nos seus tempos livres, a Evangeline adora correr maratonas. Ao fim de semana irás encontrá-la a fazer desportos aquáticos ou escalada. Ao anoitecer opta por sessões de treino de alta intensidade ou um treino de squats antes de comer uma bela refeição picante com muitas verduras - yum!

Descobre mais da experiência da Evangeline aqui.

myprotein