Ir para o conteúdo principal
Treino

Estudo: Não precisamos de cardio para perder peso

Estudo: Não precisamos de cardio para perder peso
Monica Green
Escritor2 anos Atrás
Ver o perfil de Monica Green

O treino cardio: tu sabes como é. Dez minutos no StairMaster no fim do treino.

Poucas pessoas gostam, mas é uma parte importante da rotina, sobretudo para quem quer perder peso. Mas será que o é realmente?

Um novo estudo mostra que o treino com pesos também pode ser uma forma eficaz de perder gordura corporal, em combinação com uma alimentação apropriada.

Vamos olhar mais de perto para estes resultados para descobrir em que consistem e qual pode ser a sua significância para quem quer queimar gordura.

 

O estudo

Um grupo de investigadores da Edith Cowen University, na Austrália, e da Universidade de Caxias do Sul, no Brasil, uniram esforços para realizar este estudo.

Analisaram os dados de 4 184 participantes categorizados como tendo excesso de peso ou obesidade, presentes num conjunto de 116 estudos sobre a perda de peso. Dos 116 estudos, 23 focavam-se em adolescentes e crianças, 30 em jovens adultos, 38 em adultos de classe média e 25 em adultos mais velhos.

O treino com pesos foi o único método de perda de peso em quase metade dos estudos (49%). Outra parte substancial (45%) dos estudos usou uma combinação de treino com pesos e cardio, e o resto envolveu alguma combinação de treino com pesos, cardio e restrição de calorias.1

 

Os resultados

Os investigadores concluíram que uma combinação de treino com pesos e restrição de calorias é a estratégia mais eficaz para perder gordura corporal, e os participantes num plano deste tipo perderem uma média de 5kg de gordura.

Também foram observados resultados significativos derivados do treino com pesos isolado, assim como de métodos que conjugaram o treino com pesos com o cardio.

É interessante notar que os planos que conjugaram o treino com pesos e a redução de calorias tiveram resultados semelhantes aos que conjugaram o treino com pesos e o exercício aeróbico com redução de calorias.

Assim, o plano de perda de peso ideal poderá envolver uma dose reduzida de calorias e o treino com pesos. E também podemos sempre incluir o exercício aeróbico, se assim quisermos.

Os investigadores acreditam também que estes resultados mostram que o treino com pesos é uma opção eficaz para quem quer perder gordura mas tem dificuldades com treino de tipo cardio, o que pode acontecer particularmente no caso de pessoas com obesidade.

O investigador principal, Pedro Lopez, afirma:

“Este grupo pode sentir-se desconfortável com a ideia de 30 ou 40 minutos numa passadeira ou bicicleta… Podem magoar os joelhos, articulações, ligamentos e outras estruturas, porque em muitos dos exercício aeróbicos têm de carregar todo o peso do seu corpo.”

 

Mensagem final

Se queres perder alguma gordura corporal mas te aborreces facilmente na passadeira, não gostas de andar de bicicleta e tens pesadelos com a StairMaster, não há motivo para desespero – o cardio não é a única escolha.

Selecionar um par de halteres e fazer alguns exercícios com pesos é uma estratégia eficaz de perda de peso, quando combinada com um número reduzido de calorias.

 

Monica Green
Escritor
Ver o perfil de Monica Green
myprotein