Do treino, alimentação, dicas, segredos à parte mais importante - manter o foco nos objetivos.
Biografia
Apaixonada pelo estilo de vida saudável, treina seis dias por semana musculação, dorme todos os dias sete horas e só aos sábados se deita depois das 22:30...
Assim se faz uma atleta de alta competição!
Sempre acompanhada pelo Gonçalo, namorado e com quem fundou a Scoop By Scoop. Um projecto que inspira e ajuda todos os que queiram melhorar a sua saúde. Seja aparência, físico, alimentação, a Tatiana e o Gonçalo contagiam e guiam todos aqueles que os seguem.
O que te levou a participar numa das principais competições multidesportivas em Portugal?
No passado ano de 2016 deixei a federação inglesa para começar a competir em e por Portugal. Sou bodybuilder e esta foi a competição que escolhi para dar inicio às competições em território nacional.
Como fixas os objectivos e que objectivos tinhas?
O objetivo em competir está sempre relacionado com a vontade de ganhar disputando um título. O meu objetivo além de ganhar relaciona-se com a minha empatia com o público.
Quero cada vez mais mostrar aos meu seguidores de que somos capazes de ir mais além, de lutar pelo que sonhamos!
Sendo o fitness o meu estilo de vida e profissão em simultâneo, nada melhor que uma competição para, mais do que ganhar um troféu, poder mostrar aquilo que sou capaz de fazer com o meu corpo e provar de que a nossa cabeça é aquilo que nos permiteficar a meiode todo o processo, ou de o concluir com sucesso.
Como é criado um plano de preparação?
A preparação para uma competição tem muito a ver com o historial desportivo de cada pessoa. No meu caso em particular, comecei a preparação quatro meses antes de subir a palco.
E como evolui o teu plano de treino durante a preparação?
O meu plano de treino (musculação) em pouco ou nada se altera, o que realmente acrescento é o tempo de cardio.
A minha alimentação baseia-se sempre no mesmo tipo de alimentos, perante a resposta física (alterações corporais) as calorias também começam a diminuir, preferencialmente os hidratos de carbono e/ou gorduras.
Tudo depende da estratégia aplicada e da resposta do nosso corpo, pois uma preparação não funciona sempre da mesma forma, com o passar do tempo o nosso corpo e hormonas alteram-se e por isso tudo requer uma estratégia prévia.
Quanto ao descanso, quanto mais perto da prova, maior é a necessidade de descansar, e também mais difícil se torna conseguir relaxar devido ao stress físico, psicológico e hormonal.
Preparação mental: tens algum segredo?
A nossa cabeça comanda tudo. Não é um desporto para qualquer pessoa, muitos ficam a meio das preparações, por isso quando tomo a decisão de começar uma preparação é para atingir um fim, o meu objetivo é chegar ao fim e sentir que não podia dar mais do que aquilo que dei.
O melhor prémio é esse mesmo! Evoluir física e ainda mentalmente. O que não nos faz desistir leva-nos ao patamar seguinte, isto aplica-se em todas as matérias.
O meu segredo é pensar que... enquanto uns choram de barriga cheia, outros continuam na linha da frente a lutar pelo que mais querem. Há sempre alguém que sofre mais que eu, há sempre alguém que se esforça mais que eu. Por isso resta-me não baixar a cabeça e querer evoluir sempre mais.
Como é a tua rotina em período de competição?
Refeições: a alimentação é igual na sua qualidade mas existe um menor aporte calórico, procurando manter as fontes proteícas altas.
Manter o foco: é mais difícil ter energia para treinar com o mesmo rendimento dadas as mudanças na dieta e o cardio adicionado, sem esquecer que existe vida pessoal e profissional. Além disto, todos temos um quotidiano associado a este desporto.
E depois da competição?
Primeira refeição depois: depois da competição, devagar inverte-se o processo - o cardio diminui e a comida aumenta.
Treino: a energia e rendimento consequentemente aumentam.
Descanso: finalmente começa a ser possível descansar-se a 100%, pois o corpo começa a sair do modo "stress metabólico".
Os hábitos da Tatiana: exemplo do que come durante o dia, atualmente numa fase sem competições para breve em que come quantidades maiores de hidratos
- Bebo 5L água por dia.
- Suplemento todo o ano independentemente da fase em que me encontro, os mesmos são ajustados perante os meus objetivos.
- Durmo sempre 7h por noite. Acordo bem cedo, gosto de treinar de manhã.
- Deitar-me depois das 22:30 só mesmo ao sábado quando faço a minha refeição livre.
- Gosto de me deitar cedo para começar também cedo o dia.
- Treino 6x musculação por semana.
- Faço cardio o ano inteiro, o tempo de cardio e a frequência depende do meu objetivo, pois uso o cardio como uma "ferramenta de trabalho".
Exemplo de alimentação numa fase mais descontraída (fase em que se encontra)
Refeição 1 (pré-treino) | Omelete de claras e ovo (uso orégãos/coentros e até queijo e fiambre qb para dar um gostinho extra) + Arroz basmati |
Refeição 2 (pós-treino) | Peito de frango (procuro varia bastante os temperos que uso) + legumes/salada verde + Batata doce (gosto de comê-la como sobremesa, depois de cozida amasso-a com canela + whey de caramelo qb) |
Refeição 3 | Pescada + Arroz basmati + mix de legumes salteados |
Refeição 4 | Panquecas/Bolo de aveia de chocolate e claras de ovo (gosto de adicionar no final o syrup zero açúcar da myprotein, adoro o de caramelo e o de framboesa) |
Refeição 5 | Panquecas/Bolo de aveia de chocolate e claras de ovo (gosto de adicionar no final o syrup zero açúcar da myprotein, adoro o de caramelo e o de framboesa) |
Refeição 6 | Colágeno hidrolizado de chocolate + whey protein (a minha favorita é a cinnamon danish da myprotein) + manteiga de amendoim orgânica ou de amêndoa |