Perder gordura não é uma tarefa fácil. Os últimos quilos que queremos perder são de uma teimosia enorme até irem embora.
Devido a isso, reunimos aqui 9 dicas que achamos que te vão dar uma grande ajuda a reduzires a gordura corporal de vez.
Dicas para reduzires a gordura corporal
#1 Cardio de baixa intensidade
Este tipo de cardio é uma grande aposta para aqueles que procuram perder peso, e tem a vantagem de te permitir começar lentamente se não te sentes em forma inicialmente.
Por norma treinas entre 30 a 60 minutos de cada vez, com esforço a 60%.
#2 Treino HIIT (treino de alta intensidade)
O treino intervalado de alta intensidade é um método avançado de cardio com o objectivo de perder peso mais rapidamente.
De uma forma resumida, farias um período de 30s de alta intensidade (um sprint por exemplo), seguido de 30s de descanso, e repetirias este processo dez vezes.
#3 Faz o cardio depois da musculação ou em jejum
São estes momentos em que as tuas reservas de glicogénio estão em baixo, em particular depois de um treino de musculação intenso, e por isso o teu corpo irá utilizar mais gordura como fonte de energia.
Este ponto não é essencial, pois a queima de gordura vai sempre acontecer com o cardio, é apenas uma forma ainda mais eficiente.
#4 Retira os açúcares e gorduras "más" da tua alimentação
A ingestão de gorduras más leva a acumulação de gordura, já se optarmos por gorduras boas de forma moderada como abacate, frutos secos e peixes gordos, o nosso corpo vai queimar mais gordura a longo prazo.
Evita alimentos processados carregados de açúcares e gorduras, e que apenas te trazem prejuízo à tua saúde.
#5 Bebe água
Beber água é essencial para perder peso.
A água ajuda o fígado a converter a gordura em energia. E claro, 70% do nosso corpo é água, por isso faz todo o sentido bebermos muito água durante o dia.
Bebe em torno de 2 litros por dia.
#6 Corta o álcool da tua rotina
Retirar o álcool da nossa rotina vai ajudar imenso na redução de gordura corporal. O álcool tem calorias que não benéficas para nós, e ainda baixa os níveis de testosterona.
A testosterona ajuda a queimar gordura e na construção muscular.Visto ter calorias, estas irão ser usadas como fonte de energia em vez da gordura que temos acumulada.
#7 Suplementos para queima de gordura
Os queimadores de gordura vão ser uma ajuda na queima de gordura, a maioria das vezes provocando um efeito termogénico no corpo, ou seja, aumentam a velocidade de queima de gordura.
Claro que a dieta e o treino não podem faltar.
#8 Dorme o suficiente
O sono e o descanso muitas vezes é enviado para 2º plano, mas a recuperação e o crescimento muscular ocorrem exatamente durante esse momento em que dormimos.
O cansaço é sinónimo que a nossa sensibilidade à insulina vai reduzir, e isso leva a depositar mais gordura. E claro, se estivermos cansados, não iremos realizar os treinos de forma eficiente. Por isso procura descansar 7 a 8 horas por dia.
#9 Aumenta a ingestão de proteína
Uma dieta rica em proteína promove a perda de gordura. A proteína sacia mais que qualquer alimento, e têm uma efeito termogénico mais acentuado que qualquer outro macronutriente durante a digestão.