Todos nós queremos braços mais definidos e com pouca gordura. Sejamos homens ou mulheres, isto é uma preocupação geral. Além do benefício estético que nos vai oferecer, ter braços mais musculados também nos vai beneficiar em actividades do dia a dia, e tornar-nos mais capazes para as tarefas que realizamos diariamente. Não há grandes segredos para conseguir emagrecer e tonificar os braços: é necessária uma dieta adequada e exercício físico.
Mas porque razão ficamos com os braços flácidos?
A razão é simplesmente o ganho de peso. Isto é algo que vai sempre variar de pessoa para pessoa, mas à medida que acumulamos gordura e ganhamos peso, essa gordura vai sendo distribuída pelo corpo, e sendo armazenada nos adipócitos, e os braços são local habitual de depósito de gorduras. Quando dizemos que vai depender de pessoa para pessoa, queremos dizer que há quem tenha maior tendência de acumular gordura nas costas, outros no abdómen e outros nos braços. É uma questão da genética de cada um.
Como começar então a emagrecer os braços?
O primeiro passo é ter em mente que temos de emagrecer. Mas emagrecer de uma forma geral no corpo, pois não há forma de escolhermos perder gordura apenas num local específico do corpo.
O que fazer então para emagrecer os braços e o corpo de forma geral? Dieta. A resposta é esta e mais nenhuma. Temos que ajustar a nossa alimentação de forma a existir défice calórico, e com isso perda de peso.
Devemos começar por eliminar todos os alimentos vazios da nossa dieta, tais como bolachas, doces, bebidas açucaradas, chocolates ou salgados. Apostar em alimentos ricos em nutrientes de qualidade, como carnes brancas, peixe e legumes. É necessário controlar a ingestão de hidratos de carbono, e optar sempre pelos de maior qualidade, ou seja, os integrais, com baixo índice glicémico e ricos em fibras. Aveia, arroz basmati e integral ou batata doce são bons exemplos. As gorduras saudáveis são de extrema importância no nosso corpo, por isso devemos optar por alimentos como abacate, frutos secos, peixes gordos como o salmão e sardinha, e o azeite. Claro, que a ingestão de gorduras tem de ser bem moderada, pois são altamente calóricas. Cada grama tem 9 calorias.
E quanto a exercícios para os braços? O que fazer?
Não vamos pensar apenas em exercícios para emagrecer os braços, mas sim em exercício físico de uma forma geral para criar um corpo harmonioso e funcional.
O exercício tem um peso grande nos teus objectivos. O exercício vai-te ajudar a queimar mais calorias, e assim irás conseguir perder peso e gordura com maior rapidez. Incluíres exercício aeróbico como corrida, bicicleta ou elíptica é uma forma óptima de gastares mais calorias diariamente.
E treino com pesos? Sim, é algo que deves fazer se queres atingir os teus objectivos. O treino com pesos vai te permitir desenvolver a tua massa muscular, e vai ser isso que te vai permitir aumentar o tónus muscular e dar-te as formas que queres. Não queres perder a gordura que te cobre os braços e ficar apenas pele e osso, certo? Por isso já sabes o que fazer. O treino de musculação é mesmo muito importante.
Começa por te exercitar pelos menos três vezes por semana se fores principiante nestas coisas, subindo mais tarde para umas 5 idas semanais ao ginásio.
Conclusão
Não existe qualquer segredo para conseguires ter uns braços tonificados e funcionais. Simplesmente é necessário que mudes os hábitos que te levaram a ganhar gordura nos braços, e a perder qualquer definição muscular. E isso passa apenas por dois passos como desenvolvemos acima: treino aeróbico e de musculação, conciliado com uma dieta adequada aos objectivos que temos. Parece simples de se dizer, e acredita que não é difícil aplicar, basta querer e criar rotinas.