É muito raro vermos transformações na garagem de alguém. Acontece claro, mas não é comum. O treino em casa pode ser muito bom, e bastante eficaz quando bem feito, dependendo sempre do material que tens em casa, podendo ser tão eficaz quanto um treino num ginásio. O pormenor é ser realmente "bem feito". Mesmo que consigas equipar muito bem a tua casa, há uma coisa que fica quase impossível de recriar, a cultura do ginásio, onde existem trocas de experiência, motivação extra e muitas outras coisas que não existem em casa.
Alguma pessoas adoram o ambiente competitivo, outras nem tanto. Se gostas de um ambiente onde exista competição, se queres pessoas para competir contigo, deves ir para um ginásio. Mas mesmo que não ligues a isso, o ginásio continua a ser a melhor opção. Mesmo que não entres numa competição de egos, os ginásios por norma têm pessoal com muito conhecimento em levantamento de peso, culturismo ou cardio, e isso em casa não terás.
Claro que não precisas propriamente competir, e ver quem levanta mais. Mas sim falar sobre treino, pois quem gosta realmente de treinar vai também gostar de partilhar conhecimento contigo. Assim que tenhas criado uma ponte com o pessoal mais "antigo" do ginásio, vais receber conselhos e dicas que enorme valor.
Dependendo da escolha que faças, o nível de equipamento no ginásio também pode ser uma mais valia. Vais poder mudar a tua rotina de treino com facilidade, como passar de barra para halteres, ou então cabos. Terás inúmeras possibilidades por lá! Claro que também o podes fazer em casa, mas o investimento financeiro é enorme. Até nas máquinas de cardio vais ter variadas opções, como passadeira, elítptica, step, bicicleta, etc.
Certamente já viste no ginásio alguém a fazer algo que consideraste estranho, ou pelo menos diferente. São movimentos que podem ser muito úteis, mas que em casa sozinho nunca ias descobrir.
Outro ponto importante é separar o espaço de treino, do espaço de descanso. A tua casa é um local para relaxar. Para alguns pode até ser o local de trabalho, e por isso é importante saber separar bem os espaços físicos. Por exemplo, se estás em casa, no teu sofá a ver uma série e sabes que tens de ir treinar, e tens o ginásio em casa facilmente assumes que aquele espaço é para descansar, não para treinar.
Com isto que não quero dizer que um pequeno ginásio em casa não tem as suas vantagens. Se tens a mentalidade e disponibilidade para ter um bom espaço de treino em casa, força. No entanto na maioria dos casos não é a melhor opção, seja devido ao investimento, seja ao fraco conhecimento e motivação para a prática de musculação.