Com vontade de incluir alguma ciência nas leituras semanais? Juntámos dois dos nossos estudos recentes favoritos para te manter a par das novidades no mundo da investigação científica sobre desporto e fitness. Do que comemos à forma como treinamos, queremos estar sempre informados relativamente às últimas tendências e descobertas.
Esta semana, vamos discutir como permanecer em forma num mundo que parece querer obrigar-nos a sentar durante o dia todo e como testar a força do nosso coração com umas simples escadas.
Vamos aos detalhes…
Compensa o tempo na cadeira com exercício
Muitos de nós passam demasiado tempo numa cadeira – especialmente no momento atual. Com tantas pessoas a trabalhar no sofá e com restrições quanto a sair para o exterior, é mais que provável que alguns de nós não estejam atualmente a obter a atividade física ideal. Em virtude disto, a Organização Mundial de Saúde fez um cálculo dos níveis de atividade que deveríamos alcançar para contrabalançar longos períodos na cadeira ou dias sedentários, que estão, a longo prazo, associados a condições de saúde.1
A investigação envolveu 44 000 pessoas que usaram pulseiras para medir quer os períodos sedentários, quer os períodos de atividade física. Os investigadores descobriram que 10 ou mais horas por dia numa cadeira estavam associadas a problemas de saúde, mas se os participantes fizessem 30 a 40 minutos de atividade física vigorosa por dia, isto diminuía o nível de risco até ao de quem passava somente uma pequena parcela de tempo em sedentarismo.
Como esperado, os resultados enfatizaram que qualquer nível de atividade física é melhor que nenhum. Quer seja simplesmente ir pelas escadas ou fazer um passeio breve na pausa para o almoço, tudo isso se soma e contribui para reduzir os riscos para a saúde.
Por isso, não há necessidade de nos sentirmos assoberbados pela necessidade de sermos criativos com os treinos em casa enquanto não podemos ir ao ginásio. Lembra-te que tudo ajuda e que mexer o corpo é o principal, seja qual for a forma que encontres de o fazer.
Testa o teu coração subindo as escadas
Quando a maioria das pessoas pensa em fitness, pensa na saúde cardiovascular – que é basicamente a força do coração. Todos sabemos que quanto melhor formos capazes de bombar sangue (e oxigénio) pelo corpo, melhor o nosso rendimento. Portanto, estás com vontade de subir 4 lanços de escadas?
De acordo com um estudo recente, ser capaz de subir 4 lanços de escadas em menos de um minuto significa que temos um coração razoavelmente saudável.2 O grupo de investigadores determinou isto comparando o desempenho dos participantes numa passadeira em que caminharam ou correram a velocidade rápida com pessoas capazes de subir 4 vãos de escadas em menos de um minuto sem correr.
Descobriu-se que os participantes para quem isto tomou mais de um minuto ou um minuto e meio estavam de um modo geral mais em risco de doenças. Os investigadores acreditam que esta é uma forma barata e eficiente de averiguar a nossa saúde cardíaca sem a necessidade de um laboratório – e depois de passar um minuto na escada, temos de concordar que é uma medida de fitness bem árdua também!
Mensagem final
Quer sintas que a tua forma física tem ficado descurada na tua lista de prioridades durante o confinamento ou planeies empenhar-te em treinar regularmente, estar a par das últimas tendências do mundo do fitness é uma ótima maneira de melhorar o teu rendimento e obter resultados. É também uma fantástica forma de dar o ponto de partida a um novo regime de fitness, com novas ideias sobre como ficar em forma.
Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!
1. Bull, F. C., Al-Ansari, S. S., Biddle, S., Borodulin, K., Buman, M. P., Cardon, G., … & Willumsen, J. F. (2020). World Health Organization 2020 guidelines on physical activity and sedentary behaviour. British journal of sports medicine, 54(24), 1451-1462.
2. European Society of Cardiology. (2020). Test Your Heart Health By Climing The Stairs.
Evangeline tem uma larga experiência em desportos de competição desde tenra idade. Por exemplo, a sua experiência como instrutora de vela RYA ensinou-lhe o quão importante é cuidar da sua alimentação para um rendimento de topo em desportos extremos e de endurance. Este foco na alimentação permitiu-lhe atingir o estatuto de capitã da equipa olímpica do Reino Unido e treinar a equipa da sua universidade.
Nos seus tempos livres, a Evangeline adora correr maratonas. Ao fim de semana irás encontrá-la a fazer desportos aquáticos ou escalada. Ao anoitecer opta por sessões de treino de alta intensidade ou um treino de squats antes de comer uma bela refeição picante com muitas verduras - yum!
Descobre mais da experiência da Evangeline aqui.