Se dás frequentemente por ti a falhar na resolução de tratar da questão do treino logo no início do dia, este artigo é para ti. É demasiado fácil desistir da decisão de treinar no fim do dia, por isso, pôr esse assunto pelas costas logo ao acordar é uma excelente ideia.
Podemos antecipar sem entusiasmo a ideia de acordar uma ou duas horas mais cedo que o habitual, mas, quando é a única maneira de encaixar um treino, pode ser necessário. Aqui vão algumas maneiras de nos preparamos para um treino madrugador, e de nos sentirmos com energia e vitalidade, em vez de cansaço e preguiça.
Passos para um começo antecipado
Qualquer pessoa que já tenha uma rotina estabelecida de acordar às 4 ou 5 da manhã dir-te-á para simplesmente “sair da cama para acordar”, mas é claro que a questão não é assim tão fácil. Estas pessoas estão a fazer diversas pequenas coisas que contribuem para as ajudar a acordar cedo sem se sentirem exaustas ou meio a dormir. A começar na noite anterior e passando para a manhã em questão, estas incluem:
1. Prepara o equipamento
Prepara as roupas para o dia seguinte. A coisa mais difícil a fazer quando ainda estamos meio a dormir é decidir que roupa levar. Trata dessa questão preparando o saco para o ginásio ou escolhendo as roupas antes de ir para a cama, para não teres que pensar no que vais precisar ou em qual é o melhor calçado para levar.
2. Prepara as refeições
Deixa preparada a comida desde a noite anterior. Tal como acontece com as roupas, comida é a última coisa com que te queres preocupar às 5 da madrugada, antes de uma corrida ou sessão de treino. Fazer um smoothie ou um batido de proteína na noite anterior e simplesmente guardá-lo no frigorífico até precisares dele é uma solução fácil que, embora não te vá poupar uma medida apreciável de tempo, vai permitir-te concentrares-te e manter a atitude certa, limitando a quantidade de coisas com que a mente precisa de se ocupar antes de estar completamente desperta.
3. Múltiplos despertadores
A maior parte das pessoas já fará isto, mas é mais uma ajuda para acordar de manhã. Pôr um despertador para 15 ou 30 minutos antes de precisarmos de sair da cama pode na verdade ajudar-nos a conseguir a sensação de termos descansado melhor. Às 4:30, quando ouvimos pela primeira vez o despertador, vamos querer voltar a dormir… e vamos poder. Depois, acordaremos às 5 a sentir que são 5:30 (sobretudo se não prestarmos atenção à hora quando o alarme despertar). Aquilo a que precisamos de ter atenção é a não deixar de prestar atenção ao segundo alarme e voltar a adormecer.
4. Número de horas de sono
Esta questão é a mais simples, mas deitarmo-nos 7 a 9 horas antes de precisarmos de acordar é essencial para não nos sentirmos letárgicos de manhã. Podemos aguentar perfeitamente ao início, mas se experimentares três dias seguidos com seis horas de sono e depois três dias com oito, vais sentir a diferença. Sobretudo ao longo do dia, mas logo ao despertar vai fazer com que sair do conforto da cama seja muito mais fácil.
5. Põe o despertador longe
Deixa o despertador do outro lado do quarto. Pode parecer demasiado fácil, mas termos que nos levantar fisicamente para desligar o alarme vai tornar mais fácil levantarmo-nos, em vez de pressionar simplesmente o “snooze”.
6. Liga o interrutor
Acende a luz. Pode parecer tortura, mas acender uma luz ajuda a “ligar” o cérebro e a acordar mais depressa que ficarmos no escuro.
7. Cafeína
Embora possa tomar até 30 minutos para fazer efeito, a cafeína é uma forma excelente de obter energia para um treino matinal. Provavelmente já terás uma noção dos teus limites de tolerância, mas, se não, começa com uma dose modesta de 80 a 100 mg (um café ou duas saquetas de chá) e poderás aumentar progressivamente a dose até 200-400 mg, dependendo do teu tamanho e nível de tolerância. Há muitas formas de ingerir cafeína, mas, se precisas de uma injeção rápida de energia e não queres engolir três cafés à pressa, comprimidos são uma forma rápida e barata de ingerir uma dose controlada de cafeína.
Mensagem Final
Embora haja outras dicas e pequenos truques que as pessoas usam para despertar para ir para o treino, as recomendações mais importantes são as que conseguires usar e manter. O que quer que te faça sair da cama para ir treinar com o máximo entusiasmo e energia. Para quem um treino de duas horas depois do trabalho possa ser pedir demasiado de si mesmos, um treino de manhã é uma forma ótima de tratar da questão antes sequer do dia começar.
E para quem está de momento a trabalhar em casa, acordar cedo para treinar vai ajudar-nos certamente a organizar melhor o dia e a dar mais estrutura ao nosso quotidiano. Se decidires experimentar, desejamos-te boa sorte!
Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!
Evangeline tem uma larga experiência em desportos de competição desde tenra idade. Por exemplo, a sua experiência como instrutora de vela RYA ensinou-lhe o quão importante é cuidar da sua alimentação para um rendimento de topo em desportos extremos e de endurance. Este foco na alimentação permitiu-lhe atingir o estatuto de capitã da equipa olímpica do Reino Unido e treinar a equipa da sua universidade.
Nos seus tempos livres, a Evangeline adora correr maratonas. Ao fim de semana irás encontrá-la a fazer desportos aquáticos ou escalada. Ao anoitecer opta por sessões de treino de alta intensidade ou um treino de squats antes de comer uma bela refeição picante com muitas verduras - yum!
Descobre mais da experiência da Evangeline aqui.