Queres construir e ganhar massa muscular, mas não estás a ver os resultados que querias, ou achas que podias fazer um pouco mais?
Temos aqui 5 suplementos que consideramos serem os melhores para ganhares massa muscular.
O mercado oferece-nos centenas de suplementos com o mesmo objectivo, ganhar massa muscular. Para um principiante pode ser muito confuso tomar uma decisão e escolher algum suplemento.
Vamos aqui falar de 5 suplementos básicos, que te vão introduzir conceitos importantes do mundo dos suplementos, e que mais tarde serão bem valiosos para as decisões que tomas na compra de suplementação.
Os melhores suplementos para ganhar massa muscular
1) Creatina
A creatina é uma substância que está presente de forma natural nas nossas células, em particular no tecido muscular, que é onde cerca de 95% da creatina do corpo pode ser encontrada. O resto é armazenado no resto do corpo.
Esta substância foi produzida sob a forma de monohidrato de creatina com o objectivo de ser utilizada na suplementação desportiva. É utilizada pelas células para produção de energia.
Os objectivos da suplementação com creatina:
✓ Construir massa muscular
✓ Aumentar o tamanho das células musculares
✓ Aumentar a velocidade de recuperação pós treino
✓ Maior armazenamento de glicogénio
✓ Aumentar a performance muscular de alta intensidade
Por norma os atletas de culturismo gostam de utilizar creatina devido às vantagens que oferece à massa muscular.
Dose recomendada: 5 a 10 gramas diárias.
2) Beta alanina
A beta alanina é um aminoácido não essencial que ingerimos através de alimentos ricos em proteína, como o frango por exemplo.
A capacidade de aumentar a nossa performance deve-se à habilidade de aumentar os níveis de carnosina intra muscular. O aumento dos níveis de carnosina sobe até mais de 60% em 4 semanas com suplementação em beta alanina.
Este é um ponto importante, porque durante exercícios de alta intensidade os nossos corpos acumulam uma grande quantidade de hidrogénio que nos vai baixar o pH.
Esta acidificação (ácido láctico) pode levar a um grande cansaço, redução do rendimento muscular e levar à falha muscular.
Ao mantermos os níveis de carnosina altos através da suplementação com beta alanina, o nosso corpo consegue atrasar a acumulação de hidrogénio e a consequente acidificação do corpo, atrasando assim a fadiga e falha muscular.
Benefícios adicionais da suplementação com beta alanina:
✓ Maior resistência.
✓ Mais força muscular.
✓ Atrasa a fadiga muscular.
✓ Melhora a capacidade de sprint.
✓ Trabalha em sinergia com a creatina.
Dose recomendada: 2 a 6 gramas diárias.
3) Whey protein
A whey protein é um dos suplementos mais conhecidos no mundo fitness, e fora dele. A whey protein fornece ao corpo uma grande quantidade de proteína que vai ajudar o processo de crescimento muscular.
A whey é consumida tipicamente depois do treino para aumentar a recuperação muscular. Quer estejas a reduzir a massa gorda, ou a ganhar massa muscular é sempre benéfico suplementares com esta proteína.
Alguns benefícios que podes retirar da whey protein:
✓ É de fácil digestão.
✓ Opta por uma whey isolada se és intolerante à lactose.
✓ Acelera a reparação muscular.
✓ Reduz o apetite.
4) BCAAs
Outro suplemento típico de culturistas são os BCAAs.
Os BCAAs são constituídos por 3 aminoácidos, a leucina, a isoleucina e a valina. São peças chave para a síntese proteica.
Dose recomendada: 10 gramas diárias.
5) Glutamina
A glutamina é conhecida por reduzir o catabolismo durante o exercício intenso. Isto permite que treines mais pesado durante mais tempo.
Ao fazeres isto, vais também aumentar a tua hipertrofia muscular.