A raiz de maca provém de uma planta antiga com muitos usos no presente. Tornou-se extremamente popular como suplemento, embora seja usada pelos povos nativos do Peru, onde cresce, há muitos anos. Com potencial para promover o aumento da força e da resistência, a maca, por vezes chamada “Ginseng Peruano”, tem muitos usos aplicáveis ao dia a dia.
O que é a Maca?
Trata—se de uma planta que cresce em condições que são das mais exigentes à face da Terra – no cimo de altas montanhas e em solo pouco propício. Um membro da família das Cruciferae, é aparentada da planta da mostarda, assim como dos bróculos, couve-flor e couve-de-bruxelas. Contém ingredientes tais como a vitamina C, o zinco, o ferro e o cálcio. O seu nome botânico é Lepidium Meyenii. Gera folhas, mas a sua raiz é a fonte do suplemento que lhe está associado – depois de seca e processada até se transformar em pó. É tipicamente tomada em forma de pó ou em cápsulas.
Benefícios de Maca:
A planta tem uma ampla variedade de potenciais benefícios, pelo que há quem a classifique como um adaptogéneo – um suplemento que pode ajudar o organismo a lidar melhor com fatores criadores de stress e outros desafios, protegendo-se melhor a si próprio. Possuindo tantos nutrientes, a raiz de Maca representa possíveis propriedades a diversos níveis.
É sabido que outros vegetais crucíferos têm uma influência positiva na nossa saúde, pelo que a maca não é exceção. Está a ser realizada investigação sobre a influência da maca para explorar diversos alegados efeitos, entre eles:
1. Melhorar a Disposição
Como outras plantas crucíferas, a maca está cheia de componentes saudáveis. Contém antioxidantes chamados flavonóides, que estão fortemente associados à melhoria da disposição. Vários estudos sobre o suplemento observaram uma redução de estados psicológicos negativos.
2. Melhorar a Resistência
Devido às outras propriedades da maca, tem sido efetuada pesquisa contínua, que mostrou que esta pode até ajudar a melhorar a resistência durante o exercício físico. Tal como foi usada durante séculos no Peru para aumentar os níveis de energia, um estudo baseado em tempos em bicicleta mostrou ganhos associados à suplementação consistente com maca.
3. Mais Energia
O conteúdo em vitaminas C, B6 e ferro da maca contribui para apoiar o bem-estar das defesas do organismo e combater a fadiga. Embora não tenha sido demonstrada qualquer correlação direta com a força ou desenvolvimento muscular, a capacidade de puxar mais pelos músculos durante o treino pode resultar em muitos efeitos positivos. Se te debates com a falta de energia ou tens dificuldades em terminar o treino com o vigor que gostarias, esta planta pode ser a ajuda de que estás à procura.
Qual é o melhor momento para tomar maca?
O timing específico para o suplemento não tem tanta influência como a sua consistência. A maioria dos estudos de investigação que mostraram benefícios envolveram participantes a tomar uma dose consistente – a altura da sua ingestão relativamente à hora de treino não é neste caso tão relevante. O suplemento pode adicionado a um batido pós-treino ou a uma rotina de suplementos pré-treino, conforme a preferência.
Qual é a dose ideal?
Se usares o Pó de Maca da Myprotein, deverás usar 5 gramas diários para obter resultados consistentes. Podes simplesmente misturá-lo com água, sumo ou incluí-lo num batido ou smoothie. O suplemento é vegano, orgânico e não tem glúten, pelo que se encaixa bem numa alimentação saudável. (Vê também a nossa receita com maca)
Mensagem FinalO pó de maca é um suplemento potente e incrivelmente nutritivo – o que se reflete na diversidade de benefícios e no seu uso histórico. Quer estejas à procura de algo para melhorar a tua disposição ou de uma dose adicional de energia para o ginásio, incluir pó de maca na tua rotina diária é uma forma simples de contribuir para os teus objetivos.
Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!
Os nossos artigos têm propósitos unicamente informativos e educativos e não devem ser usados como conselho médico. Se tem alguma preocupação, consulte um profissional de saúde antes de tomar suplementos nutricionais ou introduzir quaisquer alterações significativas na sua dieta.
Traduzido por Hermano Moura
- Balick, M., & Lee, R. (2002). Maca: from traditional food crop to energy and libido stimulant. Alternative therapies in health and medicine, 8 2, 96-8 .
- Stojanovska, L., Law, C., Lai, B., Chung, T., Nelson, K., Day, S., … & Haines, C. (2015). Maca reduces blood pressure and depression, in a pilot study in postmenopausal women. Climacteric, 18(1), 69-78.
- Stone, M., Ibarra, A., Roller, M., Zangara, A., & Stevenson, E. (2009). A pilot investigation into the effect of maca supplementation on physical activity and sexual desire in sportsmen. Journal of ethnopharmacology, 126(3), 574-576.
- Brooks, N. A., Wilcox, G., Walker, K. Z., Ashton, J. F., Cox, M. B., & Stojanovska, L. (2008). Beneficial effects of Lepidium meyenii (Maca) on psychological symptoms and measures of sexual dysfunction in postmenopausal women are not related to estrogen or androgen content. Menopause (New York, N.Y.), 15(6), 1157–1162. https://doi.org/10.1097/gme.0b013e3181732953
Claire é uma Nutricionista membro da Academy of Nutrition and Dietetics para além de possuir a certificação em coaching de saúde e bem-estar atribuído pela International Consortium for Health and Wellness Coaching. No seu curriculum conta também com uma licenciatura em Biologia e um Mestrado em Dietética e Nutrição Clínica da University of Pittsburgh.
Falar e escrever acerca de comida e fitness são paixões que qualquer um notará na Claire, para além da sua disponibilidade de partilhar este conhecimento para melhorar outras vidas.
A Claire também possui uma certificação em treino de ciclismo indoor e tem uma paixão muito particular por corrida e aulas de yoga. O impacto mental e físico que lhe dão são únicos. Quando não está a fazer exercício, é normal vê-la a apoiar a equipa local de desporto ou a cozinhar para a família na cozinha.
Para saberes mais da Claire, clica aqui.