Vais começar agora no ginásio, tens todo o equipamento que precisas, desde leggings, sapatilhas novas e tops super confortáveis e respiráveis. Mas chegas ao ginásio a primeira coisa que vês são homens com shakers na mão, todos a tomarem a sua proteína. E tu pensas imediatamente que a proteína sem dúvida é uma coisa de homens. Só serve para ficares toda musculada e enorme. Mas será isto mesmo verdade? Não. Esta ideia está completamente errada.
A proteína e os batidos proteicos criaram uma reputação na sociedade de serem os "criadores" de corpos altamente musculados, e que por isso seriam adequados unicamente para os homens. Também ficou comum ouvir-se e ler-se, que se uma mulheres quer emagrecer, deve comer como um "grilo", reduzindo as calorias drasticamente e apenas ingerir saladas. Isto não passam de conceitos errados. Ninguém vai se tornar um monstro apenas por ingerir ou aumentar a quantidade de proteína diária. Claro que os culturistas ingerem imensa proteína, mas também treinam de forma extrema, seguem dietas super rigorosas e claro, treinam há anos e anos seguidos.
Os benefícios da proteína
A proteína na alimentação tem imensos benefícios. Um deles é a forte capacidade de beneficiar regimes de perda de peso e de gordura. Muitos não sabem, mas a proteína é o nutriente que mais sacia na alimentação. Bem mais que os hidratos de carbono e a gordura, evitando assim recaídas por alimentos que não devemos.
Mas a ciência à volta da proteína não fica por aqui. Há muita evidência que mostra que uma alimentação rica em proteína pode ajudar na perda de peso, fazendo com haja uma maior oxidação de gorduras. Isto beneficia-nos imenso, ajudando-nos a ficar mais magros e saudáveis.
Uma das razões por trás disto é a resposta metabólica à digestão da proteína pelo corpo. A digestão da proteína vai aumentar a termogénese do corpo, aumentado o processo de queima de gordura.
Muitas mulheres treinam duro no ginásio, participando em várias aulas de grupo e realizando treinos super intensos sem fim. No dia seguinte acordam com dores musculares, com dificuldades em realizar alguns movimentos, mas mesmo assim os resultados parece que não querem aparecer.
É aqui que a proteína entra, e pode ser a resposta para os problemas no teu treino. A ingestão da quantidade de proteína adequada pode ajudar a aumentar a velocidade de recuperação muscular, permitindo-te estar pronta para o próximo treino. É isto que precisas se queres ver resultados, estares sempre pronta e recuperada para o próximo treino.
Proteína em pó
Ingerir 2g de proteína por kg corporal pode ser difícil para alguns, e é aqui que entra a suplementação com proteína em pó. Certamente já ouviste falar de whey protein. É a proteína mais comum nos shakers que vês pelos ginásios. Tem uma alta biodisponibilidade e uma baixa quantidade de hidratos de carbono e gorduras. É uma excelente opção para aqueles que procuram um suplemento de proteína de qualidade.
Proteína para mulheres
Devem então as mulheres ingerir proteína diariamente. Sim, sem a menor dúvida. A proteína é um macronutriente essencial na reparação e manutenção dos tecidos do nosso corpo. Sem a proteína nunca seríamos capazes de recuperar um tecido que tenha sofrido alguma "agressão".
Que tipo de proteína devem as mulheres ingerir?
O comportamento deve em todo ser semelhante ao dos homens. Quando falamos em proteína não nos estamos a limitar à proteína em pó. Estamos a falar na ingestão de carne, peixe e ovos também. E devem ser estes a base das nossas fontes proteicas. A proteína em pó é uma grande ajuda para atingirmos a quantidade proteica diária que necessitamos, e devido à sua velocidade de absorção, no caso da whey, é excelente para ser tomada depois do treino para acelerar a recuperação.
Por isso, não tenham medo da proteína, seja ela em pó ou em forma de bife. Ingiram-na e vejam com os vossos olhos as vantagens que irão tirar disso.