Cláudia dos Santos
Escritor7 anos Atrás
As proteínas são um dos macro nutrientes presentes na nossa dieta. Uma alimentação equilibrada, tem obrigatoriamente que ter presente proteínas, que participam em todas as estruturas e mecanismos que ocorrem no nosso corpo.
De entre as suas funções podemos destacar:
- Fortalecimento do sistema imunológico
- Fornecimento energético
- Formação enzimática
- Reparação e constituição estrutural de tecidos
Proteína de elevado valor biológico:
- Ovos e derivados
- Carne
- Peixe
- suplementação, como whey protein ou albumina.
Benefícios da proteína para a mulher
São bastantes os benefícios da proteína quer para a mulher quer para o homem no entanto vamos agora perceber porque a ingestão de proteína na quantidade certa pode beneficiar diretamente a mulher. Fisiologicamente a mulher tem mais pré disposição para acumular gordura. Ao seguir um padrão alimentar com quantidades adequadas de proteína o corpo vai desencadear uma resposta metabólica que passa pelo aumento da termogénese, da transformação das calorias dos alimentos em energia e consequentemente aumentar o processo de queima de gordura. Esta oxidação das gorduras aliada aos elevados níveis de saciedade promovidos pela ingestão adequada de proteínas, vão ajudar imenso na perda de peso e de gordura. As mulheres pela elevada propensão em ganhar gordura e maior dificuldade em ganhar massa muscular não devem ter défices proteicos da sua dieta. Mínimos défices deste macronutriente podem significar grandes perdas musculares. A perda de massa magra conduz a uma inevitável diminuição da taxa metabólica, a uma diminuição do metabolismo, o que conduz a uma diminuição na capacidade de queimar calorias. Este facto assume particular relevância se a mulher pratica desporto ou tem algum tipo de atividade física já que são as proteínas que serão responsáveis pela reestruturação muscular, ou seja, a ingestão adequada de proteína vai funcionar como um combustível, aumentando a velocidade de recuperação muscular.O seguinte esquema demonstra o processo a seguir para evitar ou minimizar perdas de massa muscular:
- TREINO
- ROMPIMENTOS NAS FIBRAS MUSCULARES
- INGESTAO DE PROTEINA
- REPARAÇÃO MUSCULAR
- HIPERTROFIA
- MUSCULOS MAIS FORTES
- A proteína demora mais tempo para digerir, é um facto. E, em todas as dietas ou regimes alimentares com elevados níveis de proteína, hiperproteicas, os níveis de saciedade estão sempre mais altos, comparativamente a outros planos alimentares com quantidades menores de proteína.
A suplementação proteica na dieta da mulher
Todas as dietas restritivas são catabólicas, levando a perda do tecido muscular. Para conseguimos minimizar esta degradação muscular, a síntese proteica tem que ser mantida.O que é conseguido através de uma ingestão adequada de proteína, sobretudo rica em aminoácidos essenciais, como a whey protein. Existirem proteínas diferentes para homens e mulheres pode fazer sentido, já que ambos têm metabolismos diferentes, logo, necessidades diferentes. Em ambos, os nutrientes ativos agem da mesma forma, no entanto, o facto de atuarem, por exemplo, na gordura localizada tem efeitos diferentes em mulheres, que normalmente acumulam gordura em zonas diferentes.Whey Protein para mulher:
A whey protein é uma proteína, com elevado valor biológico, extraída do soro de leite, com elevada digestibilidade, muitas vezes enriquecida com enzimas digestivas, como por exemplo esta, com bom aporte de aminoácidos essenciais como a valina, leucina isoleucina.Estes são a base para a reparação e crescimento muscular, provocados pelo treino. Este tipo de proteínas específicos para mulher podem e devem ser enriquecidas com nutrientes importantes para a mulher, como esta que contém Ácido Linoleico Conjugado (CLA) e Colina. A capacidade da mulher para ganhar músculo é menor, no entanto, a sua propensão para ganhar gordura é muito superior, fazendo sentido que existem produtos adequados à sua condição fisiológica, ou seja, a adição de nutrientes é bem-vinda.
Colagénio Hidrolisado:
O colagénio é uma proteína produzida naturalmente pelo nosso corpo e embora a alimentação, sobretudo as carnes vermelhas, forneçam uma boa quantidade colagénio a mesma torna-se insuficiente sobretudo a partir dos 30 anos em que existe um decréscimo de cerca de 1% por cada ano. O colagénio hidrolisado é uma proteína que quando ingerida se comporta de forma igual a outras proteínas. Após a ingestão existe uma quebra/divisão das moléculas, os aminoácidos, facilitando assim a absorção da proteína pelo organismo. Se for consumido em pó, como este permite a acumulação de mais de 90%. Para que possamos usufruir dos benefícios da proteína colagénio é necessário ingerir em conjunto com vitamina C como este.A vitamina C é fundamental para a biossíntese do colagénio, atuando como um precursor das enzimas responsáveis pela formação das moléculas de colagénio, que por sua vez, formam redes de sustentação das fibras da pele, tornando a pele do corpo e rosto mais firme e mais brilhante, tal como o cabelo. Vários estudos comprovam que a suplementação com colagénio, melhora significativamente a elasticidade da pele, fortalece as unhas, melhora e dá mais brilho ao cabelo e protege as articulações. Outra conclusão a que chegam é que os benefícios do colagénio estão dependentes da ingestão de outros nutrientes como a vitamina C.
As proteínas têm um papel fundamental na dieta da mulher, quer o plano alimentar tenha como objetivo ganhar ou perder peso, a quantidade de proteína nunca deve ficar aquém das necessidades.
Cláudia dos Santos
Escritor
Licenciada em Enfermagem e especializada em dietética e nutrição, actualmente trabalho no Hospital Central de Évora. A minha paixão pelo exercício físico surgiu depois de passar anos no ginásio a fazer aulas de grupo. Mais de 10 anos, com poucos ou nenhuns resultados a nível físico, resolvi mudar alguma coisa e foi aí que descobri os treinos de musculação. Mudaram a minha vida. Desde aí que comecei a aliar a musculação e nutrição e os resultados foram incríveis. Não prescindo de um em detrimento de outro, sigo os dois, treino e dieta a 100%.