Quando nos começamos a interessar pelo exercício físico, deparamo-nos inevitavelmente com o tema das proteínas em pó (e na verdade, basta olhar para o nome deste site). Estão disponíveis em muitos tipos diferentes – a clear, a caseína, a vegan, a de soja – mas o colosso do mundo das proteínas é sem dúvida a whey.
A whey vem em duas formas – concentrada e isolada. Ambas nos ajudarão nos nossos esforços no ginásio, mas quais são as diferenças entre elas?
A nutricionista e especialista em desenvolvimento de produtos da Myprotein Katie Brown está connosco para explicar os detalhes, para que possas saber qual das duas se poderá encaixar melhor nos teus objetivos.
O que é a whey?
A whey, ou soro do leite, é um dos principais componentes do leite de vaca e é muito rica em proteínas. Extraímos as melhores partes para criar a proteína whey. Aqui vai a explicação apresentada por Katie:
"A whey é um dos maiores componentes do leite de vaca, representando cerca de 20% do seu conteúdo proteico. Quando usamos leite para fazer queijo, o líquido que se separa do coalho durante o processo é a whey."
Para transformar esse líquido num pó, simplesmente filtramos, evaporamos e secamos a spray o líquido, para o transformar num produto usável.
A proteína whey também contém todos os nove aminoácidos essenciais. São chamados "essenciais" porque os nossos corpos precisam deles e não os podem produzir autonomamente, pelo que têm de os obter através de fontes alimentares. É isto que faz da whey uma proteína completa. O seu forte perfil de aminoácidos ajuda a alimentar a síntese proteica muscular, o processo de crescimento e reparação dos músculos.
O isolado e o concentrado de whey
Neste ponto, as coisas podem tornar-se um pouco mais confusas. A whey está disponível em duas formas: concentrada e isolada. Um dos nossos produtos mais populares, a Impact Whey Protein é concentrado de whey. É feita passando o líquido por um filtro e secando-o.
O isolado de whey passa por um processo chamado microfiltração cruzada, que Katie descreve como “um processo de filtragem mais rigoroso, que faz com que a proteína se separe da gordura e da lactose”.
Para além das diferenças no processo de filtragem, também há ligeiras diferenças no conteúdo nutricional.
Proteínas
O concentrado de whey tem um conteúdo de 80% proteína, enquanto o isolado tem uma proporção ligeiramente mais alta, de 90%, devido à filtragem adicional.
Gordura
O isolado de whey tem também um conteúdo de gordura mais baixo devido à filtragem, tornando-o ideal para quem prefere evitar as gorduras na sua alimentação.
Lactose
Devido a um conteúdo menor em lactose, o isolado é mais apropriado para quem lhe tem intolerância. Katie faz notar que a taxa de absorção do isolado e do concentrado de whey são aproximadamente idênticas, pelo que os benefícios a nível de desenvolvimento muscular serão semelhantes.
Devo escolher o isolado de whey?
Esta é a escolha certa para quem quer uma proteína de alta qualidade com um conteúdo baixo de gordura e calorias. Contudo, devido à filtragem adicional necessária para a produzir, é um pouco mais cara que o concentrado.
Devo escolher o concentrado de whey?
Para quem quer uma forma rápida e fácil de aumentar o seu consumo diário de proteínas, o concentrado de whey é uma escolha fantástica. Tem um conteúdo de gordura ligeiramente mais alto que o isolado, mas é ainda assim composto em 80% por proteínas, e é ligeiramente mais barato.
Mensagem final
Tanto o isolado como o concentrado de whey são escolhas excelentes. Ambos proporcionam mais de 20g de proteína por porção, vêm em imensos sabores deliciosos e contêm os nove aminoácidos essenciais. As diferenças principais são os seus conteúdos de proteína, de gordura e de lactose. Tem em mente o que é mais importante para os teus objetivos para fazer a tua escolha.
Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!
Os nossos artigos têm propósitos unicamente informativos e educativos e não devem ser usados como conselho médico. Se tem alguma preocupação, consulte um profissional de saúde antes de tomar suplementos nutricionais ou introduzir quaisquer alterações significativas na sua dieta.