O guaraná teve origem na Amazónia, e é muito popular. O pó que é feito a partir das sementes do guaraná é usado para combater o cansaço físico e mental.
De modo geral o pó de guaraná serve para repor a energia e melhorar até a atenção. Ele contem cafeína e os efeitos da cafeína no nosso organismo são de nos deixar mais atentos.
O que é?
É um fruto extraído de uma árvore, em que se aproveitam as sementes e o pó.
O pó, feito a partir dessas sementes, é considerado um energético natural, composto por cafeína (presente no café) e teobromina (presente no cacau). Estas duas substâncias agem no sistema nervoso central.
Também contém fibras, vitamina A, cálcio, ferro e fosforo, sendo assim uma boa substância para usarmos no dia a dia para dar aquela boa disposição e gerar maior dedicação na hora de treinar.
Como devo tomar?
Uma colher pequena de café é a dosagem ideal por dia, ao pequeno almoço, porque o efeito dele dura até 6 horas e tomando no período da tarde ou da noite poderá interferir no seu sono.
Pode misturar o pó com água ou até mesmo com a uma bebida da sua preferência. Apenas não pode ser misturado com bebidas que já contenham cafeína, como o café, chá verde, e alguns refrigerantes com cafeína, que também são estimulantes.
Pessoas com hipertensão também deverão ter atenção às quantidades usadas.
O pó de guaraná pode ser encontrado em cápsulas ou em pó alem de estar presente em diversos suplementos termogénicos.
Dicas e ofertas exclusivas?
Os benefícios atribuídos ao guaraná em pó são muitos
- Antioxidante
- Funciona como energético natural
- Facilita a capacidade de concentração e de raciocínio
- Ajuda a diminuir o excesso de glicose e colesterol.
- Regula o intestino:
- Estimulando o movimento intestinal, o que é um efeito benéfico para as pessoas que sofrem de prisão de ventre.
- Além disso, o guaraná é bem sucedido no tratamento de outras complicações do intestino, incluído gases e diarreia, pois ajuda a desintoxicar e a limpar o sistema.
- Ajuda no controlo de peso:
- O uso do pó de guaraná ajuda a reduzir o peso por ser rico em cafeína e antioxidantes que aceleram o metabolismo e favorecem o uso da gordura como combustível para o corpo.
- Além disso, ele tem um efeito de redutor da fome, afastando a vontade de comer entre as refeições. Induz o processo de lipólise, processo este que envolve a libertação de gordura na corrente sanguínea, onde é utilizada como energia durante o exercício físico.
No entanto, é importante lembrar que esse efeito é potencializado quando o pó de guaraná é utilizado juntamente de uma dieta equilibrada e da prática regular de atividade física.
- Aumentar o rendimento do treino:
- O pó de guaraná aumenta a disposição e o estado de alerta, o que gera uma maior dedicação e entusiasmo na hora de treinar.
- Além disso, ele retarda a sensação de fadiga, especialmente em exercícios de longa duração, permitindo um maior empenho e esforço no treino.
- Aumentar a concentração para estudar:
- Por conter cafeína e substâncias como teobromina e teofilina, o pó de guaraná ajuda a aumentar a concentração, o raciocínio e o estado de alerta para uma maior dedicação nos estudos e atenção em geral.
- Melhorar o humor:
- O pó de guaraná estimula a produção de dopamina e serotonina, que estão ligados ao aumento da sensação de bem-estar, melhorando o humor.
- Isso deve-se tanto à presença de cafeína quanto ao seu alto teor de antioxidantes, que melhoram o funcionamento do sistema nervoso central.
- Controlar colesterol e triglicerídeos:
- O pó é rico em flavonoides e saponinas, substâncias com forte poder antioxidante que ajudam a controlar o colesterol, e alguns estudos mostram o seu benefício também no controle dos triglicerídeos.
- Além disso, ele é rico em pectina, uma fibra que estimula uma maior eliminação de gordura nas fezes, o que também ajuda reduzir o colesterol.
O guaraná em pó é muito poderoso e apelativo, mas cada organismo possui necessidades diferentes. Então, não deixe de consultar o seu médico para saber quais as quantidades recomendadas para o uso específico que deseja fazer dele.
- Institute of Food Technologists. Caffeine. Food Technol. 1983
- Ashihara H, Crozier A. Caffeine: a well-known but little mentioned compound in plant science. Trends Plant Sci. 2001