Ir para o conteúdo principal
Suplementos

Fosfato Dipotássico | Benefícios, Efeitos Secundários e Usos

Fosfato Dipotássico | Benefícios, Efeitos Secundários e Usos
Claire Muszalski
Escritor3 anos Atrás
Ver o perfil de Claire Muszalski
Saltar para:

O que é o fosfato dipotássico?

Trata-se de um sal solúvel em água que assume usualmente a forma de uma substância branca. Comercialmente, é conhecido como um aditivo alimentar, fertilizante e agente de volume.

Ao nível da saúde e do fitness, os suplementos de fosfato dipotássico são procurados devido ao seu papel na produção de ATP (adenosina trifosfato), a molécula altamente energética em que se baseia o mecanismo de produção de energia do nosso corpo.

É uma das principais fontes de potássio e fósforo. É aqui que a parte do “fosfato” entra. “Fosfato” é uma partícula carregada que contém o mineral fósforo. O organismo necessita deste elemento para manter, reparar e reconstruir dentes e ossos saudáveis. Para além disso, o fosfato é necessário para que os músculos contraiam e funcionem devidamente.

Os usos do fosfato dipotássico

O fosfato dipotássico é comummente usado devido a propriedades que o tornam eficaz como emulsionante, estabilizador e agente texturizante. Embora seja considerado seguro, a hipótese de ter efeitos potencialmente perigosos tem sido levantada.

Na indústria alimentar, funciona eficazmente como agente tamponador e agente quelante, que também pode ser usado em alimentos com levedura, sais emulsionantes e como agente antioxidante sinergístico. Para além disto, o fosfato dipotássico pode ser encontrado em muitos tipos de embalagens e pacotes devido ao seu uso como aditivo alimentar. O seu papel nessa vertente é baixar os níveis de acidez em alimentos processados, e também baixar os níveis de sódio em queijos com teor reduzido do mesmo. É igualmente usado como estabilizador em cremes sem laticínios, para impedir a coagulação.

É também comestível e usado para benefícios de saúde como suplemento alimentar e estabilizador de proteínas e bebidas para culturistas e em misturas em pó.

Os benefícios do fosfato dipotássico

À primeira vista, o principal benefício do fosfato dipotássico é ser uma conveniente fonte de potássio, o qual contribui para a função muscular normal. Para quem faz levantamento de pesos, culturistas e outros atletas, a sua suplementação pode ser útil por diversas razões.

  1. Pode aumentar o nível de energia durante o treino

Em primeiro lugar, pode ser usado em suplementos energéticos para treinos que requeiram períodos prolongados de trabalho sem repouso, como a corrida de longa distância, desportos de equipa, treino intervalado de alta intensidade e sessões de levantamento de pesos baseadas na resistência. Este uso deve-se às suas propriedades no apoio à recuperação muscular, promovendo um melhor ritmo de recuperação e a capacidade de conseguir mais repetições. Contudo, os dados sugerem que os resultados da suplementação com fosfato dipotássico poderão variar com base na resposta individual e no protocolo específico de suplementação.1

Para resumir, o fosfato dipotássico melhora a resistência através do aumento da eficiência do organismo no transporte de oxigénio para os músculos, ajudando assim à produção de energia. Isto é particularmente eficaz em exercícios de alta intensidade e muito extenuantes, como levantamentos pesados e sprints.

  1. Aumenta a ingestão de potássio

O potássio é um dos sete macro-minerais essenciais, dos quais o corpo necessita numa quantidade de pelo menos 100 miligramas diários para sustentar devidamente os processos naturais. Embora seja possível atingir estes requerimentos através de fontes alimentares, como frutos, vegetais, peixe e carne, a suplementação com potássio ajuda a aumentar a quantidade ingerida. Um consumo saudável de potássio reduz o risco de diversas condições de saúde e ajuda a prevenir a perda de massa muscular e a preservar a densidade mineral óssea.

Efeitos secundários

O fosfato dipotássico foi declarado “geralmente reconhecido como seguro” pelas autoridades responsáveis dos Estados Unidos. Já tem sido, contudo, levantada a hipótese de que este suplemento deva ser abordado com precaução, especialmente no caso de pessoas com condições de saúde.

Adicionalmente, um artigo publicado na “Deutsches Arzteblatt International” em Janeiro de 2012 faz a observação de que os aditivos de fosfato em fontes alimentares são uma potencial fonte de problemas para pessoas que têm condições que as forçam a limitar o consumo de fósforo.

O tipo de fósforo encontrado no fosfato disódico e noutros aditivos alimentares é mais rapidamente absorvido que o tipo presente naturalmente em alimentos, pelo que pode aumentar rapidamente e de um modo potencialmente perigoso os níveis de fósforo em pessoas que comem muitos alimentos processados que contêm estes aditivos.

Embora o fosfato dipotássico seja visto como um suplemento seguro, há alguns efeitos secundários conhecidos, sobretudo associados ao seu uso prolongado. Isto é devido ao desequilíbrio de fosfatos no organismo que pode resultar do seu uso a longo prazo. Isto traduz-se em efeitos secundários como dores de cabeça e náuseas.

Deves sempre consultar um profissional médico se tiveres reservas relativamente a um suplemento que estiveres a considerar experimentar. Se estiveres a tomar fosfato dipotássico pelos seus benefícios para a saúde e desempenho, incluindo a produção de energia e a resistência, deves tentar assegurar-te de que esta é a opção certa para ti e se há alternativas disponíveis. Se a tua alimentação já contém suficiente potássio, poderá haver outros suplementos mais adequados às tuas necessidades.

Por exemplo, se aquilo de que estás à procura é do aumento do poder muscular e da energia e função muscular para acessos curtos de atividade, experimenta a creatina, os BCAA ou a nossa mistura pré-treino.

Questões frequentes

O que é?

Trata-se de um sal solúvel em água, procurado pelo seu papel na produção de ATP, uma molécula que o corpo usa para a produção de energia.

Quais são os benefícios?

É uma excelente fonte de potássio, um mineral essencial para o funcionamento normal dos músculos. Dá também apoio à recuperação muscular, tornando-o um suplemento ideal para atletas de resistência.

Quais são os efeitos secundários?

Os efeitos negativos associados ao uso prolongado deste suplemento podem incluir dores de cabeça, obstipação, náusea e tonturas.

 

 

Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!

Os nossos artigos têm propósitos unicamente informativos e educativos e não devem ser usados como conselho médico. Se tem alguma preocupação, consulte um profissional de saúde antes de tomar suplementos nutricionais ou introduzir quaisquer alterações significativas na sua dieta.

1. Peeling, P., Binnie, M. J., Goods, P. S., Sim, M., & Burke, L. M. (2018). Evidence-Based Supplements for the Enhancement of Athletic Performance, International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, 28(2), 178-187.

Claire é uma Nutricionista membro da Academy of Nutrition and Dietetics para além de possuir a certificação em coaching de saúde e bem-estar atribuído pela International Consortium for Health and Wellness Coaching. No seu curriculum conta também com uma licenciatura em Biologia e um Mestrado em Dietética e Nutrição Clínica da University of Pittsburgh.

Falar e escrever acerca de comida e fitness são paixões que qualquer um notará na Claire, para além da sua disponibilidade de partilhar este conhecimento para melhorar outras vidas.

A Claire também possui uma certificação em treino de ciclismo indoor e tem uma paixão muito particular por corrida e aulas de yoga. O impacto mental e físico que lhe dão são únicos. Quando não está a fazer exercício, é normal vê-la a apoiar a equipa local de desporto ou a cozinhar para a família na cozinha.

Para saberes mais da Claire, clica aqui.

myprotein