Os nossos corpos consomem energia, ou calorias, do mesmo modo que um automóvel consome combustível. Algumas fontes de energia, como as gorduras e as proteínas, tomam mais tempo a ser processadas e transformadas em energia, enquanto os hidratos de carbono são a escolha preferencial do organismo para energia rápida.
Quando pensamos em energia para os músculos, é a glicose que os mantém (assim como o cérebro, coração, pulmões), juntamente com o resto do corpo, a funcionar. Mas não vemos glicose na prateleira nas lojas, ou disponível como suplemento.
A dextrose é uma forma pura de glicose, e pode ajudar a maximizar a forma como proporcionamos combustível ao corpo.
Descobre como neste artigo.
O que é a dextrose?
A dextrose é um açúcar simples – o oposto do tipo de hidratos de carbono complexos que são recomendados para uma libertação gradual de energia. Quimicamente, trata-se da mesma estrutura da da glicose encontrada no nosso corpo – a fonte primária de energia do corpo. É também uma componente do xarope de milho rico em frutose (a frutose deriva da fruta).
A dextrose é um açúcar?
Trata-se, de facto, de um açúcar. Estes assumem formas simples (moléculas pequenas) a complexas (múltiplos tipos de cadeias mais longas de moléculas). A dextrose comercialmente disponível é tipicamente feita de açúcar de milho e é fácil e rápida de digerir e de pôr na circulação sanguínea.
Quais são os diferentes tipos de açúcar?
Os açúcares são classificados em dois tipos: monossacarídeos e dissacarídeos. “Mono” refere-se a uma única molécula de açúcar, como no caso da glicose, fructose ou dextrose. A sucrose, ou açúcar de mesa, é um dissacarídeo (pelo que consiste em “dois açúcares”), composto por dois monossacarídeos (glicose e fructose).
A glicose é a forma de açúcar que o organismo usa como açúcar do sangue. A dextrose é quimicamente equivalente, mas derivada do milho.
Quem deve usar dextrose?
Qualquer pessoa que precise de energia derivada de açúcares simples poderá beneficiar da dextrose. É comummente usada por atletas de resistência que precisam de um fluxo de energia constante e rápido durante os seus treinos (o tipo de energia associado ao uso de bebidas energéticas).
Pode também ser usada regularmente para a carga de hidratos de carbono. Contudo, devido à sua capacidade de causar picos na insulina e aumentar a absorção de outras moléculas (como aminoácidos), pode ser também usada por qualquer pessoa que procure maximizar o impacto dos seus suplementos pós-treino.
Quando usar dextrose
1. Quando estamos com falta de energia
Pode ser usada em diferentes ocasiões, dependendo do plano de treino. Quando estás em jejum e com a preocupação de poder sentir falta de energia, tomar dextrose antes do treino pode ajudar.
2. Durante o exercício de resistência
Como mencionado mais atrás, os atletas de resistência podem preferir usá-la em pequenas doses durante os seus treinos longos e intensos.
3. Depois do treino, para maximizar a absorção de nutrientes
Outras pessoas poderão simplesmente adicioná-la ao seu batido de recuperação depois de um treino para aumentar o nível de absorção de outros nutrientes. Se estás a seguir um plano de ciclagem de hidratos de carbono, a dextrose poderá ser usada num dia de consumo alto de hidratos.
Quais são os benefícios da dextrose?
O exercício coloca desafios aos músculos e degrada as reservas de energia (na forma de glicogénio) e as fibras musculares (compostas de proteínas). Usamos batidos de proteína para ajudar a reconstruir as fibras musculares e precisamos de hidratos de carbono para restaurar as reservas de glicogénio para energia.
Quando mais rapidamente nos for possível restaurar estes componentes básicos dos nossos músculos, mais rapidamente iremos recuperar e estar a postos para o próximo desafio ou treino.
Por a dextrose ser um açúcar simples, é muito facilmente digerida e transportada pelo organismo. Pode atuar rapidamente, com benefícios quase imediatos.
Ingerir dextrose depois de um treino também aumenta a resposta de insulina do corpo, o que pode ajudar os músculos a absorver proteínas e a reconstruir as reservas de glicogénio, recuperando mais rapidamente.1
Quais são os efeitos secundários da dextrose?
Potenciais efeitos secundários incluem problemas com o controlo dos níveis de açúcar no sangue (hipo ou hiper-glicémia), devido à sua influência na insulina.
Uma vez que a dextrose é um açúcar simples, acarreta todos os potenciais efeitos secundários de um alimento rico em hidratos de carbono – pode causar desconforto intestinal e outros sintomas relacionados com picos e quebras no açúcar sanguíneo.
A longo prazo, demasiados açúcares na alimentação podem levar a um mau controlo dos níveis de açúcar no sangue, pelo que é melhor controlar todos os açúcares que ingerimos.
Suplementos de dextrose
Os suplementos de dextrose são benéficos devido à sua digestão rápida e estrutura simples – podem ser postos em circulação muito mais rapidamente que açúcares mais complexos ou outras fontes de hidratos de carbono.
Os culturistas poderão também usar a dextrose antes ou depois dos seus treinos. Antes do treino, se os níveis de energia não são os ideais, a dextrose pode proporcionar uma injeção imediata de energia. Depois do treino, durante a recuperação, é uma forma rápida de fornecer aos músculos hidratos de carbono para recuperação e ajudar a facilitar a absorção de proteínas.
A dextrose nos alimentos
A dextrose encontra-se naturalmente no milho e em algumas outras plantas. Comercialmente, é frequentemente usada em bolos e noutros doces, como guloseimas, cereais de pequeno-almoço e sobremesas geladas.
Não será causa para surpresa se adicionar dextrose tornar o teu batido pós-treino extra doce – afinal, estarás a acrescentar açúcar!
A dextrose é vegana e livre de glúten?
Por ser derivada do milho, a dextrose é 100% vegana e não tem glúten. É considerada um produto completamente natural.
Mensagem final
A dextrose, embora simples na sua natureza a ação, pode estar associada a uma variedade ampla de benefícios para quem precisa de melhorar o seu consumo de hidratos de carbono. Embora influencie os níveis de açúcar no sangue e possa não ser a melhor escolha para todas as pessoas, é uma ferramenta rápida e eficaz para melhorar os níveis de energia e pode desempenhar um papel na maximização dos resultados dos teus treinos.
Agora também estamos no Telegram. Com conteúdo exclusivo! Para uma motivação extra, Subscreve já, clicando aqui!
Os nossos artigos têm propósitos unicamente informativos e educativos e não devem ser usados como conselho médico. Se tem alguma preocupação, consulte um profissional de saúde antes de tomar suplementos nutricionais ou introduzir quaisquer alterações significativas na sua dieta.
1. Burke, L. M., Hawley, J. A., Jeukendrup, A., Morton, J. P., Stellingwerff, T., & Maughan, R. J. (2018). Toward a common understanding of diet–exercise strategies to manipulate fuel availability for training and competition preparation in endurance sport. International journal of sport nutrition and exercise metabolism, 28(5), 451-463.
Evangeline tem uma larga experiência em desportos de competição desde tenra idade. Por exemplo, a sua experiência como instrutora de vela RYA ensinou-lhe o quão importante é cuidar da sua alimentação para um rendimento de topo em desportos extremos e de endurance. Este foco na alimentação permitiu-lhe atingir o estatuto de capitã da equipa olímpica do Reino Unido e treinar a equipa da sua universidade.
Nos seus tempos livres, a Evangeline adora correr maratonas. Ao fim de semana irás encontrá-la a fazer desportos aquáticos ou escalada. Ao anoitecer opta por sessões de treino de alta intensidade ou um treino de squats antes de comer uma bela refeição picante com muitas verduras - yum!
Descobre mais da experiência da Evangeline aqui.