O que é a Acetil L-Carnitina?
Frequentemente é classificada somente como um aminoácido, mas a acetil l-carnitina é um composto, vitamínico e aminoácido.
O seu desenvolvimento inicia-se naturalmente nos rins e fígado, a partir da lisina e metionina, com distribuição pelos vários tecidos do organismo, como cérebro e coração, incluindo o tecido muscular.
A acetil l-carnitina é assim a forma mais bio disponível sintetizada de l-carnitina.
Tal como a l-carnitina, a acetil l-carnitina promove a produção de glutationa, que tem um potente efeito sobre os radicais livres.
No entanto, a acetil l-carnitina é capaz de atravessar a barreira hemato-encefálica, responsável por manter um ambiente constante no cérebro e produzir estes resultados benéficos dentro do cérebro.
Quando consegue penetrar a nível cerebral, a acetil l-carnitina contribui para a produção de acetilcolina, um neurotransmissor importante. Para além disso, ainda aumenta os níveis dos neurotransmissores de noradrenalina e serotonina.
Existe em alguns alimentos como a carne (o nome “carnitina” é proveniente do latim “carno”, que significa “carne”), que é considerada uma das maiores fontes naturais deste composto.
No entanto, existem outros alimentos como os grãos de soja e o abacate que contém também acetil l-carnitina, ou então na forma de suplementação.
Quando as necessidades não podem ser supridas somente com a alimentação, é necessário fazer a ingestão de suplementos, para garantir que os níveis de acetil l-carnitina fiquem dentro dos padrões normais.
Para que serve a Acetil L-Carnitina?
A sua principal função é estimular o metabolismo das gorduras, através do transporte dos ácidos gordos para as células que produzem energia, assegurando que os hidratos de carbono e as gorduras sejam transformados em energia pelo organismo.
Por isso é frequente estar presente em muitos suplementos termogénicos, pela sua contribuição para a queima de gordura.
Benefícios da Acetil L-Carnitina?
- Ajuda a acelerar a queima de gordura
- Pode aumentar o desempenho físico
- Potencia a performance desportiva
- Conserva o glicogénio muscular
- Acelera o processo de recuperação após a realização de exercícios intenso
- Aumenta os níveis de energia e disposição
- Ajuda na eliminação de radicais livres
Efeitos da Acetil L-Carnitina?
- Aumento da energia física e mental
- Aumento da concentração
- Estimula o estado de alerta
- Pode ter uma influência positiva na memória e consolidação
- Contribui para a produção de acetilcolina
- Estimula o metabolismo da energia cerebral
- Efeitos antienvelhecimento
Para dicas e ofertas exclusivas subscreve já o nosso serviço de Whatsapp :)
Dosagem da Acetil L-Carnitina?
A dosagem de acetil l-carnitina recomendada é de 1 a 2g por dia.
Pode ser consumida em pó, liquido ou em cápsulas, numa dose a partir dos 500mg.
Existem várias alturas possíveis de ingestão, desde a possibilidade de ser de manhã em jejum ou conjuntamente com outros alimentos noutras refeições.
Os atletas e pessoas que buscam uma melhor saúde, usam habitualmente para aumentar a energia e queimar o excesso de gordura, pelo seu efeito supressor do apetite e também para impedir o armazenamento de gordura.
A forma mais frequente e ideal, é ingerir antes dos exercícios, numa refeição com hidratos de carbono. Mas também pode ser combinada com uma fonte proteica de 20g a 30g e de hidratos de carbono na dose de 30-40g, após o treino.
Esta frequente recomendação advém do fato da acetil l-carnitina apenas ser absorvida pelas células na presença de insulina, o que recomenda a sua ingestão conjunta com fontes de hidratos de carbono, para estimular a sua rápida absorção.
A única salvaguarda relativamente ao momento de ingestão é evitar consumir antes de dormir ou consumir com moderação, pela possibilidade de aumentar os níveis de energia