Estás disposto(a) a participar no nosso desafio Vegan durante 7 dias?
Desafia‐te a ser vegan durante 7 dias! Reduzir a quantidade de carnes e produtos animais que comes é uma excelente oportunidade para aprenderes mais sobre culinária e nutrição, seres amigo(a) do ambiente e descobrires o melhor para o teu corpo.
Temos várias dicas e receitas saudáveis para te mostrar ao longo do teu percurso. Dá uma vista de olhos à nossa coleção de receitas vegan deliciosas e simples, no final deste artigo, ou acede à nossa coleção completa de receitas vegan.
Porquê ser Vegan Durante 7 Dias?
1.Emagrece e disfruta dos benefícios
Os pratos vegan têm menos calorias saturadas e gordurosas, o que significa que têm menos probabilidades de aumentar o peso e desenvolver problemas de saúde.
Se conseguires eliminar a carne em apenas uma refeição, poderás poupar até 11g de gordura e 90 calorias!
2. Ajuda o planeta
Quer estejas a abraçar um estilo de vida completamente vegan ou simplesmente a reduzir a quantidade de carnes e produtos de origem animal que comes, as tuas ações beneficiam muito o nosso planeta e sistema alimentar. Está previsto que a nossa população aumente em 30% nas próximas trêsdécadas e, a este ritmo, a procura de carne não poderá ser atingida.
3. Reduz a pegada de carbono
A pegada de carbono é elevadíssima. As emissões de carbono criadas durante o período de vida de apenas uma porção de carne são iguais às emissões provenientes de ferver uma caldeira 388 vezes!
4. Desfruta de comidas vegan deliciosas
Existem cada vez mais substitutos vegan para que não precises de te privar dos teus pratos favoritos. A cozinha vegan pode ser muito simples — desde um caril e uma caçarola, a uma saborosa torre de panquecas. Dá uma vista de olhos às nossas receitas vegan favoritas!
Como Ser Vegan Durante 7 Dias?
1.Vai ao teu próprio ritmo
Algumas pessoas conseguem parar de um dia para o outro sem sintomas de abstinência, mas fazer pequenas e simples alterações pode funcionar melhor. Podes tentar fazer trocas vegan ou ter alguns almoços ou jantares vegan — poderá demorar algum tempo a descobrires o que funciona para ti.
2. Pára de te preocupares relativamente à proteína
Uma dieta à base de plantas não significa consumir menos proteína! Há centenas de alimentos ricos em proteína e suplementos que podes escolher — o segredo é a variedade ao longo do dia. Fazendo isto, certificas‐te que estás a consumir os aminoácidos certos que o teu corpo precisa. Proteínas em pó de arroz,ervilhas, cânhamo, soja e misturas vegan são fontes ricas em proteínas vegetais – ideais para o pós‐treino e para te manter cheio(a) de energia ao longo do dia.
3.Reforço de vitaminas e minerais
Não te preocupes, obterás muitas vitaminas e minerais essenciais através de uma dieta à base de plantas! Mas se sentes que precisas de um reforço, temos exatamente o que precisas. Experimenta o Super Complexo de Vitamina B, as Cápsulas de Cálcio & Vitamina D3, e reforços de ómega 3 como a Chia e as Sementes de Linhaça.
4. Lê os rótulos
Se estás a pensar em tornar‐te completamente vegan, é uma boa ideia começares a ler os rótulos dos produtos que consomes. Evita ingredientes óbvios como a carne, o peixe, os laticínios e os produtos de avicultura, mas procura ingredientes menos evidentes como a gelatina, o mel e a ictiocola (que provém das bexigas de peixe, usados para clarear algumas cervejas e vinhos).
5. Regras do mundo real
Não te penalizes se tiveres um deslize! Somos humanos e ser vegan não significa que tens de ser perfeito(a). Poderás sentir uma tentação ao longo do caminho ou podes consumir acidentalmente algum alimento que não é vegan, mas isso não significa que tens de desistir!
Receitas Vegan Deliciosas & Saudáveis Para o Desafio
E agora as receitas! Temos várias receitas deliciosas e saudáveis para começares o teu desafio, inclusive a nossa edição especial de jantares em 15 minutos!
Pequenos‐Almoços
Waffles de Canela Prontos em 15 MinutosAveia Adormecida (“Overnight oats”)Pratos Principais Vegan
Jantares Vegan em 15 Minutos
Pizza Tostada de Abacate Fajitas de Cogumelos Portobello
Hambúrgueres BBQ de Beterraba
Chili Picante de Cinco Feijões Kebab
Burrito RecheadoSobremesas Deliciosas Vegan
Barras Proteicas de Massa de Cookie
Pudim ProteicoGostaste deste artigo? Dá uma vista de olhos no nosso blog para mais dicas de treino, alimentação, suplementação e muito mais.
Referências
1. Dewell, A., Weidner, G., Sumner, M. D., Chi, C. S. & Ornish, D. (2008). A very‐low fat vegan diet increases intake of protective dietary factors and decreases intake of pathogenic dietary factors. Journal of the American Dietetic Association, 108 (2), 347–56.
2. Davey, G. K., Spencer, E. A., Appleby, P. N., Allen, N. E., Knox, K. H. & Key, T. J. (2003). EPICOxford: lifestyle characteristics and nutrient intakes in a cohort of 33,883 meat‐eaters and 31,546 non meat‐eaters in the UK. Public Health Nutrition, 6 (3), 259–69.