A reeducação alimentar parece algo muito complexo e complicado, mas não é. Existem regras básicas a serem seguidas, mas ao mesmo tempo existe bastante flexibilidade.
Vamos dar-te 10 dicas que deves seguir se te queres reeducar em termos alimentares.
#1 Cria um menu base
A maioria das pessoas em boa forma e com um estilo de vida saudável tem uma dieta base fixa. Na maioria dos casos repetem os alimentos diariamente, sempre com as melhores escolhas possíveis. Claro que não tens de comer atum a toda a hora, ninguém faz isso, mas teres uma base de frango, peru, peixe, ovos, e a partir daí gerir o que comes, variando sempre os temperos e o modo de confecção.
#2 Nunca falhes o pequeno almoço
Não falhar o pequeno almoço é um passo muito importante para mudares os teus hábitos. Estudos mostram que quem toma sempre um bom pequeno almoço perde mais peso do quem não o faz. Ao ingerires o pequeno almoço a tendência para comeres aquilo que não deves ao longo do dia é menor.
#3 Bebe mais água
Não bebas tantos sumos e refrigerantes, opta sim pela água mineral. O nosso corpo é constituído por 70% de água, e sem ela nós não funcionamos correctamente. Bebe pelo menos 2 litros por dia, e mais sempre que praticares exercício.
#4 Come pequenas porções com frequência
Fazer pequenas refeições de forma frequente é uma forma de melhorares a tua forma física e saúde. Vais ter várias vantagens com isso, como por exemplo, não vais ter o problema de ficares cheio e letárgico depois de uma grande refeição, e apesar de fazeres refeições pequenas como vais comer de forma mais frequente também não vais ter ataques de fome que te comprometam a dieta.
#5 Come alimentos naturais e integrais
Procura ingerir alimentos integrais e naturais. Foge de tudo aquilo que seja processado, tudo o que tenha um rótulo cheio de ingredientes. Claro que de vez em quando alimentos processados não te vão prejudicar, mas procura que no mínimo 80% da tua dieta seja de alimentos naturais sem qualquer tipo de processamento.
Vegetais, cereais integrais, carne, peixe, ovos ou frutos secos são tudo excelentes opções a seguir.
#6 Conhece os alimentos
Conheceres o que cada alimento te oferece é muito importante para o teu sucesso na reeducação alimentar. De que adianta queres mudar se não fazes ideia daquilo que cada alimento te oferece? Conhece os macronutrientes que vais obter nos alimentos que tens na tua dieta e não irás falhar nas tuas escolhas.
#7 Não fujas dos teus alimentos preferidos
Esta é uma característica universal das pessoas que seguem uma alimentação saudável: elas não fogem dos alimentos que mais gostam. O que devemos fazer é procurarmos alternativas saudáveis, e caso não seja mesmo possível podemos ingeri-las de vez em quando. Esta é uma forma de estares sempre satisfeito com aquilo que comes.
#8 Evita ter maus alimentos em casa
Se deres um vista de olhos num frigorífico de uma pessoa que siga um estilo de vida saudável, dificilmente encontras lá bolachas, só como exemplo. Evita ter esses alimentos em casa de forma regular. De vez em quando come umas bolachas ou outra coisa que te apeteça, mas não faças stock desses alimentos.
#9 Deixa a cozinha
Quando achas que não tens nada para fazer, ou mesmo quando sentes fome não andes às voltas pela cozinha. Se fizeres isso o mais provável é comeres algo que não deves. Vai à cozinha fazer apenas as refeições que deves.
#10 Aprende a escolher nos restaurantes
Os restaurantes não são o local ideal para seguirmos uma dieta super saudável, no entanto é possível fazer boas opções. Se necessário faz pedidos especiais, desde que não sejam demasiado elaborados, claro.