Quando nos iniciamos numa jornada de perda de peso, é difícil não cairmos em tentação e comermos tudo aquilo que vemos. Em particular quando voltamos à nossa "normalidade" após um período de restrições acima da média.
Ninguém quer acumular uma quantidade significativa de gordura em poucas semanas, que depois vai demorar meses a ser eliminada.
Todos aqueles que querem comer a sua fatia bolo vão poder ler nesta artigo algumas dicas que lhes vão permitir alguma flexibilidade na dieta, sem acumular gordura.
Quero emagrecer! Como perder peso?
Aqui vamos procurar misturar um pouco de ciência com senso comum, e assim permitir às pessoas comerem algumas coisas que não seriam normais numa alimentação mais restrita, mas mesmo assim sem se preocuparem com as consequências.
Ao contrário de algumas coisas que foram sendo ditas ao longo dos anos, ingerir mais energia do que aquela que gastamos durante um período é o que vai levar a ganhos de gordura.
De seguida as estratégias que vamos apresentar trabalham para minimizar as chances de comermos em excesso.
#1 Abastece-te de alimentos proteicos e legumes
Devido ao poder saciante que os alimentos ricos em proteína nos oferecem, tais como o frango, peru, peixe, carnes vermelhas e ovos, vamos de uma forma fácil estar a prevenir ataques a outros alimentos devido à satisfação que estes alimentos nos oferecem.
A adição de legumes vai ajudar a saciar ainda mais.
✓ Desta forma não teremos grande necessidade de colocar alimentos de lado, como as sobremesas, simplesmente porque vamos ficar saciados e sem vontade para comer mais.
#2 Experimenta o jejum intermitente
Há bastantes abordagens ao jejum intermitente, por isso vamos dar-vos um exemplo.
Esta forma de jejum intermitente passa por estar 14 a 16 horas por dia em jejum, oferecendo uma janela de 8 a 10 horas para fazer a alimentação (por duas a três grandes refeições).
É também uma forma fácil de contornar saídas e eventos que envolvam muitos açúcares e outros alimentos menos adequados.
Com este protocolo será difícil ingerirmos mais calorias do que aquelas que devemos, a não ser que comamos tudo aquilo que vemos.
#3 Consome o teu glicogénio muscular
Além de aumentar a queima de gordura, a depleção de glicogénio antes de uma refeição vai aumentar a probabilidade dos hidratos ingeridos serem armazenados como glicogénio, em vez de serem utilizados como energia (podendo ser facilmente acumulados na forma de gordura).
Podes optar por fazer um treino de musculação ou um treino de cardio. Ambos vão consumir o teu glicogénio.
#4 Aprende truques na cozinha
Há muita coisa que podes fazer na cozinha para satisfazeres o teu paladar. Desde cozinhares os teus pratos de forma alternativa (não precisas de cozinhar tudo na grelha sem sal e temperos). Salteia, assa, usa vegetais, e temperos.
Aprende a fazer sobremesas e doces baixos em calorias com ingredientes alternativos. Tens adoçantes para substituíres os açúcares e evitares assim as calorias, tens farinhas com baixo IG como a aveia, o teff ou trigo sarraceno.
Conclusão
Combina estas dicas, e vais ver que irás facilitar imenso o teu dia a dia e a perda de gordura.