O consumo de legumes é essencial em qualquer dieta, não havendo dúvidas em relação a isso.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda quatro a cinco porções por dia.
De entre as inúmeras vantagens, temos como principais:
√ riqueza em vitaminas, sais minerais e fibras
√ protegem o organismo contra inúmeras patologias
√ fortalecem as defesas do organismo contra patogénios
√ fontes de vitamina C
√ potenciais propriedades no combate aos radicais livres
√ dão cor aos nossos pratos
Os legumes frescos têm mais qualidade que os congelados?
Hoje em dia, é vulgar que as pessoas valorizem mais os legumes frescos, que os enalteçam como sendo mais saudáveis, o que de facto não é verdade.
Os legumes frescos são saudáveis quando nos fornecem 100% das suas propriedades, o que não acontece se os comprarmos no supermercado, mas pode acontecer se os consumirmos imediatamente após a colheita.
De facto, a maioria das pessoas não tem essa possibilidade. O que nos leva ao cerne da questão, que reside no facto do quão frescos são os legumes que encontramos e em que condições são considerados frescos?
Se pensarmos que os legumes provavelmente foram colhidos uns dias antes de chegarem às lojas e que as condições e o tempo de transporte até ao supermercado podem não ser as melhores.... qual será o estado dos legumes quando chegam às lojas ou supermercados?
Provavelmente já sofreram uma perda significativa de nutrientes. E quais são as condições de manutenção quando estão nos supermercados? São sempre pontos que fogem ao controlo do consumidor e difíceis de contornar.
O recomendado é que as pessoas consumam alimentos frescos, recém-colhidos. Quando o acesso a estes produtos não é possível ou está condicionado surgem os legumes congelados.
Qual é o valor nutricional dos legumes congelados?
Recentemente, um estudo realizado pela Universidade da Georgia, mostrou que os legumes congelados têm muitas vezes mais propriedades que os legumes frescos, já que o congelamento é uma barreira protetora.
Não há nada que nos diga que os brócolos frescos são mais saudáveis que uns brócolos congelados ou que uma cenoura fresca é mais saudável que uma cenoura congelada.
Obviamente que, qualquer processamento leva a uma alteração do produto, nomeadamente as propriedades ditas organoléticas (cor, sabor, cheiro e textura).
No entanto são perdas mínimas, se o processo for feito adequadamente. Aliás, também segundo as últimas investigações, os legumes congelados fornecem a mesma quantidade de nutrientes e os mesmos benefícios para o organismo que os legumes frescos.
Isto porque os legumes congelados são alimentos frescos congelados no auge da sua maturação.
A partir daí, são sujeitos ao processo de branqueamento, que consiste em branquear ou escaldar.
Ou seja, é o processo através do qual o legume é imerso em água a ferver com o intuito de limpeza e remoção de possíveis bactérias e outros microrganismos que possam estar nos legumes.
No final deste processo, inicia-se o congelamento, conseguindo assim, devido ao frio, preservar a quase totalidade das suas propriedades originais.
Todo o processo que leva à congelação dos legumes deve ser considerado, já que, atualmente, com o controlo da qualidade exigido pelas entidades reguladoras, todos os critérios são minuciosamente cumpridos.
Desde a sua seleção criteriosa à cuidada preparação para congelar e embalar, o que permite manter grande parte das propriedades nutricionais, não há alteração dos seus benefícios.
O ultra congelamento é uma opção saudável?
Segundo a Autoridade Europeia de segurança alimentar esta é a técnica ideal.
Como se processa:
√ Inicia-se com a colheita dos legumes no seu ponto certo de maturação
√ Mergulham-se os legumes rapidamente em água a ferver e são congelados em tempo record.
√ Permite que os microrganismos potencialmente nocivos sejam mortos, aumentando o potencial do legume e mantendo 100% das suas propriedades nutricionais.
Os legumes frescos podem ser congelados?
Por outro lado, o congelamento dos legumes também pode ser feito por nós, tornando-se numa ótima alternativa para manter uma alimentação fácil e saudável.
Podemos branquear uma grande quantidade de legumes e colocar no congelador, para que possamos retirar sempre que necessitamos.
O processo de congelamento dos legumes, sempre que seja feito de forma correta, permite preservar todos os nutrientes e todo o sabor, o que nem sempre conseguimos, devido à preparação ou congelação.
No entanto, mantém-se uma alternativa viável para aumentar a durabilidade dos legumes.
Como se acondiciona e prepara os vegetais congelados?
Os vegetais congelados também podem perder as suas propriedades se não forem devidamente cuidados.
Para isso, torna-se importante a manutenção da correta refrigeração
Colocando-os no congelador imediatamente após a compra, ou o branqueamento, e respeitando o prazo de validade inscrito na embalagem, ou o prazo de 10 meses, se por acaso o processo for feito por nós.
Para além disso, um ponto onde existem bastantes falhas é o descongelamento. Os vegetais congelados não devem ser descongelados, devem sim, ser colocados diretamente em água a ferver.
Também devemos estar atentos à embalagem, ao seu estado.
Se, por acaso, a embalagem tiver pedaços de gelo ou estiver molhada (quando são de cartão) a mesma deve ser rejeitada, porque muito provavelmente a cadeia de congelação já foi quebrada.
Obviamente que nem sempre temos capacidade de avaliar estas condições num supermercado, até pela própria estética da embalagem, mas, regra geral, não é difícil identificar.
É saudável consumir legumes congelados?
Os legumes congelados, desde que submetidos a um correto processo de congelação, são tão ou mais saudáveis do que os frescos ou naturais, já que, os melhores legumes para se comer são os que foram recém-cortados.
Contudo, na impossibilidade de termos esta vantagem, entre os legumes que encontramos no supermercado e os legumes congelados, ou os que congelamos, sem dúvida que optamos pelos últimos, que têm um valor nutritivo muito superior.
Sem existência de quebras na cadeia de congelação, nutricionalmente não existem diferenças consideráveis entre os legumes frescos e os legumes congelados.
http://www.frozenfoodfacts.org/assets-foundation/misc/images/JFCA%20Frozen%20Food%202017.pdf